Olá, pessoal! Hoje o nosso plano de aula é sobre o Dia da Assunção de Nossa Senhora. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia da Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto

O dia da Assunção de Nossa Senhora traz para a sala de aula a oportunidade de trabalhar religiosidade e personagens importantes dentro da religião católica.

Uma vez que o mês de agosto traz a temática religiosa bem marcada por diversos santos, sugerimos a criação da série “Os Santos de Agosto”. Nesta série os alunos serão apresentados a diversos santos com datas comemorativas neste mês, com atividades correlatas e complementares.

No dia da Assunção de Nossa Senhora os alunos desenvolverão habilidades manuais, de produção textual, pesquisa e identidade religiosa. As disciplinas de português, religião e história serão beneficiadas nesta data.

O dia da Assunção de Nossa Senhora traz para a sala de aula a oportunidade de trabalhar religiosidade e personagens importantes dentro da religião católica. Uma vez que o mês de agosto traz a temática religiosa bem marcada por diversos santos, sugerimos a criação da série “Os Santos de Agosto”. Nesta série os alunos serão apresentados a diversos santos com datas comemorativas neste mês, com atividades correlatas e complementares.

No dia da Assunção de Nossa Senhora os alunos desenvolverão habilidades manuais, de produção textual, pesquisa e identidade religiosa. As disciplinas de português, religião e história serão beneficiadas nesta data.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor irá apresentar a séria “Os Santos de Agosto”, contando que neste mês comemoramos diferentes santos da Igreja Católica. Com um cartaz escrito a palavra “Nossa Senhora”, o professor irá perguntar o que alunos sabem sobre esta figura católica. Todas as opiniões serão relevantes e o tema religião sempre será abordado com cautela, uma vez que nem todos os alunos possuem a mesma crença.

A conversa descontraída deverá ser conduzida até se chegar na assunção de Nossa Senhora. Se este tema não surgir anteriormente, o professor poderá auxiliar com sugestões. Em seguida, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema abordará a data que se comemora este feito.

Atividade de Leitura

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre assunção de Nossa Senhora.

O professor poderá auxiliar na pesquisa e ajudar na interpretação de textos mais complexos. Após a leitura, os alunos se reunirão em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um parágrafo sobre a vida e história de Nossa Senhora com as próprias palavras.

O professor direcionará qual parte cada grupo deve abordar (exemplo: infância, religião, contato com Deus, nascimento de Jesus, crucificação de Jesus, dentre outros). Ao final desta produção textual, os alunos irão fixar em um cartaz as partes do texto na ordem indicada.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar a vida de Nossa Senhora e a sua assunção aos céus, em um breve teatro.

Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.

Os alunos também receberão uma folha com o desenho de Nossa Senhora nos céus para a atividade artística e de pintura. Ao final, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste ebook.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here