Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Dia da Consciência Negra – Material de Apoio para o Ensino Médio

Material de poio para Trabalhar o Dia da Consciência Negra no Ensino Médio

O dia da consciência negra é uma data importante para relembrar a luta histórica por igualdade étnica. Se tratando do ensino médio, o professor pode e deve estimular a análise crítica em seus alunos. É uma faixa etária que está propícia ao questionamento e isso se faz importante para o seu desenvolvimento, podendo e devendo ser estimulado por meio das diversas disciplinas, não se limitando apenas à filosofia. Portanto, o dia da consciência negra carrega consigo séculos de história que precisam ser compreendida e debatida por nossos jovens.
Black_Conscience_Day_by_Latuff2
Para abordar o tema da melhor maneira possível, este artigo conta com diversos materiais de apoio, sendo que a maioria deles pode ser baixado, todos de maneira gratuita.

Grandes personalidades da cultura afro-brasileira

personalidade negras

O Museu Afrobrasil possui muitas informações úteis a respeito da cultura afro-brasileira e você professor tem em mãos ainda mais conhecimento aplicável em sala de aula. No site poderá ter acesso a fotos e biografias de grandes ícones da cultura afrodescendente.

http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/

Vídeo: Museu Afrobrasil – Trabalho e escravidão

Museu Afrobrasil

Esse vídeo é interessante porque em poucos minutos informa de modo didático sobre a cultura afro-brasileira e africana. Também fala sobre as confusões que normalmente as pessoas fazem, como por exemplo, falar da África como se fosse um país, sendo que ela é um continente com diversos povos e culturas que divergem entre si.

O vídeo pode ser baixado através do site Keepvid (http://keepvid.com/), basta inserir a URL do vídeo e escolher o formato desejado.

https://www.youtube.com/watch?v=vwIKjB_0FoA

Cartilha: Mercado de Trabalho e Igualdade Racial

Mercado de Trabalho e Igualdade Racial

Nada mais é do que uma cartilha da CUT que está disponível para download. Ela trata sobre a luta pela igualdade racial no mercado do trabalho e discute acerca do preconceito e da discriminação. É um material interessante para o professor baixar e obter conteúdo extra sobre o tema, o que lhe possibilita novas abordagens a respeito do dia da consciência negra e, respectivamente, por meio do mesmo pode-se criar atividades e planos de aula com maior facilidade.

Por se tratar de um material recente, possibilita uma abordagem contemporânea e precisa; que pode ser percebida facilmente na sociedade brasileira atual.

http://cut.org.br/acao/cartilha-mercado-de-trabalho-e-igualdade-racial-cd71/

Músicas da cultura afro-brasileira

Músicas da cultura afro-brasileira

O professor pode contar com várias músicas da cultura afrodescendente, e isso é enriquecedor, uma vez que a música faz parte da cultura intrínseca de um povo. Isso acontece em todos os cantos do globo, e cada cultura tem suas músicas e cânticos. Nas playlists dos respectivos músicos dos links abaixo você encontrará diversas canções que podem ser baixadas e utilizadas como material de apoio em suas aulas.

http://palcomp3.com/quilombolas/
http://palcomp3.com/tambordomatcao/

“10 Imagens sobre a escravidão no Brasil com mais de 150 anos”

imagem escravidão

O professor pode discutir com seus alunos acerca dessas imagens, pois é possível salvá-las em seu computador e depois apresenta-las em sala de aula. Com o pacote de imagens do link fornecido é possível realizar discussões em sala sobre o que pode ser extraído através das fotografias, ou propor uma redação acerca do que pode ser constatado a partir das imagens, variando na quantidade de linhas e de tempo para execução conforme desejado.

Essas fotografias contam com a descrição da ocasião em que foram. Imagens normalmente têm um grande poder de comunicação, sendo um reflexo direto e fatídico de uma realidade. E tal realidade é captada numa fração de segundos por nossos olhos.

Já ouviu aquela frase que diz “uma imagem vale mais que mil palavras?”. Em alguns casos, sim. Fotografias tem o poder de chocar, cativar, e em outras palavras, demonstrar de maneira artística ou mesmo nua e crua uma realidade social. A grande notícia é que essas fotografias podem ser baixadas e mostradas em sala de aula, acrescentando material para as atividades a serem desenvolvidas. Confira:

http://www.historiailustrada.com.br/2014/04/raras-fotografias-escravos-brasileiros.html

Imagens de diversas fotografias e gravuras, inclusive com um jornal com a capa “Brasil Livre: Extinção da Escravidão”

É um ótimo banco de imagens, contando com fotografias e gravuras raras que refletem a triste realidade histórica do período de escravidão.

http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2009/08/escravos.html

Fotografias em homenagem a Zumbi dos Palmares

O site brasiliana fotográfica contem um rico acervo de fotografias especiais para a comemoração do dia da consciência negra.

http://brasilianafotografica.bn.br/?p=3578

MAE: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP)

MAE - Museu de Arqueologia

O site possui um pequeno acervo online com diversas fotografias com boa resolução, trazendo belas imagens da etnologia africana e afro-brasileira. Seguem os respectivos endereços:

http://www.nptbr.mae.usp.br/acervo/etnologia-africana-e-afro-brasileira/
http://www.nptbr.mae.usp.br/acervo/etnologia-brasileira/

Agradecimentos

Com isso acabamos mais um post aqui no Demonstre dedicado a materiais de apoio sobre o Dia da Consciência Negra. Neste caso trabalhamos pontualmente o Ensino médio e materiais que permitam uma discussão mais rica e aprofundada.

Se você gostou, por favor comente, compartilhe e divulgue! 😀

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Comments

3 Comments
  1. posted by
    Juh
    jan 3, 2016 Reply

    Muito bom, uma variedade de material de pesquisa para despertar a atenção do aluno e ter uma boa aula. Informações visuais são muito estimulantes, uma boa imagem dispensas descrições e toca as pessoas.

  2. posted by
    Marjorie
    jan 3, 2016 Reply

    Estudar a escravidão no Brasil e a historia dos negros é resgatar a memória de um povo e contribuir para a este encontre o eu lugar na sociedade.

  3. posted by
    Marjorie
    jan 3, 2016 Reply

    Estudar a escravidão no Brasil e a historia dos negros é resgatar a memória de um povo e contribuir para a este encontre o seu lugar na sociedade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *