0 Shares 385 Views

Dia da Consciência Negra – Material de Apoio do Fundamental I

Bellini Bellini
Nov 09, 2016
385 Views

Material de apoio sobre o dia da Consciência Negra para o Ensino Fundamental I

O dia da consciência negra é uma data para refletir as condições de vida desumanas as quais os povos africanos e afro-brasileiros foram submetidos. Todavia, para os alunos do ensino fundamental I deve se focar numa vertente mais leve, de maneira a estimular os jogos e brincadeiras dos respectivos povos. Neste post selecionei alguns materiais dispostos na internet e que servem tanto para pesquisa docente, quanto para discente. Espero que goste!

Consciência negra no ensino fundamental

Material de Apoio Sobre o Dia da Consciência Negra

A Cor da Cultura

A cor da cultura

 

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

Endereço do site com vários materiais para download gratuito (cadernos para o professor e músicas):http://www.acordacultura.org.br/kit

Brinquedos e brincadeiras de crianças africanas

escravos de jó

Uma apresentação de slides que pode ser baixada gratuitamente e mostra a realidade das crianças africanas, como são seus costumes e brincadeiras. É interessante mostrar ao aluno, pois ilustra diferentes crianças com condições de vida contrastantes.

http://pt.slideshare.net/perseusilva/brinquedos-e-brincadeiras-de-crianas-africanas

Influência africana nos jogos e brincadeiras

Apresenta uma abordagem diferente e vislumbra mostrar ao professor e aluno que o dia da consciência negra e a cultura afro-brasileira não devem ser debatidos e estudados apenas por causa de uma lei federal, e sim, porque essa cultura há muito tempo faz parte da cultura nacional. O plano abrange também os indígenas e questões de cidadania em geral, contando com links várias aulas e brincadeiras.

http://www.professorjunioronline.com/2012/11/jogos-brincadeiras-africanos.html

Atividades e desenhos para colorir

Nos endereços fornecidos o professor poderá baixar as imagens dos respectivos sites e aplicar em sala de aula. É uma maneira muito bem vinda para entreter e pregar o respeito e a igualdade ao mesmo tempo.

Projeto de conscientização

No site expõe-se a importância do dia da consciência negra e nele há vídeos em homenagem a data, assim como algumas atividades lúdicas.

http://cantinhodosaber.com.br/category/dia-da-consciencia-negra/

Agradecimento!

A rede é imensa e pesquisando no google existem milhares de espaços. Estes foram os melhores que encontrei até o momento, mas sinta-se livre para indicar mais material de apoio para os professores do ensino fundamental I trabalhem o dia da consciência Negra em suas aulas.

​Obrigado e até a próxima!! 😀

You may be interested

Dia da Navegação – Plano de Aula
Datas Comemorativas
10 views
Datas Comemorativas
10 views

Dia da Navegação – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 26, 2017

Olá, hoje nosso tema é o Dia da Navegação, confira o nosso plano de aula. Boa leitura! 30 de setembro – Dia da Navegação - Plano de…

Dia Mundial do Petróleo – Plano de Aula
Datas Comemorativas
27 views
Datas Comemorativas
27 views

Dia Mundial do Petróleo – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 25, 2017

Olá queridos, hoje vamos falar sobre o Dia Mundial do Petróleo. Confira nosso plano de aula e tenha uma boa leitura! 29 de setembro – Dia Mundial…

Dia Mundial do Turismo – Plano de Aula
Datas Comemorativas
36 views
Datas Comemorativas
36 views

Dia Mundial do Turismo – Plano de Aula

Felipo Bellini - Sep 24, 2017

Olá meus queridos, hoje o nosso tema é o Dia Mundial do Turismo. Boa leitura! 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo - Plano de aula…

Leave a Reply