Oi, gente! Tudo bem? O tema da vez é o dia da Consciência negra. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

20 de novembro – Dia da Consciência Negra – Plano de aula

O dia da Consciência Negra tem grande relevância no cenário histórico e cultural do nosso país e no movimento negro brasileiro. Nesta data, no ano de 1695, morreu Zumbi dos Palmares líder da resistência contra a escravidão no conhecido Quilombo dos Palmares. Assim, esta data traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura negra no Brasil. Nesta atividade, abordaremos a escravidão, o tráfico de africanos e os impactos sociais do dia da Consciência Negra na história brasileira.

dia da Consciência Negra

Nesta atividade, o aluno desenvolverá a construção de uma identidade cultural e histórica. Professores das disciplinas de português, história, artes, línguas e pedagogos poderão utilizar esta atividade em sala de aula.

Brainstorm sobre o dia da Consciência negra

Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro negro “Dia da Consciência Negra”. Em uma discussão descontraída o professor irá apresentar a data de hoje, pedindo que os alunos expressem tudo o que sabem sobre a consciência negra e o movimento e cultura negra no Brasil naquela época e nos dias atuais.

Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca da escravidão no Brasil e irá apresentar a lei que definiu esta data comemorativa: a Lei Nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

dia da Consciência Negra

Atividade de Leitura sobre o dia da Consciência negra

Na atividade de aprendizagem propomos uma pesquisa online e na biblioteca da escola sobre aspectos da escravidão no Brasil. Sugerimos a leitura na íntegra da Lei 12.519/2011 que estabelece esta data comemorativa. O professor de história poderá utilizar esta atividade para passar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.

Em seguida, os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre Zumbi dos Palmares e a criação do dia da Consciência negra. Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem uma obra de arte com referências africanas.

dia da Consciência Negra

Produção Textual sobre o dia da Consciência negra

Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em primeira pessoa, como se cada aluno fosse o Zumbi dos Palmares, contando suas percepções acerca da escravidão e as lutas daquela época. Ao final cada aluno deverá criar e colorir uma imagem que exemplifique o seu texto.

Adicionalmente, as histórias poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.

dia da Consciência Negra

Feedback sobre o dia da Consciência Negra

Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste e-book. Além disso, os alunos serão convidados a lerem sua história para a turma, contando a sua percepção acerca do impacto social da escravidão no Brasil. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here