0 Shares 774 Views 1 Comments

Dia da escola – ideias geniais para melhorar sua escola

Bellini Bellini
mar 15, 2016
774 Views 1

Dia da Escola: 10 ideias geniais para melhorar a sua escola

A escola é um ambiente físico e social no qual passamos boa parte de nossas vidas. Já o professor passará tempo indeterminado nestas instalações; um tanto como aluno e outra grande parte como docente, lecionando e ensinando crianças e jovens as mais variadas disciplinas. Os meios aos quais nos instalamos possuem influência direta sobre nosso comportamento e qualidade de vida.
dia da escola
Essa reflexão é propícia para a comemoração do Dia da Escola, que ocorre no dia 10 de março. Sabendo dessa importância, você pode iniciar um processo que mudará para melhor a sua escola como um todo. Que tal começarmos uma grande corrente? Um aperfeiçoamento aqui, outro ali, na sua escola, na escola de outros colegas de profissão e assim por diante. Aos poucos poderemos ter escolas melhores de modo geral e isso é bom para todos, inclusive para você!

Ajudaremos com 10 grandes ideias, sendo que você pode aplica-las em sua escola à medida do possível. Talvez isso te inspire a modificá-las ou a criar novas. Vamos lá?

Implante uma política de cuidado e higiene para com as instalações físicas

Conscientização é a palavra de ordem. Quando o assunto é limpeza, organização e manutenção das portas, carteiras, cadeiras e afins, deve-se estimular o diálogo e proporcionar aos alunos a consciência do quão é importante manter as instalações físicas da escola todas limpas e íntegras.

Isso se faz possível por meio da criação de um plano de estratégico que poderá ser criado e utilizado com princípios básicos da administração:

Planejamento: Na fase inicial, enumere as justificativas do projeto, seus objetivos, quais serão as ferramentas usadas para chegar até as metas propostas; quem serão os responsáveis pelo projeto, que tipo de comunicação será realizado tanto entre os docentes participantes quanto para com os alunos e por fim organize por escrito a delegação de tarefas.

Organização: Chegou a hora de preparar todo o pessoal. Verifique se cada um está munido das informações e materiais necessários e se os participantes compreendem ao certo quais são as suas verdadeiras funções para o andamento do projeto.

Execução: agora é o momento no qual tudo é colocado em prática. Com base no que foi planejado anteriormente, os participantes devem iniciar a conscientização e realizar as limpezas, organização de mobiliário, concertos necessários e outras atividades que foram elencadas nos objetivos iniciais. Contar com o apoio dos alunos tanto na realização das tarefas quanto no processo de manutenção é essencial.

Controle: após toda a execução do projeto, cabe a todos zelar pelo patrimônio escolar, sendo que conforme haja a necessidade de novas reformas ou ações proativas, as mesmas podem e deverão ser realizadas. O próprio desenvolvimento do projeto já conscientizará o pessoal, facilitando as ações de controle e mudanças futuras.

Realize parcerias com organizações privadas e públicas

Essa medida pode ser adotada inclusive em conjunto com a ideia anterior! Você pode buscar apoio de organizações da sociedade civil, com empresas e órgãos públicos no que tange à reformas, implementação de projetos, atividades recreativas diferenciadas, entre muitas outras coisas.

Tudo depende da disponibilidade dos grupos, das atividades pretendidas e do diálogo entre as partes.

Integre escola e comunidade

Se você deseja melhorar a escola e tê-la como referência no que diz respeito à integração e sinergia com a comunidade é vital que haja diálogo, respeito e incentivos para que isso ocorra. É preciso convidar os moradores e pais dos alunos a participar da vida escolar. Todavia, para que se obtenha sucesso nessa jornada é preciso fazer com que o ambiente seja atrativo para eles, senão não haverá sentido na proposta.

E como fazer isso acontecer?

Precisamos nos comunicar no mesmo nível do público, ou seja; temos três opções e todas devem ser utilizadas. A primeira é a comunicação voltada para o público infantil, e, certamente, você já o faz com maestria. Sabemos que o que atrai as crianças é a diversão, o lúdico. Já os adultos e particularmente a comunidade possuem naturalmente visões diferentes.

Que tal montar oficinas paralelas? Isto é, levar familiares e crianças na escola e proporcionar a ambos atividades específicas. Pode ser artesanato, tal como a confecção de utensílios domésticos. Cursos livres sobre educação financeira, por exemplo, simples e prático e que ajude a dona de casa e seu marido a gerenciarem suas despesas da melhor forma possível. Tudo isso enquanto as crianças contam com atividades específicas para elas. Isso os aproximará da escola e futuramente trazê-los para ações em conjunto com a escola será muito mais fácil, uma vez que estejam acostumados ao ambiente escolar e gostem de frequentá-lo e o admirem.

Em terceiro lugar, há a comunicação que atinge a ambos, tal como gincanas entre pais e filhos, sessões de cinema e outras atividades. Essas foram apenas algumas sugestões, mas, as possibilidades são diversas.

Combata a evasão escolar

Essa é uma triste realidade em muitas escolas brasileiras. A evasão rouba as crianças do ambiente escolar e pode colocá-las em situações precárias, sendo que em alguns casos até perigosas. Combatê-la deve ser um ponto forte na sua escola.

Para melhorar os índices de frequência de sua escola é preciso concentrar esforços para o controle rígido e preciso da frequência dos alunos e dialogar com os pais, dizendo-lhes a importância da permanência no ambiente escolar para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Isso é para o próprio bem dos alunos, então, atentar-se a este fato e usar essa justificativa para com os pais é válido.

Busque um clima organizacional agradável

O clima organizacional é um ingrediente indispensável para o sucesso de qualquer organização, seja ela uma empresa, um órgão governamental administrativo ou mesmo uma escola. Não há diferenças no que tange à sua importância. Sabemos que picuinhas existem, que grupos com ideias divergentes e as famosas “panelinhas” podem formar-se. Porém, se você começar a refletir não é difícil perceber que tais fatores são extremamente prejudiciais para a escola como um todo e sua respectiva evolução.

As diferenças devem ser respeitadas. Como humanos, não precisa-los crer em tudo ou em todos, mas, devemos respeitar e buscar compreender os nossos semelhantes. Além do mais, quão melhor é trabalhar em um ambiente tranquilo no qual é possível contar uns com os outros? Isso facilita a execução de ações afirmativas que melhorarão a própria escola!

Por isso, é importante buscar a harmonia no clima organizacional e a direção da escola deve ser muito clara e transparente para com todos os profissionais, além de ágil na resolução de eventuais problemas e conflitos internos.

Motive todos os profissionais da escola

Além do clima organizacional também é preciso haver motivação de todos os profissionais para com o cumprimento do papel individual, coletivo e organizacional. E como se faz isso? Respeitando-os, valorizando-os e oferecendo recompensas para os mesmos. Sabemos que nem todas as recompensas são de caráter financeiro. A mera alegria das crianças é capaz de motivar; além do elogio sincero, o reconhecimento pelo trabalho realizado, à valorização do ser humano e o trabalho em equipe aliado à honestidade para com toda a equipe sem distinção de funções também!

Sem mencionar nos resultados obtidos pelos avanços da escola. Todo profissional sentirá orgulho de trabalhar na sua escola, já que ela será uma referência!

Motive os alunos

Quanto mais carentes forem os alunos da sua escola, de maior apoio e motivação eles necessitarão. E isso é um papel que deve ser realizado por todos os agentes do ambiente educativo. Isso se faz incentivando os sonhos e mostrando-lhes que são capazes de pleitear um futuro digno e bem aventurado.

Não é algo para ser feito apenas no Dia da Escola. Isso tem de ser um “estilo de vida escolar”, uma prática cotidiana, um hábito rotineiro! Mostre-lhes quantas possibilidades existe mundo afora. Quantas carreiras lhe são possíveis, incentive-os a sonhar e a buscar por seus sonhos e os recompense verbalmente por seus méritos e lutas diárias. E tenha em mente que o resultado disso dá-se no longo prazo.

Incentive à leitura constantemente

Nós sabemos que ela é a ferramenta primordial para a busca do conhecimento e ampliação do horizonte intelectual. Se formos capazes de incentivar a leitura às crianças, as chances de que elas se tornem leitores assíduos quando adultos são imensas. No que se refere à esse tema, os cantinhos da leitura, oficinas do livro e demais ações afirmativas são fundamentais para estimular este importante hábito.

E tal hábito quando desenvolvido e estimulado pode ser passado até mesmo de filho para pai. Afinal, que pai não ficará orgulhoso ao ver o seu filho concentrado com um livro em mãos?

Busque implantar ações ecológicas em sua escola

Conscientização ambiental à respeito do ambiente escolar, dos espaços públicos e privados; a criação de hortas, hortas suspensas, mutirões de limpeza nas instalações da escola e o plantio de árvores nas redondezas são apenas algumas das ações que podem ser desenvolvidas pela sua escola.

A preservação do meio ambiente é uma moda que não pode passar! Você também pode contar com passeios e visitas a parques ecológicos, palestra de profissionais, tais como policiais e engenheiros florestais, além de biólogos e outros. Tudo isso contribuirá para a formação não somente de bons alunos, como também de bons cidadãos.

Realize diagnósticos regulares da situação escolar e busque novas melhorias

Para finalizar, é importante assegurar-se da manutenção da qualidade geral da sua escola. Isso se faz por meio de diagnósticos honestos e precisos da situação atual. Pode ser realizado bimestral, trimestral, semestral ou anualmente. O diagnóstico semestral é muito interessante, e nele assim como em qualquer tipo de período deve-se contar com a participação de todos, inclusive de funcionários que não são educadores.

Todos podem contribuir para melhorias de maneira geral a escola, seja na cantina, na biblioteca, na cozinha ou em qualquer outro setor. É imprescindível a direção estar atenta e receber as opiniões de todos. Poderão ser realizadas reuniões; memorandos, questionários, caixinhas de sugestões e qualquer outra opção viável e que venha a contribuir para com o diagnóstico.

É importante buscar novas melhorias, afinal, a evolução educacional é um processo constante.

You may be interested

Como estimular o aluno com deficiência?
Educação Especial
92 views
Educação Especial
92 views

Como estimular o aluno com deficiência?

Felipo Bellini - maio 29, 2017

Hoje vamos falar sobre como estimular o aluno com deficiência. Na verdade implementei um guia com 9 dicas diferenciadas para conseguir dos seus alunos o engajamento necessário. Lembro…

Por que realmente aprender Inglês?
Blogs para alunos
62 views
Blogs para alunos
62 views

Por que realmente aprender Inglês?

Renato Gomes - maio 28, 2017

Por que realmente aprender inglês? Por que não aprender a língua mais falada por todas as pessoas do mundo? Existem milhares de motivos para aprender uma língua…

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?
Dicas do Professor
41 views1
Dicas do Professor
41 views1

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?

Felipo Bellini - maio 28, 2017

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão? Cada dia recebo uma proposta de artigo mais desafiador, principalmente quando tenho que ir além dos meus horizontes…

Comentário

  1. Excelente pauta! O ambiente escolar é importantíssimo na vida de um indivíduo, pois é ali que a criança e o jovem abrirão os olhos para o mundo. Uma vez que esse ambiente terá uma grande influência na vida de um indivíduo, é fundamental que seja agradável e confortável. Gostei bastante das ideias de melhorias para a escola propostas no slide. Entre as ideias supracitadas para a melhoria da escola, acho todas ótimas, mas as essenciais são a busca de implementações de ações ecológicas, pois isso impulsionará o aluno a despertar sua consciência ambiental e ecológica; motivação do aluno e do profissional também são essenciais, e o mais importante é incentivo à leitura, algo que não poderá faltar no ambiente escolar.

    Reply

Deixe uma resposta