Independência do Brasil

Olá, hoje o assunto será a Independência do Brasil. Data importante, que deve ser trabalhada na escola. Boa leitura!

07 de setembro – Dia da Independência do Brasil – Plano de Aula

Seguindo a temática de patriotismo e história do Brasil, o dia a Independência do Brasil é uma excelente data para revigorar o espírito de orgulho nacional, relembrando o processo de emancipação do nosso país.

Independência do Brasil

Nesta data, elementos históricos e culturais do Brasil poderão ser trabalhados, com o desenvolvimento da identidade patriótica dos alunos, trabalho em equipe, desenvolvimento de escrita e criatividade. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física, artes e pedagogos.

Brainstorm Para o Dia da Independência do Brasil

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de uma aula uma bandeira do Brasil. Com os alunos organizados em um círculo e passando a bandeira para os alunos, o professor deverá estimular que a turma discuta sobre o tema Brasil, destacando os aspectos históricos e focando na independência do nosso país. Em seguida, o professor poderá introduzir a data comemorativa e explicar um pouco mais sobre o dia 7 de setembro. Os alunos estarão livres para questionamentos.

Atividade de Leitura Para o Dia da Independência do Brasil

Para a atividade sugerimos que os alunos realizem uma pesquisa nos livros textos de história ou online sobre a história da independência do Brasil. O professor de história poderá auxiliar nesta etapa.

Dia da Independência do Brasil

Além disso, sugerimos que os alunos busquem outras modalidades de estudo para a atividade de leitura, como a visualização de vídeos online, como este no seguinte link. Os achados mais importantes deverão ser anotados e o professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Produção Textual Para o  Dia da Independência do Brasil

Para a atividade de produção textual, cada grupo deverá compor um texto sobre a história independência do Brasil, com base nas informações coletadas na fase anterior. Em seguida, os alunos serão convidados a colorirem bandeiras do Brasil. Além disso, o professor poderá propor a organização de um cartaz grande, com o título “Independência do Brasil”, onde cada aluno poderá colocar a sua bandeira confeccionada. Frases, figuras e imagens do Brasil também poderão compor o cartaz. Ao final, o professor irá fixar o cartaz no mural da sala.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre a Independência do Brasil

Para a atividade de feedback, sugerimos uma apresentação de um teatro, relembrando a história da independência do Brasil. Os alunos poderão se dividir em grupos para organizar o teatro, tendo como base os textos produzidos na etapa anterior. Os alunos estarão livres para montar o cenário, o figurino, as falas e o tempo do teatro. O professor poderá auxiliar os alunos nesta fase. Os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta.
Ao final da apresentação, cada aluno poderá classificar a atividade com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Até breve!

1 COMMENT

  1. O dia da independência brasileira, 7 de setembro, marca uma importante data na história da nação brasileira. Ela marca o fim da dependência com Portugal, o que fez com que o Brasil se tornasse um Império independente. Vale a pena citar para os alunos que a proclamação da república só foi possível por conta da independência brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here