Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930). Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

03 de novembro – Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930) – Plano de aula

O dia Internacional da Instituição do Direito e Voto da Mulheres traz para a sala de aula uma grande discussão acerca do papel da mulher na nossa sociedade. A conquista do direito ao voto foi um grande marco na busca das mulheres por seus direitos, esta atividade traz a oportunidade de trazer uma reflexão para os alunos acerca dessa grande conquista feminina.

Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Através do gênero textual histórico, os alunos serão conduzidos para uma maior compreensão da temática abordada. Nesta atividade teremos a oportunidade de se trabalhar com história e ao mesmo tempo desenvolver produção textual. Poderá ser desenvolvida por professores e pedagogos nas disciplinas portuguesa e história, com participação ativa dos alunos.

Brainstorm sobre o dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Para a oficina de ideias o professor distribuirá para os alunos elementos visuais com imagens de diversas mulheres votando. Altas, baixas, gordas, magras, jovens, velhas, negras, indígenas, brancas, asiáticas, enfim, todas as mulheres deverão estar representadas nas figuras apresentadas aos alunos.

Em seguida, será perguntado à turma “Qual a importância do voto feminino?”. A respostas dos alunos irá nortear o professor acerca das discussões, análises e conhecimento que esta atividade deverá conter. O professor irá apresentar a data do dia, falando sobre o direito de voto da mulher. Os alunos serão direcionados pelo professor para uma discussão descontraída.

Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Atividade de Leitura sobre o dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

 

Para a atividade de leitura, será realizada a leitura ativa de textos sobre este fato histórico. Sob a supervisão do professor, os alunos deverão ler textos online sobre estes temas. Sugerimos a leitura de textos online como este disponível no link. A atividade de leitura será realizada em silêncio em um primeiro momento e em seguida, com participação dos alunos relatando o que entenderam dos textos.

Como ferramentas de pesquisa, os alunos estarão livres para utilizarem os computadores do laboratório de informática ou os próprios celulares. Além disso, o professor de história será convidado a abordar a história do voto da mulher no Brasil, através de livros textos sobre esse fato histórico.

Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Produção Textual sobre o dia Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Para a atividade de produção escrita, cada aluno irá escolher o aspecto que achar mais relevante no que se refere à história do direito de voto da mulher. Questões sobre machismo, diferença de posição da mulher na sociedade e valorização poderão ser abordados.

O professor poderá ajudar os alunos a delimitarem o seu tema principal e a desenvolverem o texto a partir disso. Assim que o tema for escolhido, os alunos deverão produzir um texto histórico contando sobre o direito do voto, com base no aspecto escolhido. Sugerimos a criação de um ambiente calmo e tranquilo que favoreça a concentração e o foco do aluno para esta produção textual.

Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Feedback sobre o dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher (1930)

Ao final da atividade, os alunos irão ler os seus textos. Elementos de todos os textos deverão ser reunidos e os alunos montarão um cartaz para fixar no mural da sala de aula para reforçar a ideia da igualdade da mulher na sociedade.

Como avaliação os alunos pregarão carinhas felizes ou tristes (ferramenta faces – ver no final deste e-book) no cartaz, ao mesmo tempo que contam o que aprenderam nesta atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here