Dia da Lei Eusébio Queirós – Plano de Aula

1
208
Dia da Lei Eusébio Queirós

Olá, hoje trago para vocês um plano de aula sobre o Dia da Lei Eusébio Queirós. Um tema  muito importante para despertar a reflexão da cultura do país. Boa leitura!

04 de setembro – Dia da Lei Eusébio Queirós – Plano de Aula

O dia da Lei Eusébio Queirós tem grande relevância no cenário histórico e cultural do nosso país, por estabelecer medidas para a repressão do trafico de africanos no Brasil Império. Assim, esta data traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura e a história brasileira.

Dia da Lei Eusébio Queirós

Nesta atividade, abordaremos a escravidão, o tráfico de africanos e os impactos sociais da abolição deste tráfico na história brasileira. Nesta atividade, o aluno desenvolverá a construção de uma identidade cultural e histórica. Professores das disciplinas de português, história, artes, línguas e pedagogos poderão utilizar esta atividade em sala de aula.

Brainstorm para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro negro uma lista de povos africanos que foram traficados para o Brasil, na época do Império. Ao apresentar o nome de cada um dos povos, o professor poderá distribuir entre os alunos fotos desses povos, estimulando o contado dos alunos com novas etnias. Aspectos da vida, cultura, história e localização geográfica destes povos deverão ser abordados de maneira descontraída.

Os alunos poderão discutir sobre cada etnia. Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca dos do tráfico de africanos para o Brasil e irá apresentar a lei que aboliu esta atividade: a Lei Eusébio Queirós.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Atividade de Leitura Para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Na atividade de aprendizagem propomos uma pesquisa online e na biblioteca da escola sobre aspectos da abolição do tráfico de africanos. Sugerimos a leitura na íntegra da Lei Nº 581 de 4 de setembro 1850. O professor de história poderá utilizar esta atividade para passar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.

 Dia da Lei Eusébio Queirós

Em seguida, os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre a arte e cultura negra, seus elementos e cores. Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem uma obra de arte com referências africanas.

Produção Textual para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em primeira pessoa, como se cada aluno fosse um africano traficado para o Brasil, contando suas percepções acerca da escravidão e da Lei Eusébio Queirós. Ao final cada aluno deverá criar e colorir uma imagem que exemplifique o seu texto.

Adicionalmente, as histórias poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.

Feedback para o final da sua aula sobre o Dia da Lei Eusébio Queirós

Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste e-book. Além disso, os alunos serão convidados a lerem sua história para a turma, contando a sua percepção acerca do impacto social da escravidão no Brasil. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.

Compartilhe o nosso plano de aula para o Dia da Lei Eusébio Queirós

Muito obrigado acompanhar até aqui. Até mais!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom texto. Entender a história do país é essencial para qualquer aluno e saber o contexto é mais importante ainda! A proibição do tráfico de escravos através da Lei Eusébio de Queiroz freou bruscamente a escravidão e botou o Brasil na linha de progresso do Direito. É importante mostrar a situação do africano nessa época e explicar o quão desumano era o tratamento de escravos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here