Dia da mentira – atividades divertidas e incríveis

0
1866

Dia da Mentira: cinco atividades diferenciadas

Não se espante se no dia primeiro de abril você receber uma notícia inacreditável, afinal, todos sabemos que se trata do dia da mentira o que não falta nesta datam são falsas histórias. Em alguns países este dia também é chamado de “o dia dos tolos”.

dia da mentira

Uma das explicações possíveis para a provável origem do dia da mentira está relacionada aos franceses. Na Europa, durante meados do século XVI o ano novo costumava ser festejado no dia 25 de março. Porém, no ano de 1564 o rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo fosse comemorado em 1 de janeiro. Entretanto, alguns dos franceses não aceitaram a mudança e continuaram comemorando o ano novo no dia primeiro de abril, o que passou a se tornar motivo de piada para a grande maioria dos franceses, que enviavam presentes estranhos para zombá-los e convites para eventos que nunca aconteciam.

Já introduzido ao breve resumo histórico, hoje nós iremos conhecer cinco atividades que podem ser desenvolvidas acerca dessa temática:

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Sessão pipoca com o filme O Mentiroso

Esse longa-metragem conta a história de um mentiroso patológico inescrupuloso que se vê forçado a ser totalmente sincero. Ele trás uma lição importante à respeito da necessidade de adotar um comportamento honesto e sincero. É uma bela e engraçada opção de atividade para desenvolver em sala de aula.

O Mentiroso filme

Sinopse: Fletcher Reede (Jim Carrey), um advogado, se vê em uma situação delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer tipo de mentira, mas se as pessoas falam uma mentira ou outra, para um advogado mentir faz parte do cotidiano. Fletcher não entende o que está acontecendo e se envolve em várias confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora (Jennifer Tilly) que tem que se passar por santa para tirar os bens do rico marido.

Leitura do livro As Aventuras de Pinóquio

Este é um clássico que pode ser abordado como tema central em uma aula, sendo a leitura deste livro indicada. Há a possibilidade de criar rodas da leitura onde o professor conta a história e mostra aos alunos as ilustrações. Opções de livros que contam as aventuras de Pinóquio não faltam. Há grandes chances de que haja alguma versão na biblioteca da sua escola.

Encenação teatral sobre a história do Pinóquio

Que tal realizar uma peça com seus alunos sobre o Pinóquio tratando da temática do Dia da Mentira? Certamente é uma atividade que envolve a classe e promove entretenimento. Além do mais, você poderá optar pelo uso de fantoches se ilho lhe for conveniente. O que vale é possibilitar a expressão artística das crianças enquanto elas se divertem e aprendem a importância da verdade em nossas vidas.

Conjunto de Atividades

Essa seleção de atividades proporciona ao professor a oportunidade de desenvolver de modo lúdico a consciência a respeito dos males que a mentira pode trazer para nossas vidas. Mais do que isso, ajuda de modo simples os alunos a entenderem a importância da verdade.

http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2013/03/projeto-mentir-e-feio-20-atividades.html

Seleção de Atividades adicionais

Mais um conjunto de atividades para que não lhe faltem opções de tarefas para o dia da mentira. As opções poderão ser baixadas e impressas de modo a serem utilizadas em sala de aula. Vale ressaltar que o diálogo do docente para com os alunos faz-se extremamente importante no que se refere à orientação proativa da valorização da honestidade e da ética.

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2013/04/projeto-e-feio-mentir-para-o-dia-da.html

Bem, caro professor. Essas foram às atividades selecionadas e que poderão ser utilizadas para o dia da mentira. Nada melhor do que comemorá-lo celebrando a verdade, não é mesmo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here