0 Shares 137 Views

Dia da mentira – atividades divertidas e incríveis

Bellini Bellini
abr 01, 2016
137 Views

Dia da Mentira: cinco atividades diferenciadas

Não se espante se no dia primeiro de abril você receber uma notícia inacreditável, afinal, todos sabemos que se trata do dia da mentira o que não falta nesta datam são falsas histórias. Em alguns países este dia também é chamado de “o dia dos tolos”.

dia da mentira

Uma das explicações possíveis para a provável origem do dia da mentira está relacionada aos franceses. Na Europa, durante meados do século XVI o ano novo costumava ser festejado no dia 25 de março. Porém, no ano de 1564 o rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo fosse comemorado em 1 de janeiro. Entretanto, alguns dos franceses não aceitaram a mudança e continuaram comemorando o ano novo no dia primeiro de abril, o que passou a se tornar motivo de piada para a grande maioria dos franceses, que enviavam presentes estranhos para zombá-los e convites para eventos que nunca aconteciam.

Já introduzido ao breve resumo histórico, hoje nós iremos conhecer cinco atividades que podem ser desenvolvidas acerca dessa temática:

Sessão pipoca com o filme O Mentiroso

Esse longa-metragem conta a história de um mentiroso patológico inescrupuloso que se vê forçado a ser totalmente sincero. Ele trás uma lição importante à respeito da necessidade de adotar um comportamento honesto e sincero. É uma bela e engraçada opção de atividade para desenvolver em sala de aula.

O Mentiroso filme

Sinopse: Fletcher Reede (Jim Carrey), um advogado, se vê em uma situação delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer tipo de mentira, mas se as pessoas falam uma mentira ou outra, para um advogado mentir faz parte do cotidiano. Fletcher não entende o que está acontecendo e se envolve em várias confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora (Jennifer Tilly) que tem que se passar por santa para tirar os bens do rico marido.

Leitura do livro As Aventuras de Pinóquio

Este é um clássico que pode ser abordado como tema central em uma aula, sendo a leitura deste livro indicada. Há a possibilidade de criar rodas da leitura onde o professor conta a história e mostra aos alunos as ilustrações. Opções de livros que contam as aventuras de Pinóquio não faltam. Há grandes chances de que haja alguma versão na biblioteca da sua escola.

Encenação teatral sobre a história do Pinóquio

Que tal realizar uma peça com seus alunos sobre o Pinóquio tratando da temática do Dia da Mentira? Certamente é uma atividade que envolve a classe e promove entretenimento. Além do mais, você poderá optar pelo uso de fantoches se ilho lhe for conveniente. O que vale é possibilitar a expressão artística das crianças enquanto elas se divertem e aprendem a importância da verdade em nossas vidas.

Conjunto de Atividades

Essa seleção de atividades proporciona ao professor a oportunidade de desenvolver de modo lúdico a consciência a respeito dos males que a mentira pode trazer para nossas vidas. Mais do que isso, ajuda de modo simples os alunos a entenderem a importância da verdade.

http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/2013/03/projeto-mentir-e-feio-20-atividades.html

Seleção de Atividades adicionais

Mais um conjunto de atividades para que não lhe faltem opções de tarefas para o dia da mentira. As opções poderão ser baixadas e impressas de modo a serem utilizadas em sala de aula. Vale ressaltar que o diálogo do docente para com os alunos faz-se extremamente importante no que se refere à orientação proativa da valorização da honestidade e da ética.

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2013/04/projeto-e-feio-mentir-para-o-dia-da.html

Bem, caro professor. Essas foram às atividades selecionadas e que poderão ser utilizadas para o dia da mentira. Nada melhor do que comemorá-lo celebrando a verdade, não é mesmo?

You may be interested

Como estimular o aluno com deficiência?
Educação Especial
92 views
Educação Especial
92 views

Como estimular o aluno com deficiência?

Felipo Bellini - maio 29, 2017

Hoje vamos falar sobre como estimular o aluno com deficiência. Na verdade implementei um guia com 9 dicas diferenciadas para conseguir dos seus alunos o engajamento necessário. Lembro…

Por que realmente aprender Inglês?
Blogs para alunos
62 views
Blogs para alunos
62 views

Por que realmente aprender Inglês?

Renato Gomes - maio 28, 2017

Por que realmente aprender inglês? Por que não aprender a língua mais falada por todas as pessoas do mundo? Existem milhares de motivos para aprender uma língua…

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?
Dicas do Professor
42 views1
Dicas do Professor
42 views1

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?

Felipo Bellini - maio 28, 2017

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão? Cada dia recebo uma proposta de artigo mais desafiador, principalmente quando tenho que ir além dos meus horizontes…

Deixe uma resposta