Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Dia da mulher – Planos de Aula para o Ensino Fundamental I

Dia da mulher

Planos de Aula para o Ensino Fundamental I

Em 08 de março é comemorado o Dia  da Mulher, ou Dia Internacional da Mulher, uma data que nos leva a reflexões. Sabendo disso, nada melhor do que ensinar as crianças a valorizarem o papel da mulher na sociedade e promover ideias de igualdade enquanto ainda são pequenas, uma vez que tal ação é mais eficaz do que ter de lidar com futuros adultos que possam discriminar e coibir a mulher. Portanto, executar planos de aula com essa temática nessa fase é muito pertinente.

Dia da Mulher - Planos de Aula
Sendo assim, seguem os planos de aula:

O papel feminino

O papel feminino

Esse plano de aula tem como foco ensinar ao aluno como se deu a emancipação feminina em nosso país. Historicamente falando, as mulheres apesar de muitas vezes terem direitos negados, ainda assim desempenharam papéis importantes na sociedade. Todavia, por várias ocasiões foram esquecidas ou deixadas de lado por historiadores – em sua maioria homens.

Portanto, esse plano de aula possibilita a você professor (a) mostrar como era essa realidade, assim como deixar nítido o processo de reversão da ideia de inferioridade do gênero feminino – o que obviamente é uma falácia lógica, já que ambos possuímos o mesmo “processador”, que aliás; trata-se do mais potente desse planeta… O vulgo cérebro humano!

Das finalidades,

Propiciar a identificação das lutas que buscaram o reconhecimento da igualdade entre os gêneros. Entendimento do que mudou e do que ainda continua em prática com relação ao tratamento concebido a mulher. E por fim, ensinar aos alunos sobre os confrontos das mulheres brasileiras que lutaram por igualdade na década de 1920.

Materiais necessários: uso da lousa e giz/caneta para quadro.
Duração: de duas a quatro aulas, notícias e matérias sobre a mulher.

http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/historia-do-brasil-o-papel-feminino.htm

Projeto Dia Internacional da Mulher

woman-213723_960_720

Tem como objetivo a valorização da mulher e de suas conquistas ao longo da história. Esse plano é desenvolvido ao longo de cinco tarefas que proporcionarão aos alunos entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo, de modo a estimular a criatividade das crianças.

  • Inicialmente começa-se com um trabalho de pesquisa sobre uma mulher (pode ser familiar ou entes próximos) que deverá responder a um pequeno questionário.
  • A segunda tarefa é o desenvolvimento de um acróstico com a palavra “mulher”.
  • Na terceira tarefa os alunos devem desenvolver um poema sobre a mulher.
  • Agora você menciona a realização de uma pesquisa sobre a lei Maria da Penha, com o objetivo de que os alunos entendam a sua importância e porque ela foi criada.
  • Para finalizar há a criação de um texto sobre a mulher. Existe também a opção de confecção de cartões.

É interessante utilizar esse plano de aula, pois, ele mostra que o preconceito contra a mulher é histórico e que as mudanças e movimentos começaram a surgir à partir da Revolução Industrial, onde mulheres e crianças trabalhavam de maneira intermitente sob condições desumanas, e pior, a taxa de mortalidade era gigantesca, e a expectativa de vida muito baixa. Sem mencionar o fato de que as mulheres recebiam menos exercendo as mesmas funções que os homens – e a única razão pela qual recebiam menos era simplesmente por serem mulheres.

Materiais necessários: tesoura, papel para o formulário de pesquisa e confecção de cartões.
Duração: de duas a seis aulas.

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2014/03/sugestao-de-plano-de-aula-tema-dia.html

Mulheres guerreiras – Ensino Fundamental I

Feministas mulheres guerreiras

É um plano de aula diferenciado e que busca quebrar o paradigma do “sexo frágil”, mostrando aos alunos casos de mulheres que lutaram e ainda lutam, literalmente falando, para a defesa de seus países e ideais. Na maior parte do tempo nós não prestamos atenção nesses fatos, porque o Brasil é uma nação em que o serviço militar não é obrigatório para as mulheres – e isso tende a gerar a equívoca ideia de que elas não são capazes de lutarem em um confronto armado em nível de guerra assim como um homem luta. Todavia, trata-se de uma falácia, já que olhando para exemplos internacionais percebemos países que utilizam mulheres das suas forças armadas em fronts de guerra.

Passo-a-passo:

  • Primeiramente, inicie a aula perguntando se eles conhecem alguma mulher que foi uma guerreira e/ou lutou por seu país ou alguma outra causa.
  • Em seguida, diga que por mais que em muitos países atualmente as mulheres não participem ativamente de confrontos militares, existem algumas exceções, entre elas as mulheres do exército de Israel.
  • Nesse momento passe para a turma de forma resumida essa notícia (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2015/07/27/mulheres-se-tornam-cada-vez-mais-presentes-no-exercito-de-israel.htm), que claramente nos mostra a importância do papel das mulheres na luta contra o terrorismo e defesa da nação israelense. Há a opção de imprimir em certa quantidade e distribuir, utilizar a lousa ou explicar oralmente – ficando ao seu critério escolher qual é a melhor opção para você.
  • O exército dos Estados Unidos recruta mulheres, mas, recentemente ocorreu um avanço ainda maior nesse sentido: pela primeira vez na história mulheres participarão de um grupo de elite de seu exército. Elas enfrentaram treinamentos por 62 dois dias na unidade dos RANGERS, na qual comumente os candidatos passam mal, desmaiam, vomitam ou adoecem devido às condições as quais são submetidos física e psicologicamente. Você pode resumir a notícia para os anos iniciais do ensino fundamental I.

    http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/pela-primeira-vez-na-historia-duas-mulheres-concluem-o-curso-do-grupo-de-elite-do-exercito-americano/

  • Nesse momento pergunte para as meninas o que elas acham da notícia, se alguma delas já sonhou em ser militar (seja na polícia ou no exército) e como elas se sentem sabendo que mulheres podem ser tão guerreiras quanto os homens. Também pergunte o que os garotos pensam. Dialogue com a classe no geral e colha opiniões dos alunos, prestando atenção na participação.
  • Para avaliação, solicite a realização de uma redação sobre a importância da contribuição das mulheres para a sociedade em todas as esferas, e como nós podemos acabar com a discriminação contra a mulher.
  • Finalize a atividade com a correção e notas das redações, observando a contundência dos argumentos apresentados com base no ano em que os alunos estejam cursando. Você pode comentar algumas das redações em sala de aula após as correções, ressaltando pontos de vista interessantes, de modo que o aluno que escreveu de maneira empática se sentirá estimulado a continuar pensando assim.

Materiais: utilização das notícias (impressão), folhas de almaço para a realização da redação.
Duração: de duas a quatro aulas.

Com os planos de aula apresentados você tem em mãos opções para estimular a igualdade de gêneros nessa fase crucial para os alunos, através de exemplos palpáveis do mundo atual. A mulher atravessou a história tendo importância em todas as esferas, e não seria diferente com a militar. Sexo frágil? Nem pensar!

Post Author
Felipo Bellini
Professor ligado no 220v e disposto a transformar o seu espaço em prol de seus alunos e comunidade.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *