O Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional – Plano de Aula

1
541
Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Olá, hoje nosso assunto será sobre o Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional. Conteúdo muito interessante a ser trabalhado. Boa leitura!

06 de setembro – Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional – Plano de Aula

O dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional é uma ótima oportunidade para abordar o patriotismo e a história do Brasil, chamando atenção para elementos históricos, lutas e conquistas do nosso país enquanto nação.

Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional
Nesta data, vamos trabalhar com a expressão histórica e cultural, a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, educação física, artes e pedagogos.

Brainstorm Para o Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Para esse brainstorm sugerimos que o professor escreva no quadro o termo HINO NACIONAL e distribua entre os alunos imagens de elementos do nosso país, como a bandeira do Brasil, a forma geográfica do nosso país, imagens de diferentes regiões, dentre outros.
Com os alunos organizados em um círculo e passando as imagens, o professor deve estimular que a turma discuta sobre o tema Brasil, chamando a atenção para o hino nacional e questionando os alunos sobre o que eles já aprenderam ou gostaria de aprender.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Atividade de Leitura Para o Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Para esta atividade sugerimos que os alunos escutem e leiam o hino nacional, encontrado neste link 1. Em sala de aula os alunos irão realizar uma leitura e cantar o hino. Em seguida, os alunos serão estimulados a pesquisarem em grupos sobre a história do hino nacional, quem o escreveu, o que ele representa e quais as lutas sociais fizerem surgir aquela letra.

Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional
Os achados mais importantes deverão ser anotados e o professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Produção Textual Para o Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Para a atividade de produção textual, cada grupo deverá compor um texto sobre a história do hino nacional, com base nas informações coletadas na fase anterior. Na sequência, cada grupo deverá criar um cartaz contando o hino com imagens, figuras e elementos gráficos.
Os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta. Ao final da atividade, os cartazes deverão ser colados no corredor da escola, em uma seção com o título “Hino Nacional”.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional

Para a atividade de feedback, cada grupo deverá apresentar para a turma o texto produzido. Os alunos poderão fazer perguntar e interagir livremente. Toda a turma também poderá visitar o corredor onde os cartazes foram colados, conversando sobre o tema.
Ao final das apresentações, cada aluno poderá classificar a atividade com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais.

Obrigado por acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Um forte abraço e até mais!

1 COMENTÁRIO

  1. Ouvir e compreender o hino nacional é uma ótima maneira de estimular os alunos a pensarem e criticarem o contexto histórico da época. Pesquisar quem o fez e por qual motivo fez são coisas que não são comuns no cotidiano na sala de aula. Aprender como foi criada a identidade nacional brasileira é ótimo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here