0 Shares 169 Views

Dia da Pizza – Plano de Aula

Bellini Bellini
jul 11, 2017
169 Views

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim! Hoje o tema abordado será o Dia da Pizza. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos respectivos links. Desde já lhe agradeço a visita e desejo uma boa leitura!

Dia da Pizza– 10 de julho

Nada melhor do que aquele cheirinho de pizza proveniente de um bom e velho forno a lenha, não é mesmo? Agora é hora de se preparar para o tão esperado Dia da Pizza, que no dia em 10 de julho.

Tal data é uma excelente oportunidade de trabalhar de maneira lúdica com seus alunos gêneros textuais, números e história. As disciplinas de Língua Portuguesa, História, Matemática e Artes poderão tirar proveito desta oportunidade. Já os alunos irão adquirir conhecimento histórico sobre a pizza, bem como melhorar sua escrita e desenvolver habilidades com números.

  Brainstorm de pizza

Para este brainstorm do dia da pizza faça um grande círculo em um papelão, cortando-o, posteriormente, em formato de fatias de pizza. O passo seguinte é dividir a classe em grupos bem distribuídos (a fim de evitar as famosas panelinhas).

Você deverá fazer perguntas sutis durante todo o processo a fim de verificar se alguém irá descobrir do que se trata o mistério. Alguns exemplos de perguntas:

  • Adivinhem, o que esta forma geográfica representa? (enquanto desenha e corta o círculo).
  • Pessoal, que objetos são estes? (Ao cortar as fatias).

É provável que ao cortar o papelão no formato de fatias de pizza algum aluno já acerte a charada. No momento que a palavra pizza surgir, o distribua um pedaço de papelão para cada grupo.

Cada equipe deverá escolher o sabor da sua fatia de pizza. Feito isso, os alunos deverão desenhar e colorir de acordo com o tipo de pizza escolhido.

Pizza: a origem

A atividade de leitura no dia da pizza será realizada em duas etapas. Na primeira etapa os alunos deverão ler um texto em sala de aula um texto que conta a história da pizza, sugerimos o texto: a História da Pizza.

Na segunda etapa, os alunos deverão se reunir em grupos e pesquisar sobre os diferentes sabores de pizza que existem e sobre como fazer uma receita de pizza. Além disso, a pizza pode ser utilizada para trabalhos com matemática, auxiliando os alunos na compreensão das partes e do todo, dividindo a pizza em pedaços.

Na ponta do lápis

O gênero textual receita será trabalhado nesta atividade. O professor introduzirá este gênero e convidará os alunos a participarem da atividade. Com base no que foi pesquisado, cada aluno deverá criar uma receita de pizza. Ao final da atividade todos as receitas serão reunidas no chamado “Livro de Receitas para Pizza – turma X”. Para facilitar, deixo uma receita de massa de pizza (que também pode ser comprada pronta):

Ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo;
  • 30 g de fermento biológico;
  • 3 xícaras de água morna;
  • 3/4 xícaras de óleo;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (chá) de açúcar;
  • 1 colher (sopa) de pinga.

Preparo:

1) Misture o fermento, o sal e o açúcar em um pouco de água morna, até que o fermento esteja completamente dissolvido.

2) Em seguida, adicione metade da medida de farinha de trigo, o óleo e mexa até criar uma consistência pastosa.

3) Acrescente o restante da farinha de trigo, a água morna e misture bem.

4) Assim que a massa desgrudar das mãos, deixe crescer por 30 minutos.

5) Abra os discos, fure a massa com um garfo e pincele o molho.

6) Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 15 minutos.

Fonte: site sobre culinária Tudo Gostoso.

Com a mão na massa

Para o feedback, entre em contato com a cantina da escola e sob supervisão os alunos poderão fazer uma das receitas de pizza. A avaliação da atividade será feita de maneira descontraída, enquanto os alunos comem a pizza que eles mesmo produziram.

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Este e mais 30 materiais ainda mais completos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente para que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
68 views
Filósofos da Educação
68 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
113 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
127 views
Resenhas Literárias
127 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Deixe uma resposta