Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista – Plano de Aula

1
404
dia do soldado constitucionalista

Olá pessoal, a pauta de vez é sobre o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. Boa leitura!

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista – 9 de julho

No dia 09 de julho ocorre no Estado de São Paulo o feriado conhecido por todos como o Dia da Revolução e do Constitucionalista (fato ocorrido no dia 9 de julho de 1932). A comemoração é uma homenagem ao movimento que lutou bravamente contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas.

A data é muito conhecida pelos reveses políticos e militares ocorridos em território nacional, onde estados até então aliados lutaram ferozmente entre si. Tal evento foi o último combate armado de grandes proporções em nosso país.

O dia da revolução e do soldado constitucionalista é um grande momento para abordar este fato histórico brasileiro. As disciplinas de Língua Portuguesa e História são diretamente beneficiadas por esta atividade, onde os alunos poderão adquirir conhecimento histórico e desenvolver habilidades de pesquisa e a escrita de gêneros textuais, assim como a carta, por exemplo.   Recomendo tais atividades para alunos do Ensino Fundamental II e concluintes do Ensino Fundamental I.

Brainstorm

Para este brainstorm motive seus alunos a falar sobre os momentos históricos e políticos que conhecem. Em um círculo, cada um dirá o que sabe e o que gostaria de saber. Após este momento, mostre uma imagem da revolução constitucionalista, podendo ser a deste texto. Então se iniciará um momento de reflexão e questionamentos. Instigue seus alunos a imaginar quem foi o soldado (que porta uma corneta ao lado da bandeira paulista), com perguntas, que podem ser como as seguintes:

  • Quem é esse soldado?
  • Por qual causa ele luta?
  • O que ele pode ter feito de importante pelo país?
  • O que ele representa para você?
  • Qual foi o seu destino?

Tais perguntas gerarão ideias e imagens na mente dos seus alunos. Ao instigá-los dessa maneira, estaremos trazendo-os para dentro do tema, familiarizando-os e proporcionando maior proximidade com o assunto. Isso tornará os passos seguintes mais fáceis

Atividade de Leitura para o Dia do Soldado

Será dividida em duas partes. Primeiramente, os alunos deverão ler um texto em sala de aula sobre a revolução constitucionalista. Sugerimos dois textos:

O segundo passo é orientar seus alunos a realizar uma pesquisa nos livros de história da biblioteca ou nos arquivos online, em busca de mais informações sobre a Revolução Constitucionalista.

Se for do seu interesse, deixo a aqui um documentário completo sobre a revolução:

Produção Textual para o dia do Soldado Constituicionalista

Para a produção textual, cada aluno deverá usar como base o que anotou sobre a revolução. Será trabalhado o gênero textual carta, onde o aluno será responsável por escrever uma carta endereçada a um amigo contando sobre a revolução e o soldado constitucionalista. Para tal, é necessário criar um clima de imersão, com fotos e vídeos antigos da época.

Lembrando que em tal período a comunicação se dava de maneira lenta e a locomoção de pessoas não era diferente. Passar essa perspectiva para a turma é essencial, para que a carta seja coerente.

Dia do soldado constitucionalista

Feedback da aula do dia do soldado

No processo de feedback você deve providenciar um cartaz. Cada aluno lerá sua carta e posteriormente a fixará no cartaz enquanto divide com a turma o que aprendeu nesta atividade.

Sugiro que sejam disponibilizadas algumas das ferramentas de feedback deste e-book (você pode conferir a lista completa no final deste livro).

Compre a apostila completa para o mês de julho! – Muitas atividades sobre datas comemorativas

Este e mais 30 materiais ainda mais completos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3

APENAS 10 REAIS!


1 COMENTÁRIO

  1. Interessantíssima ideia! Trazer um assunto tão importante quanto a luta contra a ditadura estatal é uma das maneiras de evitar que o educado aceite um regime ditatorial como foi o de Vargas. Relembro aqui uma frase de Edmund Burke: “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here