0 Shares 555 Views 1 Comments

Dia da voz: cuidados que o professor deve ter

Bellini Bellini
Apr 16, 2016
555 Views 1

Dia da Voz: cuidados que os professores devem tomar para garantir a saúde vocal

O dia da voz é comemorado em 16 de abril, sendo público e notório a importância que este elemento possui na vida de qualquer professor. A voz é a sua maior ferramenta de comunicação direta tanto para com os alunos quanto para com qualquer outra pessoa. Podemos observar que ao longo do tempo quando se usa exaustivamente a voz de maneira equivocada e sem qualquer tipo de cuidado, os docentes passam a apresentar problemas de saúde na região vocal.

Dia da Voz

Com o objetivo de prevenir os problemas que podem afligir a sua saúde vocal, nós elencamos cuidados que devem ser tomados:

Mantenha uma excelente higiene bucal

A infecção e proliferação e vírus e bactérias torna-se muito mais propícia quando a maior porta de entrada de agentes invasores no corpo humano está suja – isso mesmo, a nossa boca. Escovação frequente e uso do fio dental diariamente são simplesmente indispensáveis para você professor e qualquer outra pessoa que deseje manter a saúde bucal, da voz e geral.

Aliás, evitando-se infecções evitam-se as dores de garganta, gripes e consequentemente preserva-se a saúde vocal.

Respire corretamente e movimente a boca adequadamente ao falar

Respirar pela boca tende a ressecar a garganta e consequentemente as nossas cordas vocais, podendo irritá-las e ao longo do tempo até mesmo machuca-las. A fim de evitar esse mal, respire pelo nariz. Além do mais, quando se articula a boca as palavras tornam-se mais entendíveis, isto é, a sua dicção melhora significativamente e com isso se exige menor esforço das cordas vocais. Portanto, este é outro detalhe ao qual você deve estar atento.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Isso lhe será bom em todos os sentidos, inclusive na sua saúde vocal.  A má alimentação tende a gerar o refluxo gástrico, um grande vilão da nossa garganta. O refluxo machuca a garganta e ao longo do tempo pode causar até mesmo câncer (sabia disso?). Também é importante alimentar-se regularmente, evitando jejuns ou comer em excesso – pois, ambos podem provocar o refluxo.

Beba água regularmente

A água hidrata o nosso corpo e sendo assim, ela é vital para manter a saúde da nossa garganta e das cordas vocais por meio da lubrificação adequada. Entretanto, a melhor recomendação é a de líquidos em temperatura ambiente, uma vez que os quentes demais podem ferir a garganta, e os gelados irritá-la.

Fuja do excesso de exposição ao ar condicionado

O ar condicionado é um grande vilão no que diz respeito ao ressecamento interno das vias aéreas, o que afeta diretamente a nossa voz por meio do fato que este ressecamento exige ainda mais de nossas cordas vocais para emitir o som, gerando uma bola de neve de problemas vocais.

O bocejo e o aquecimento vocal são grandes aliados do professor!

Bocejar provoca o relaxamento dos músculos do pescoço, O aquecimento vocal envolve alguns exercícios que preparam os músculos responsáveis pela emissão da voz antes do seu uso. Isso evita o uso brusco do aparelho vocal e o protege de lesões. No aquecimento vocal existem diversos exercícios, tais como o alongamento dos ombros, pescoço, exercícios de respiração e muito mais. Cinco minutinhos por dia podem lhe garantir o preparo e a proteção da sua saúde vocal para toda a vida. Que tal começar a praticá-lo?

Além do mais, evite hábitos como pigarrear, tossir desnecessariamente e o cigarro.

Evite gritar ou falar alto por muito tempo

Essa não é uma piada de mau gosto, meu caro professor. Isso pode parecer uma tarefa quase impossível, mas, é estritamente necessário para manter a sua saúde vocal. Nossa voz é produzida pela ação de músculos específicos, e, como qualquer músculo do corpo os responsáveis pela voz também cansam!

Sabendo disso, é necessário intercalar momentos de fala intensa com descansos para a voz. Evite o quanto for possível falar alto demais. O estimulo à disciplina pode e deve ser a ferramenta utilizada para evitar o uso exagerado da fala.

Evite o uso excessivo de condimentos e temperos

Ao longo do tempo o excesso dessas substâncias tende a irritar as cordas vocais, sendo que esse sintoma pode se tornar muito incômodo e até mesmo requerer atendimento médico para tratar do caso. Ou seja, fuja do excesso de condimentos!

Evite líquidos em alta temperatura e também a cafeína

Os líquidos quando em altas temperaturas podem ferir nossa garganta, o que está diretamente ligado ao comprometimento da capacidade vocal. Sendo assim, fuja de líquidos que estejam quentes demais, optando pelos mornos. Não obstante, a cafeína tende a provocar o aumento da quantidade de ácidos no estômago, o que naturalmente gera o refluxo, que como dito anteriormente, é um dos grandes vilões da saúde vocal.

Ressaltamos que em caso de sintomas permanentes de rouquidão, tosse e dores na garganta, você deve procurar por atendimento médico. Além do mais, consultar-se com um fonoaudiólogo é válido no que diz respeito ao condicionamento físico e saúde da sua voz.

 

You may be interested

Dia do Aviador – Roteiro de atividades
Datas Comemorativas
4 views
Datas Comemorativas
4 views

Dia do Aviador – Roteiro de atividades

Felipo Bellini - Oct 19, 2017

Olá pessoal, hoje é o Dia do Aviador e o Demonstre praparou uma série muito legal de atividades que pode-se fazer nesse dia! Para conferir mais datas  comemorativas exclusivas…

Dia do Médico – Guia de atividades
Datas Comemorativas
21 views
Datas Comemorativas
21 views

Dia do Médico – Guia de atividades

Felipo Bellini - Oct 18, 2017

Olá, pessoal! Tudo bem? A data comemorativa de hoje é o dia do Médico. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem! 18…

A missão – Resumo do filme para professores
Sem categoria
30 views
Sem categoria
30 views

A missão – Resumo do filme para professores

Felipo Bellini - Oct 18, 2017

Baseado em fatos reais, A Missão, é um filme que trata sobre um período que os jesuítas foram expulsos do país. Um brilhante filme, com uma fotografia…

Comentário

  1. Olá, ótimas dicas! Sou professor, tradutor e intérprete, e assim como outras pessoas que trabalham diretamente com a voz, como locutores, radialistas, cantores, palestrantes, etc, preciso cuidar muito bem da minha voz, sendo meu principal instrumento de trabalho. Recentemente fiz a tradução de um texto sobre refluxo gástrico que mencionava exatamente o que diz no texto, que ocorre o refluxo do ácido do estômago ao esôfago e também à garganta e isso prejudica esôfago, garganta, pregas vocais, a saúde em geral, por isso devemos ficar atentos aos hábitos e também a alimentação para que consigamos manter nossa saúde vocal em dia.

    Reply

Leave a Reply