Dia de São Geraldo

Olá, hoje nosso tema será o Dia de São Geraldo. Confira nosso plano de aula. Boa leitura!

19 de setembro – Dia de São Geraldo – Plano de Aula

O dia de São Geraldo é uma boa oportunidade para abordar a cultura religiosa com os alunos. São Geraldo era alfaiate, portanto em sua caminhada religiosa se tornou o padroeiro dos alfaiates.

Dia de São Geraldo

Nesta atividade que será trabalhado a produção textual, pesquisa e identidade religiosa. As disciplinas de português e religião serão beneficiadas nesta data.
Além disso, como a vida dos santos passa por fatos históricos, a disciplina de história também poderá ser poderá ter ganhos nesta atividade.

Brainstorm Para o Dia de São Geraldo

Para a oficina de ideias o professor irá apresentar “O dia de São Geraldo”, contando que neste mês comemoramos este santo da Igreja Católica. Com um cartaz escrito a palavra “Santo”, o professor irá perguntar sobre quais Santos os alunos conhecem.

A conversa descontraída deverá ser conduzida até o professor apresentar o santo do dia. Os alunos estarão livres para escrever no quadro tudo o que gostariam de aprender sobre este santo.

Atividade de Aprendizagem Para o Dia de São Geraldo

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre o Santo em questão. Sugerimos o texto sobre São Gerado disponível neste link. Após a leitura, os alunos se reunião em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses.

Produção Artística Para o Dia de São Geraldo

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um parágrafo sobre a vida e história de São Geraldo com as próprias palavras.

Dia de São Geraldo

O professor direcionará qual parte cada grupo deve abordar (exemplo: infância, religião, contato com Deus, Santo, milagres). Ao final desta produção textual, os alunos irão fixar em um cartaz as partes do texto na ordem indicada.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia de São Geraldo

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar a vida de São Geraldo, em um breve teatro.
Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.
Ao final do teatro, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

Compartilhe nosso plano de aula em suas redes sociais.

Não deixe de conferir nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Obrigado por nos acompanhar e até mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here