Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o dia de Todos os Santos. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

01 de novembro – Dia de Todos os Santos – Guia de atividades

O dia de Todos os Santos traz a oportunidade de trabalhar em sala de aula figuras religiosas e começar a construir. Esta data é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não, sendo comemorada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã. De uma maneira didática e descontraída esse tema será abordado em sala de aula. Os alunos desenvolverão habilidades de escuta, escrita, oralidade e criatividade.

dia de todos os santos

Durante esta atividade vamos desenvolver o gênero textual dissertativo e a criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de religião, filosofia, português, história e pedagogos.

dia de todos os santos

Brainstorm sobre o dia de Todos os Santos

Para a oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula imagens de diversos santos. Depois de uma breve discussão sobre o tema, o professor apresentará aos alunos o “dia de Todos os Santos”. Em seguida, o professor irá contar para os alunos um pouco mais sobre esta data.

Os alunos estarão livres para fazer perguntas e interagir. Todas as novas ideias, dúvidas, perguntas e respostas desta conversa poderão ser anotadas pelos alunos no quadro.

dia de todos os santos

Atividade de Leitura sobre o dia de Todos os Santos

Seguindo o desenvolvimento desta atividade, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre da história acerca da comemoração do dia de Todos os Santos. Os alunos poderão ainda escolher algum santo para uma pesquisa mais direcionada. Aspectos simbólicos, históricos poderão ter destaque. Assim, à medida que o aluno pesquisa sobre o assunto poderá conhecer mais a respeito da religião Cristã.

Os alunos poderão pesquisar online ou na biblioteca da escola. Os requisitos para o desenvolvimento de um texto dissertativo também deverão ser pesquisados nesta etapa.

dia de todos os santos

Produção Textual sobre o dia de Todos os Santos

Para a produção textual os alunos deverão desenvolver um texto dissertativo com o tema “Qual a importância dos Santos para as religiões cristãs”. Os textos pesquisados anteriormente podem ser utilizados como base. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor. Aspectos históricos da religião católica poderão ser explorados pelos alunos.

Ao final da confecção dos textos os alunos serão subdivididos em grupos. Com base com a dissertação escrita e nas pesquisas realizadas, os alunos serão convidados a compartilharem com o grupo a produção.

Os alunos estarão livres para confeccionarem desenhos, colagens sobre o conteúdo da dissertação. Alunos de outras religiões estarão livres para participarem ou não desta etapa, onde o professor deve sempre respeitar a diversidade dos seus alunos.

dia de todos os santos

Feedback sobre o dia de Todos os Santos

Para a atividade de feedback cada grupo será orientado a escolher uma redação do grupo para ser lida para a turma. Os alunos poderão ler livremente, nas suas cadeiras, sem necessidade de irem até a frente da sala. Após isso será feita uma discussão sobre a importância de respeitar a religião cristão, assim como todas as outras.

Além disso, como se trata de uma atividade que favorece o desenvolvimento pessoal, o professor deverá evitar julgamentos sobre a visão do aluno, respeitando as diferenças de religiões. Sugerimos ainda a aplicação de algumas das ferramentas de feedback no final deste e-book.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here