Fala, pessoal! Hoje falaremos sobre o Dia dos Bancário, comemorado em 28 de agosto. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desejo-lhes uma boa leitura!

Dia do Bancário – 28 de agosto

O dia do Bancário traz para a sala de aula a temática das profissões. Introduzir os alunos desde cedo no mundo do trabalho auxilia na definição de gostos e habilidades.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando. Disciplinas como português, matemática e artes se beneficiarão desta atividade.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para sala de aula um cartaz com o título “Dia do Bancário” e diversas revistas. Os alunos serão estimulados a falarem tudo o que sabe e tudo o que gostariam de saber sobre esta profissão. Em seguida os alunos serão convidados a recortarem das revistas imagens e palavras que se relacionem com a profissão abordada.

Cada aluno poderá colar os seus recortes no cartaz trazido pelo professor. No final os alunos já estarão imersos na temática desta atividade e o cartaz poderá ser colado no mural da sala como estímulo para o desenvolvimento das outras etapas desta atividade.

Atividade de Leitura

No laboratório de informática, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre a profissão bancário. Cada aluno deverá anotar as informações que encontrou e a fonte pesquisada. O professor de informática poderá auxiliar no processo de pesquisa. Sugerimos os seguintes sub tópicos para a atividade de leitura:

  • O que faz um bancário
  • História da profissão
  • Ambiente de trabalho
  • Horas de trabalho
  • Vestimenta
  • Salário

Produção Textual

Para a atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em conjunto. Em um primeiro momento, os alunos serão convidados a discutirem o tema profissão “bancário”. Em seguida, o professor irá perguntar para os alunos sobre como seria o dia a dia de um bancário, quais suas atribuições, quais matérias da escola ele utiliza mais em sue emprego, que roupas veste e como se comporta.

Os alunos serão estimulados a criarem um teatro sobre “O Dia do Bancário”, seguindo a ordem de um dia normal com manhã, tarde e noite. Os alunos criarão as falas e todo o texto do teatro, podendo escolher um dos colegas para ser o narrador.

Após a finalização do texto, os alunos poderão criar uma lista de materiais necessários para o desenvolvimento e criação deste teatro, prestando atenção ao figurino, cenário e cartazes para a divulgação do teatro.

Feedback

Os alunos deverão apresentar o teatro dos bancários no horário do recreio para outras turmas. Esta atividade deve ser descontraída e tranquila para a turma. Os alunos poderão se dividir em equipe de apresentação e equipe dos bastidores. Todos os elementos do teatro deverão ser criados pelos alunos, com o auxílio do professor e dispondo de material visual, folhas coloridas, tecidos, flores, canetas, cartazes, purpurina, dentre outros materiais. Pipoca e guloseimas poderão ser oferecidos ao público antes do teatro começar.

Cada espectador receberá duas plaquinhas, uma verde para classificar o teatro em muito bom e uma amarela para classificar o teatro em pode melhorar. O professor também poderá fazer a sua avaliação, anotando se os alunos compreenderam bem a profissão bancário, o desenvolvimento das falas, a desenvoltura dos alunos e a participação.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here