0 Shares 312 Views 2 Comments

Dia do Bombeiro – plano de aula

Bellini Bellini
jun 09, 2017
312 Views 2

Ensinando gêneros informativos no dia dos bombeiros

Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar sobre o dia do bombeiro, que é comemorado no Brasil no dia 02 de julho e é uma ótima oportunidade para trabalharmos de uma maneira interdisciplinar e cidadã, com diferentes faixas etárias.

Veja que ao trazer o dia do bombeiro para sala de aula, o professor tem oportunidade de trabalhar o retrato da profissão de um herói. Ele pode com tranquilidade apresentar as funções do bombeiro, discutir símbolos, fazer uma análise do papel do bombeiro em diferentes culturas, usar filmes e discografias da cultura pop e assim por diante.

Isso porque o bombeiro é e continuará sendo o herói popular mais próximo do super-herói nas culturas infantis e juvenis, afinal, quem nunca quis ser um bombeiro ou teve um amigo que queria muito.

dia do bombeiro

Sendo assim, para esse dia preparei um super roteiro de atividades com ótimas sugestões para produção escrita e entretenimento da turma. Só antes de começarmos, veja que já postei duas outras atividades para o mês de julho aqui no demonstre: Dia da vacina BCG e Dia do Hospital.

Bom, vamos ao nosso roteiro de atividades para o dia do bombeiro:

Dia do Bombeiro Brasileiro: a produção de um livro

O dia do Bombeiro Brasileiro traz a oportunidade de trabalharmos com os gêneros textuais, o cuidado com fogo e incêndios e oportunidades diferenciadas sobre cultura e línguas estrangeiras. Assim, matérias de Língua Portuguesa, Ciências, Geografia e Língua Inglesa e Espanhol poderão ser comtempladas.

Essa atividade foi pensada para alunos do ensino fundamental I e 6º e 7º ano do fundamental II, e propõe o desenvolvimento de habilidades de escrita, oralidade, pensamento lógico e criatividade, fundamentando-se em um grande jogo analítico de categorias, que com um pouco de adaptação pode servir para qualquer grupo.

Brainstorm ou oficina de ideias: mitos e verdades sobre os bombeiros

Para a oficina de ideias serão distribuídos pedaços de papel em branco para cada aluno.

O professor irá apresentar o dia do bombeiro e os alunos serão convidados a escreverem nos pedaços de papel afirmativas sobre o que sabem sobre os bombeiros. Uma opção é também convidar um bombeiro para ministrar uma rápida palestra para os alunos, e a partir do discurso dele pedir para que os alunos produzam a lista.

Esta primeira parte deve ser desenvolvida de maneira descontraída, em lista, para em seguida ser compartilhada com a turma.

Um check-up rápido das informações pode servir para eliminar mitos e absurdos sobre a profissão.

Esse check-up deve acontecer de maneira colaborativa, onde o professor pode dividir o quadro em duas partes: mitos e verdades, e pedir para que os alunos escrevam as afirmativas e negativas que têm maior confiança no quadro.

Atividade de Análise: diferentes categorias do universo dos bombeiros

Os alunos serão convidados a ler um por um os seus papéis e dividirem em subcategorias as palavras ou frases escritas; por exemplo: fogo, água, explosão podem ficar na subcategoria de ciências; floresta, casa; matas em chamas na subcategoria de geografia; mangueira, água e roupa de proteção podem ficar na subcategoria trabalho dos bombeiros; frases e procedimentos de segurança em caso de incêndio podem entrar em uma categoria de salvamento ou SOS.

Perceba que professor poderá direcionar as subcategorias, ou os alunos podem estar livres para defini-las. Veja como se sente mais à vontade e qual estratégia garantirá melhor aproveitamento e protagonismo do aluno.

Aproveitando a atividade, os professores de línguas estrangeiras podem usar estratégias excelentes nessa atividade de análise: pesquisa de correspondentes na segunda língua, tradução, criação de cartazes com caixas vocabulares e tutorial de salvamento usando a oralidade.

Produção Escrita: um livro para homenagear os bombeiros

Os alunos serão convidados a escrever e ilustrar textos informativos no formato de cartões de tamanho A5 (meia página de word), que relacionem suas palavras com as subcategorias escolhidas.

No fim, espera-se que cada aluno desenvolva entre dois a 3 textos curtos com ilustrações, trabalhados de maneira informativa, como cartões, afim de compor um livro que será dividido em diferentes categorias.

Por exemplo: na subcategoria “trabalho dos bombeiros”, o aluno pode explicar sobre esta profissão, o que os bombeiros fazem, como se vestem, onde trabalham.

Todo esse apanhado deve ser lido e avaliado por todos da turma, em um movimento de revisão coletiva, já que o livro será assinado por todos. Quanto ao estilo, pode-se definir um tipo de arte: arte recorte, desenho em linha, aquarela, montagens digitais, a depender da faixa etária, interesse da turma e condições da escola que está.

Veja que a publicação do material também depende das condições, sendo um livro artesanal para o ensino fundamental I ou escolas com pouco acesso à tecnologia, ou um livro virtual a ser publicado no Calameo ou Issuu.

Feedback do Livro dos Bombeiros

Como dito, os alunos montarão um livro em homenagem aos bombeiros com os textos criados, figuras e testemunhos do que aprenderam.

É muito importante que esses alunos entreguem o livro aos bombeiros da cidade, seja em uma visita escolar ou através de intermediários. Esse contexto social é de fundamental importância, e vai gerar um aprendizado e memórias ímpares para turma.

É nesse momento que o maior feedback será dado, nos comentários dos bombeiros e da comunidade que acompanhar o projeto, seja por mídia online ou experiência próxima.

Despedida

Bom, e isso. Espero que tenham gostado. Por favor não deixe de continuar apreciando o blog. Prometo muitas outras atividades sobre datas comemorativas em geral. Em breve termos um livro só sobre isso. Acompanhe e compartilhe!

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
247 views
Resenhas Literárias
247 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
143 views
Filósofos da Educação
143 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
235 views3
Educação Especial
235 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

2 Comentários

  1. Achei as sugestões de atividades para o dia do bombeiro bem interessantes. Acho importantíssimo trazer para a sala de aula temas como esse. Tratar da profissão de bombeiro como de outras profissões é ótimo para estimular o estudante desde cedo a pensar em uma profissão. A ter uma inspiração ou sonho, mesmo que ele mude depois. A profissão do bombeiro tem o apelo da ideia do herói, o que a torna ainda mais atrativa para as crianças. Parabéns pelo texto! 😀

    Reply
  2. Ótima proposta rsrs Aliás muitos profissionais tem seus dias comemorados ninguém sabe quando… Elencar a importância de diversas profissões para a sociedade é algo muito bacana de ser feito desde cedo com as crianças e jovens. Os bombeiros em especial tem uma profissão de caráter de risco, perigosa, mas que inspira sonhos e traz alegrias incontabilizaveis para muitas pessoas.

    Reply

Deixe uma resposta