Dia do Colono – Roteiro de atividades

1
467
Dia do Colono – Roteiro de atividades 1

Fala, meu povo! Hoje o tema abordado será o Dia do Colono. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já desejo uma boa leitura!

Anúncios do Demonstre que vão te interessar:

Primeiro anúncio:

Estamos com o nosso aplicativo de formação de professores baseado em QUIZ já na Google Play. Baixe agora e teste suas habilidade docentes.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.demonstre.quizapp

O aplicativo é gratuito e recebe um teste novo por semana. Ideal para quem quer revisar o conteúdo ou estudar para concurso.

Obs: o aplicativo é preparado com uma metodologia baseada em reflexão de tarefa, então, cada questão e resposta são apresentadas de maneira a validar e construir o conhecimento do usuário.

Segundo anúncio:

Continuamos com o projeto Poema de bom dia firme e forte, com mais de 30 publicações. Para ter acesso basta visitar o canal do Demonstre no Youtube: https://www.youtube.com/user/demonstrec ou clicar no play aqui na nossa playlist:

Para enviar o seu poema, basta encaminha o mp3 + o texto para o e-mail: [email protected].

Terceiro anúncio:

O produto dieta em 21 dias está anunciando conosco e promete resultados incríveis. Fiz o teste de inflamação celular e me convenceu. Faça e veja se te convence também:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Eles oferecem essa página cheia de depoimentos para quem quer ouvir histórias de outras pessoas:

Clique aqui!

dieta 21 dias

E essa é a página de vendas com o desconto do Demonstre:

Clique aqui!

dieta 21 dias

Bom, é isso. Continue com seu texto. <3

Dia do Colono – 25 de julho

Como é que haveriam nações sem a presença dos nobres colonos, que deixavam sua terra natal para desbravar novos territórios e recomeçar a vida, muitas vezes, em territórios completamente remotos e desconhecidos até então.

É importante falar sobre o dia do colono, porque o coluno tem importância fundamental na constituição dos países e na formação das culturas que possuímos hoje, uma vez que isso esteve diretamente ligado com a própria sobrevivência dos povos.

O dia do colono nos traz a oportunidade de trabalharmos com a história e ao mesmo tempo em que incentivamos a produção textual. A atividade aqui proposta poderá ser desenvolvida por professores e pedagogos nas disciplinas de Língua Portuguesa e História, contando com a participação ativa dos alunos.

Brainstorm sobre colonos

Para a oficina de ideias, distribua aos seus alunos elementos visuais onde esteja presente a figura do colono. Em seguida, comece a fazer algumas das seguintes indagações:

  • Quem são essas pessoas?
  • O que elas faziam?
  • Qual a importância da figura do colono para a história dos países?
  • E para a agricultura mundial?
  • Você sabe quais foram os colonos do nosso país?
  • E do nosso estado?
  • E por último… Da nossa cidade?

Direcione seus alunos para uma discussão descontraída, o que garantirá a produtividade e o engajamento da turma.

A história dos colonos e colonatos

Esta fase será realizada através da leitura ativa de textos sobres colonos e colonatos. Sugerimos o seguinte texto sobre colonato:

A atividade de leitura será realizada em silêncio. Logo após isso, converse com os alunos sobre o que eles aprenderam e compreenderam durante a leitura dos textos.

Na ponta do lápis – A vida nos colonatos

Para a atividade de produção escrita, cada aluno irá escolher o aspecto que mais gostou acerca dos colonos e seus colonatos. Poderá ser a estrutura do colonato, a vida no campo, os alimentos plantados pelos colonos, dentre outros.   Assim que o tema for escolhido, os alunos deverão produzir um texto histórico contando a realidade do colono sob a perspectiva do aspecto de vida escolhido.

É interessante que você converse e fale sobre como a vida dos colonos era difícil, exigia extremo esforço e, em muitos casos, era uma questão de sobrevivência. Se uma colheita não vingasse, a população simplesmente passava fome. As condições de vida eram precárias.

Se possível, recomendo a você, caro professo, que mostre aos seus alunos o belo documentário que deixo a seguir:

Em aproximadamente 21 minutos você terá uma grande imersão à história recente do Brasil (e sobre a vida de alguns colonos).

Feedback

Ao final da atividade, os alunos irão ler seus textos para toda a classe. Elementos das produções textuais deverão ser reunidos e os alunos montarão um cartaz para fixar no mural da classe.

Como método de avaliação os alunos pregarão no cartas carinhas felizes ou tristes por meio da ferramenta faces – que está no final deste e-book. Findada esta etapa, eles deverão dizer a você, colega, o que apreciaram durante as atividades, se identificaram a presença de colonos em sua história familiar, além de apresentar sugestões para atividades futuras.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Obtenha este e mais 30 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até. Peço que você compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

1 COMENTÁRIO

  1. Oi! Gostei bastante desse post. Ressaltar a importância do colono para qualquer nação que já foi colonizada é necessário para entendermos o passado e as raízes de nossa cultura. A maneira de destacar o cotidiano dos colonos mostra para nós o quão corajosos eles foram para abandonar um país para ir à uma colônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here