Fala, pessoal! O tema da vez é o Dia do Eclipse Solar 2017. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia do Eclipse Solar 2017

O dia 21 de agosto é marcado pelo Eclipse Solar, sendo esta uma interessante data para trabalhar em sala de aula o conhecimento sobre história, astros e desenvolvimento textual gênero fictício.

Nesta atividade os alunos desenvolverão habilidades de escrita, interpretação, leitura e criatividade. As disciplinas de português, ciências e história poderão ter ganhos positivos com a aplicação desta atividade.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para a sala de aula uma bola plástica grande, de preferência cinza, outra bolsa plástica um pouco maior, de preferência amarela e uma bola plástica azul, maior que que a cinza e menor do que a amarela. O professor irá convidar três alunos para segurarem cada uma das bolas. A bolsa amarela deverá ficar na esquerda, a bolsa cinza no centro e a bola azul na direita.

A bola amarela representa o sol, a bola cinza a lua e a bola azul a o planeta terra. Neste posicionamento, o professor poderá perguntar aos outros alunos o que estas bolas representam. Então, o professor poderá começar a explicar o eclipse solar, quando a lua se interpõe entre a terra e o sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre.

Atividade de Leitura

Seguindo o fluxo desta data comemorativa os alunos serão introduzidos na atividade de leitura. Para realizar esta atividade os alunos serão conduzidos a textos históricos e explicativos sobre o eclipse solar.

Ao final desta atividade, os alunos deverão trabalhar com bolinhas de isopor para criarem sua própria um modelo de eclipse, formado pelo sol, pela lua e pelo planeta terra.

Serão distribuídas três bolinhas de isopor para cada aluno e tinta colorida para a confecção dos astros e da terra.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos deverão trabalhar os aspectos históricos da descoberta do eclipse sola e de quanto em quanto tempo este fenômeno acontece. Assim, com base na atividade anterior e nas ideias construídas, cada aluno deverá escrever um texto resumo sobre o eclipse solar.

O professor de história poderá contribuir com os aspectos históricos deste fenômeno, incentivando e dando suporte aos alunos. Da mesma maneira, o professor de ciências poderá ajudar na explicação dos astros e porque acontece este fenômeno.

Feedback

Para o feedback desta atividade serão distribuídas pequenas bandeirinhas verdes e amarelas para avaliar a atividade em “muito boa” ou “pode melhorar”, respectivamente (ver ferramenta de feedback no final deste ebook).

Os alunos serão convidados a explicarem o eclipse solar com as suas próprias palavras, além de avaliarem verbalmente a atividade proposta.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. É interessante saber como funciona o fenômeno de um eclipse e ver um de perto. É uma pena que o eclipse de hoje não dê para ser visto de alguns lugares do Brasil, não sendo aplicável no sul. Porém é sempre bom entender os fenômenos que acontecem ao nosso redor!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here