0 Shares 166 Views

Dia do Engenheiro Florestal – Atividades para trabalhar com seus alunos!

Bellini Bellini
jul 10, 2017
166 Views

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim! Hoje o tema abordado será o Dia do Engenheiro Florestal. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos respectivos links. Desde já lhe agradeço a visita e desejo uma boa leitura!

Dia do Engenheiro Florestal – 12 de julho

Certa vez ouvi um comentário inusitado sobre a profissão de Engenheiro Florestal que resume bem o desconhecimento sobre as funções da profissão. Foi o seguinte: o engenheiro civil “constrói” edifícios; o mecânico, máquinas; e o florestal o que faz, projeta árvores?

Sabendo desse desconhecimento, poderemos esclarecer as dúvidas sobre a profissão através da celebração do dia do engenheiro florestal, profissional responsável pela compreensão, análise e planejamento de ecossistemas. Seu maior objetivo é garantir a sustentabilidade.

dia do engenheiro florestal

Com relação a forma de trabalho, devemos seguir a temática das profissões, onde os alunos poderão compreender melhor o mercado de trabalho e serão introduzidos a gêneros textuais do trabalho, tal como o currículo. Nesta atividade, a disciplina de Língua Portuguesa será diretamente beneficiada, mas os aspectos da profissão poderão abranger as áreas de Geografia e Ciências.

Brainstorm

Chegou o momento de refletir. Você poderá fazer algumas das seguintes perguntas aos seus alunos:

  • Você conhece essa profissão?
  • O que faz o engenheiro florestal?
  • Qual o seu local de trabalho?

Os alunos precisarão ser cativados pela dúvida, o maior combustível para o conhecimento.

Tenha a imagem de um engenheiro civil para mostrar diante de toda a classe. Para a oficina de ideias o professor deverá dispor de uma imagem de um engenheiro florestal. Sugiro a imagem disponibilizada na página seguinte. Assim, ao olharem a arte, os alunos deverão dizer tudo o que acreditam saber sobre este profissional, assim como o que gostariam de aprender.

Atividade de Leitura

Será divida duas partes.

No primeiro momento os alunos lerão em sala de aula um texto que fala sobre o engenheiro florestal. Para esse momento, você poderá contar com um bom artigo que pode ser conferido neste link.

Na segunda etapa os alunos realizarão uma pesquisa online sobre a profissão, anotando todos os aspectos que verifiquem ser fundamentais para o desenvolvimento das atividades posteriores. Exemplos de informações essenciais para a compreensão da profissão de engenheiro florestal são:

  • O curso superior de engenharia florestal.
  • Quantos anos o aluno leva para graduar-se.
  • Quais são as áreas de atuação do profissional.
  • Quais são as ferramentas e os materiais de trabalho do engenheiro florestal.
  • Desafios da profissão.
  • Remuneração e empregabilidade.
  • Origens e curiosidades.

Produção Textual

Apresente aos alunos o gênero textual “currículo”. Ressalte que para o engenheiro florestal e qualquer outro profissional é necessário construir uma boa apresentação pessoal. Aborde todos os pontos para a construção de um bom currículo.

Em seguida cada aluno deverá produzir um currículo como se eles fossem um engenheiro florestal. Os dados pesquisados na atividade de leitura serão utilizados nesta fase.

Apresente aos alunos o gênero textual “currículo”. Ressalte que para o engenheiro florestal e qualquer outro profissional é necessário construir uma boa apresentação pessoal. Aborde todos os pontos para a construção de um bom currículo. Para tal, você poderá contar com o vídeo de uma entrevista com um especialista em RH e as suas respectivas recomendações.

Em seguida, cada aluno irá encarnar na pele de um engenheiro florestal e produzir um currículo que seja coerente com a profissão. Por isso é importante que cada aluno tenha realizado uma boa pesquisa, pois agora é o momento de usar tudo o que foi aprendido sobre a profissão de engenheiro florestal.

Feedback

Para a atividade de feedback aconselho a encenação de uma peça. Os alunos irão fazer diversos papeis relativos a uma agência de empregos, sendo que haverá um avaliador e diversos candidatos à vaga de engenheiro florestal.

Adivinha quem irá ser o avaliador(a) da empresa? É isso mesmo. Quem mais estaria em condições de avaliar com serenidade o desempenho e postura dos candidatos à vaga de engenheiro floresta? Trate de aproveitar o seu cargo temporário de contratante de uma grande agência de RH.

Cada aluno deverá ler o seu currículo, sendo que o currículo mais completo e coerente com a profissão será empregado. Os outros alunos poderão,  ainda, fazer alterações em seus currículos com base no do engenheiro contratado.  Ao final, toda a classe poderá classificar a atividade de produção textual de currículos com plaquinhas verdes para muito bom e amarelas para pode melhorar.

A verdadeira absorção do conhecimento e compreensão sobre o tema é o principal objetivo e deverá andar de mãos dadas com o engajamento da classe; pois, sem isso, não há sentido nas atividades propostas.

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Você poderá ter este e mais 30 materiais exclusivos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3

APENAS 10 REAIS!


Obrigado por chegar até aqui. Peço gentilmente para que você compartilhe este conteúdo exclusivo em suas redes sociais, com seus colegas e amigos. Também conto com as suas sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
68 views
Filósofos da Educação
68 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
113 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
127 views
Resenhas Literárias
127 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Deixe uma resposta