Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o Dia do Feirante. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia do Feirante – 25 de agosto

O dia do Feirante é uma excelente oportunidade para trabalhar os alimentos saudáveis ao mesmo tempo que enobrecemos a função deste trabalhador.

Ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando.

Buscando abordar uma alimentação mais saudável, o aluno poderá desenvolver habilidades de escrita, leitura, cognição e trabalhos manuais. Os professores e pedagogos estão livres para abordar esta atividade em disciplinas como português, história, ciências e artes.

Brainstorm

Para a oficina de ideias aspectos históricos do feirante serão abordados. O professor deverá dispor de elementos visuais que estimulem a imaginação dos alunos como imagens, panfletos de feiras e feirantes, alimentos, verduras, frutas, legumes, dentre outros.

Os alunos deverão anotar em um único papel que rodará a sala de aula, tudo o que sabem sobre o feirante. Em seguida, esta produção será lida em voz alta para todos os alunos. As ideias que surgirem poderão ser discutidas neste primeiro momento e os alunos estarão livres para expor suas dúvidas e sobre o que gostariam de aprender nesta atividade.

Atividade de Leitura

A atividade de leitura será realizada com gênero textual manual de instrução. Os alunos deverão pesquisar online, no laboratório de informática ou em seus próprios celulares, os cuidados que devemos ter com o manuseio das frutas, verduras, legumes. Aspectos sobre colheita, limpeza, armazenamento e uso diário deverão ser pesquisados e aprendidos pelos alunos neste momento.

O professor de ciências poderá auxiliar na etapa de compreensão dos cuidados que devemos ter com os alimentos, relembrando doenças causadas por vermes, fungos e a ingestão de alimentos estragados. Os livros texto de ciências ou a própria pesquisa online poderá ser útil neste momento.

Além disso, encorajamos uma pesquisa também sobre a história da profissão feirante, como surgiu, o que este profissional faz, qual é o seu ambiente de trabalho, estilo de vida, dentre outros. Neste aspecto, o professor de história poderá auxiliar os alunos nesta etapa da atividade.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, os alunos desenvolverão o gênero textual manual de instruções. O professor fará uma introdução sobre este gênero em seguida os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo deverá criar um pequeno livro/manual sobre “Os cuidados com as frutas, verduras, legumes e vegetais” com a introdução contando a história do feirante.

Em seguida, cada grupo deve criar um cartaz lúdico com as melhores informações que conseguirem reunir para apresentar em forma de aula. Toda a turma deverá participar da atividade e os alunos serão responsáveis por ministrar a aula sobre o seu manual.

Feedback

Como início desta atividade, sugerimos uma parceria com a cantina da escola. Os alunos poderão demonstrar os cuidados descritos nos manuais, bem como preparar refeições saudáveis, como saladas.

Em sala de aula, os alunos serão avaliados por seus colegas durante a apresentação da aula com a ferramenta de faces (ver página final deste ebook). Além disso, sugerimos que os manuais sejam distribuídos para os funcionários da cantina, como um esforço dos alunos para contribuir com os serviços da escola. Caso esta sugestão não seja pertinente, sugerimos que os manuais sejam expostos na biblioteca da escola. 

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. Olá! Gosto muito da série de profissões importantes que vocês mostram para nós. Acrescento para a postagem de vocês, agendar uma ida a uma feira da cidade. Geralmente acontecem nas sextas-feiras. É importante mostrar o dia-a-dia dos feirantes para as crianças. Abraços.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here