Olá, pessoal! O tema que será abordado hoje é o Dia do Historiador. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já, lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Historiador – 19 de agosto

O dia do historiador mantém a temática do mundo das profissões. O contato precoce com o mundo do trabalho faz com que os alunos adquiram desde cedo a definição de gostos e habilidades.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando. Nesta atividade, disciplinas como português e história poderão ser beneficiadas.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor irá trazer para a sala de aula um livro de história e uma lupa. Passando estes objetos para os alunos, o professor deverá guiar uma discussão sobre a profissão historiador.

Os alunos deverão falar tudo o que sabem sobre história e sobre o historiador. Em seguida, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema abordará a data que se comemora este profissional.

Atividade de Leitura

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a uma atividade investigativa sobre a profissão historiador. Divididos em equipes, os alunos deverão procurar por evidências em textos históricos e informativos sobre este profissional como se fossem detetives.

Todas as evidências deverão ser coletadas em uma pasta de plástico preta com o título “Arquivo Confidencial – a história do historiador”.  Os alunos poderão conversar entre si sobre o tema e tentar investigar ao máximo a profissão do historiador.

Produção Textual

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um texto sobre o historiador com as próprias palavras e com base nas evidências coletadas. Em seguida, os grupos deverão se reunir e discutirem os aspectos de todos os textos produzidos.

O professor irá convidar os alunos a criarem um cartaz com o tema “Arquivo Confidencial – a história do historiador”, onde os alunos deverão criar a arte e o texto do cartaz, de maneira atrativa para os leitores.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar o dia a dia do historiador, em um breve teatro.

Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros. Ao final do teatro, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste ebook.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. Adorei a ideia! É muito importante discutir o que um historiador faz. Muitos não sabem a tamanha importância que os historiadores têm principalmente para a grade curricular de história. Sem eles não saberíamos nem cem anos da nossa existência!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here