Dia do Inventor – Roteiro de atividades

1
487
Dia do Inventor - Roteiro de atividades 1

Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o dia inventor. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

04 de novembro – Dia do Inventor – Roteiro de atividades

O dia do Inventor traz para a sala de aula a abordagem do universo profissional, do mundo do trabalho, onde o aluno poderá conhecer mais uma opção profissional. Essa é uma profissão que sai do convencional e que pode ser uma ótima opção para pessoas criativas e que gostam de solucionar problemas. Ao introduzir os alunos desde cedo as opções de profissões que existem no mundo do trabalho facilita-se a definição de gostos e habilidades e de uma futura carreira.

dia do inventor

Nesta atividade o lado criativo do aluno será estimulado, com ênfase na escrita e apresentação oral. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm sobre o dia do Inventor

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito INVENTOR. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre o que são invenções e tudo o que gostariam de aprender.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema e se gostaria de trabalhar como um inventor. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

dia do inventor

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Atividade de Leitura sobre o dia do Inventor

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história das invenções, a função do inventor, como inventar coisas, como criar, poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita a um museu por exemplo, que conte com diferentes invenções e/ou conte a história dos seus inventores. O contato direto do aluno com as invenções ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

dia do inventor

Produção Textual sobre o dia do Inventor

Nesta atividade os alunos estarão livres para criar uma invenção. Em grupos, os estudantes deverão criar o desenvolvimento de uma invenção, em qualquer área do conhecimento.

Diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros estarão à disposição dos alunos.

O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento criativo nos alunos.

dia do inventor

Feedback sobre o dia do Inventor

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar a sua invenção no pátio da escola, introduzindo aos seus colegas e professores o dia do Inventor. Um cartaz grande com o nome do INVENTOR poderá chamar a atenção do público da escola.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here