Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o dia inventor. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

04 de novembro – Dia do Inventor – Roteiro de atividades

O dia do Inventor traz para a sala de aula a abordagem do universo profissional, do mundo do trabalho, onde o aluno poderá conhecer mais uma opção profissional. Essa é uma profissão que sai do convencional e que pode ser uma ótima opção para pessoas criativas e que gostam de solucionar problemas. Ao introduzir os alunos desde cedo as opções de profissões que existem no mundo do trabalho facilita-se a definição de gostos e habilidades e de uma futura carreira.

dia do inventor

Nesta atividade o lado criativo do aluno será estimulado, com ênfase na escrita e apresentação oral. Disciplinas como português, artes e história poderão se beneficiar desta atividade.

Brainstorm sobre o dia do Inventor

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito INVENTOR. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre o que são invenções e tudo o que gostariam de aprender.

Ao final deste primeiro momento cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema e se gostaria de trabalhar como um inventor. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

dia do inventor

Atividade de Leitura sobre o dia do Inventor

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história das invenções, a função do inventor, como inventar coisas, como criar, poderão ser pesquisados e anotados. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita a um museu por exemplo, que conte com diferentes invenções e/ou conte a história dos seus inventores. O contato direto do aluno com as invenções ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

dia do inventor

Produção Textual sobre o dia do Inventor

Nesta atividade os alunos estarão livres para criar uma invenção. Em grupos, os estudantes deverão criar o desenvolvimento de uma invenção, em qualquer área do conhecimento.

Diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros estarão à disposição dos alunos.

O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento criativo nos alunos.

dia do inventor

Feedback sobre o dia do Inventor

Para a atividade de feedback os alunos irão apresentar a sua invenção no pátio da escola, introduzindo aos seus colegas e professores o dia do Inventor. Um cartaz grande com o nome do INVENTOR poderá chamar a atenção do público da escola.

Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura). Além disso, cada aluno também fará uma análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

COMPARTILHE
Artigos anterioresResenha do livro Lolita: as memórias de um pedófilo
Próximo artigoDesafiando Gigantes – Resumo do Filme para Professores
Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos - EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

1 COMMENT

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here