Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Dia do mecânico: 5 atividades diferenciadas

Dia do mecânico

Neste texto vamos falar sobre o dia do mecânico, que acontece um pouco antes do Natal e que embora aconteça, geralmente, fora do calendário letivo, pode gerar ótimas atividades, desenvolvendo habilidades e inspirações. Neste caso, a maior parte das atividades que escolhemos foram especialmente para que pais e famílias desenvolvam com suas crias em um ambiente de aprendizado em família.

20 Dez Dia do Mecânico

Ensine mecânica desde cedo para os seus filhos e alunos: 5 atividades diferenciadas

Em 20 de dezembro comemora-se o dia do mecânico.

A mecânica é considerada uma profissão que acompanha as evoluções tecnológicas, por isso tem longevidade muito grande e está em constante evolução. O mecânico é o profissional que faz a manutenção preventiva, concertos e modificações em máquinas e motores, não se limitando apenas ao senso comum que liga a profissão diretamente ao setor automotivo. Existem muitos tipos de mecânicos, tais como os da área industrial, de automóveis, de bordo, de voo, manutenção de aeronaves e de estruturas.

Para estimular a engenhosidade dos alunos e suas habilidades geométricas, espaciais e de raciocínio lógico, seguem algumas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula:

Use o Tangram

Tangram 1

Eis uma ótima opção independentemente da idade. Pode parecer simples, mas não é tão fácil assim quando se tenta montar o quadrado ou figuras específicas. Para a educação infantil e ensino fundamental I é possível deixar os alunos livres para criar figuras conforme sua imaginação. Já para os maiores, é mais interessante desafiá-los a pegar as peças embaralhadas e transformá-las no quadrado original ou em figuras específicas, sem mostrar a cola, apenas mostrando a eles o formato da figura. Alguns exemplos:

O Tangram estimula o raciocínio lógico e o desafio motiva o aluno a cumprir com o objetivo proposto, que é capaz de proporcionar para o mesmo a valorização do profissional em questão, o mecânico, já que ele tem conhecimento sobre peças, como montá-las e repará-las.

Monte um Automóvel de Papel

Porshe papel

Essa atividade propõe o desafio de recortar, montar e colar um automóvel e fornece ao aluno maior compreensão sobre os “encaixes” que um mecânico automotivo realiza em sua rotina diária. Existem opções para meninos, meninas e é possível que as crianças pintem um dos modelos de carro.

carro peppa

Deixe claro para o aluno que ao analisar um automóvel, a função ideal do mecânico é descobrir os possíveis problemas e falhas mecânicas de forma rápida e segura. Ele normalmente realiza pesquisas de preço e estima o valor das peças e da mão-de-obra antes de ser receber, pois o cliente precisa saber exatamente quanto irá pagar pelo serviço.

Carro papel 3

Nos dias atuais eles também utilizam ferramentas tecnológicas que ajudam a diagnosticar problemas e a coletar os dados necessários dos automóveis. No seu trabalho, os mecânicos não somente fazem o concerto, como também trocam as peças com defeito.

Construa um cata-vento

catavento

Eis outra atividade que trata de lidar com a engenhosidade. A mecânica envolve sistemas complexos, mas pode ser aprendida de maneira fácil por meio de mecanismos simples, como por exemplo, o funcionamento de um cata-vento ou moinho.

O cata-vento em si possui o mesmo funcionamento de um moinho, que foi largamente utilizado para o processamento de alimento, utilizando de forma inteligente o vento e em alguns casos aliado a tração animal. Aqui vale a mesma didática do quebra-cabeça, onde cada elemento compõe o todo. E cabe ao mecânico compreender o todo e compreender a função de cada parte. Um exercício como esse é capaz de passar ao aluno de maneira simples a visão sistêmica que é requerida por um mecânico profissional. Isso torna mais compreensível sua profissão para os pequenos.

Aqui você pode conferir de maneira completa a construção de um cata-vento: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/08/08-catavento/

Faça um Bate-papo com um mecânico

Previamente solicite a algum mecânico da região ou conhecido para conversar com os alunos e a falar sobre o seu trabalho e rotinas diárias. É possível ilustrar as situações com imagens e vídeos disponíveis na internet, como por exemplo, nesses vídeos:

É mais indicado que o mecânico visite a escola do que levar os alunos para uma oficina mecânica, pois normalmente esses espaços podem ser perigosos para crianças, que são curiosas, além de não possuírem conhecimento do que ali pode ser perigoso ou não.

Existem também outros tipos de mecânicos, que fazem reparos em diversos tipos de motores, bombas d’água e máquinas em geral. Eles poderão dizer para os alunos o que fazem no dia-a-dia e como é o seu trabalho e qual sua importância.

Os torne mecânico de voo



aviaodepapel_g

O educador deve deixar claro que o mecânico de voo é um profissional especializado para trabalhos relativos a aeronáutica, e ele faz parte da tripulação regular de alguns tipos de aviões e fica responsável pelo monitoramento de vários sistemas da aeronave.

Para essa modalidade proponha o desafio de qual equipe constrói um avião que por mais tempo é capaz de permanecer no ar. Você pode dar exemplos como os modelos disponibilizados aqui, mas a ideia principal é deixar os alunos livres para desenvolverem suas aeronaves conforme o desejado.

Essa atividade se dá em alguns simples passos:

  • Você conta sobre a profissão do mecânico em geral e especifica a função do mecânico de bordo.
  • Agora proponha o desafio e divida a sala em grupos – quanto a isso fica ao seu critério a quantidade de pessoas, mas o indicado é que seja de no mínimo três alunos por grupo – para não tornar a sala um verdadeiro campo de batalha de combate aéreo!
  • Incentive-os a personalizar seus aviões de papel, pintando-os para diferenciar-se uns dos outros.
  • Estabeleça alguns minutos de testes, e caso necessário os integrantes do grupo poderão fazer ajustes para melhorar o protótipo.
  • Finalizada a fase de testes, selecione um representante de cada grupo para fazer o lançamento do avião. O ideal é fazer essa fase da atividade em um local com bastante espaço, como na quadra ou em algum dos pátios.
  • A ideia em si é criar um momento de descontração para toda a turma enquanto eles aprendem sobre uma profissão. Portanto, parabenize não somente a equipe vencedora, como também todos os participantes e ressalte a importância do mecânico em nossas vidas em todas as suas especializações, desde carros até aviões.

Alguns modelos de aviãozinho de papel: 

Lembrando que toda profissão possui significância e com os mecânicos não seria diferente. Aliás, o funcionamento das máquinas que processam nossos alimentos e produtos, em geral, depende da manutenção periódica que eles realizam. Nada mais justo do que reconhecer esse belo trabalho e ensinar um pouco mais dessa profissão para os alunos, que assim abrem suas mentes para as várias oportunidades do mercado desde cedo, investindo na experimentação lúdica e fugindo do cotidiano escolar que não chama tanta atenção!

Bellini Bellini
Post Author
Felipo Bellini
Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos - EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN. Na infância apresentei problemas de aprendizagem, o que me permitiu ter contato com diversas experiências para evoluir meu nível escolar, e no decorrer desse processo refletir a prática e interação como objetos necessários para a aquisição de conteúdo. Todo esse contato com as metodologias de aprendizagem e acompanhamento da minha família fez com que muito cedo assumisse minha primeira sala de aula, sendo monitor e depois professor em um curso pré-vestibular da cidade. O interesse na docência era claro, e com 17 anos entrei em Letras na UFRN. Participei desde o primeiro semestre de projetos de pesquisa e extensão; sendo os mais relacionados ao ensino o PIBID, o ÁGORA, o PROCEM e o Curso de Português para Estrangeiros com Cinema. Minha intenção era diversificar e experimentar o que estivesse ao meu alcance, afim de gerar o máximo de experiências na universidade. Por indicação consegui uma estadia para o País de Gales, no Reino Unido, onde fiquei durante 6 meses dando aula de português para estrangeiros na universidade de Cardiff, e recebi uma bolsa da CELTIC para cursar o nível C1 e um curso de literatura básico. No período fiz também o curso técnico de tradução acadêmica pela Cardiff Library (4 meses) e o de Counselor - Educational Issues (2 meses), o último me dando vivência dentro das escolas públicas do país. Após minha formação, em 2013, empreendi na área da educação, montando duas empresas. A primeira uma rede social para professores e alunos chamada TUTORA.ME, onde conseguimos a adesão de mais de 6 mil membros cadastrados, sendo mais de 25% deles ativos diariamente até o fim da plataforma no final de 2015. A segunda um cursinho popular chamado Garra-RN, onde o maior foco era o aprendizado dos alunos através da colaboração e aulas desafio. Esse método nos trouxe ótimos resultados na unidade de Goianinha, com mais de 70% dos alunos aprovados nos concursos públicos de interesse no fim de 2015 e início de 2016. Hoje posso dizer que minha maior motivação são as aulas que leciono no ensino público, onde sou concursado desde 2014. Adoro sair das aulas e ouvir dos alunos que eles tiveram a melhor aula até o momento. Minha busca está na transformação do espaço social e em como conseguir engajamento e metrificar a performance dos meus alunos através de suas atitudes pró-aprendizagem. Neste processo de formação docente que continuo passando encontrei no desenvolver da leitura e escrita com o alunado a resposta para precipícios sociais que nas dinâmicas e brincadeiras costumeiras das aulas de inglês não evidenciava. Passei a inserir dentro das aulas de inglês diversas atividades para resolver os problemas escolares e da comunidade, sempre na perspectiva do aluno. Foram desde cartas de protestos até fanpages para campanhas sociais. Pesquisas comunitárias, projetos de empreendedorismo e até um projeto de escola bilíngue que nas discussões me motivaram a seguir adiante e procurar o curso de Especialização do Ensino da Escrita, onde pretendo me aprimorar e retornar o máximo que puder para os meus alunos.

Comments

2 Comments
  1. posted by
    Maju
    dez 21, 2015 Reply

    Várias opções para ter uma aula bem divertida, eu imagino a bagunça nesse campeonato de avião de papel. Muito válido, aprender se divertindo é o ideal aprende de verdade, não apenas para fazer provas.

  2. posted by
    Victoria
    dez 21, 2015 Reply

    Onde há máquinas há mecânicos, então eles estão em todos os lugares. São peças fundamentais em cada item gerado ou produzido. Parabéns ao s mecânicos pelo seu dia!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *