Dia do Ministério Público – Guia de atividades

0
472
dia do ministério público

Oi, gente! Tudo bem? O texto de agora vai falar sobre o dia do Ministério Público. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

14 de dezembro – Dia do Ministério Público – Guia de atividades

Nessa data, em 1981, foi editada a lei Complementar n° 40, que disciplinava a atuação do Ministério Público. A nova lei foi reformulada e substituiu a antiga lei Orgânica Nacional do Ministério Público. Assim, esta data traz para a sala de aula a oportunidade de trabalhar aspectos históricos do nosso continente. Os alunos serão estimulados a desenvolverem textos jornalístico, ao mesmo tempo que são introduzidos a valores históricos e culturais da escrita jornalística.

dia do ministério público

Nesta atividade os professores e/ou pedagogos poderão trabalhar as disciplinas de português e história.

Brainstorm sobre o dia do Ministério Público

Para o nosso brainstorm sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor irá apresentar aos alunos o tema da data comemorativa: o dia do Ministério Público. Dispondo de diversas imagens e material visual sobre o tema, o professor poderá discutir em sala de aula a relevância do tema na nossa sociedade.

Uma discussão sobre o tema será estimulada como um debate entre os alunos. O professor deverá anotar no quadro todas as dúvidas e ideias que os alunos expuserem sobre o tema.

dia do ministério público

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Atividade de Leitura sobre o dia do Ministério Público

Os alunos deverão criar o “Jornalzinho do Dia do Ministério Público”. Esta atividade será composta pela fase de leitura e produção textual. Em um primeiro momento, o professor irá dividir os alunos em grupos que serão responsáveis por diferentes partes do jornal como: manchetes, notícias, entrevistas, história do Dia do Ministério Público, dentre outros. Cada grupo deverá pesquisar online sobre o seu tema e sobre como desenvolver um texto jornalístico.

O professor de português irá explicar sobre o gênero jornalístico, permitindo uma pesquisa mais direcionada. Por sua vez, o professor de história poderá guiar os alunos pelos aspectos históricos desta data. Todos os alunos deverão anotar as principais informações coletadas na pesquisa.

Produção escrita sobre o dia do Ministério Público

Para a produção textual, os alunos ainda em seus grupos deverão produzir os textos jornalísticos contando a história do Dia do Ministério Público. Através da metodologia de escrita jornalística os alunos utilizarão a pesquisa online como base para o desenvolvimento dos textos.

Em seguida, com o auxílio do professor de informática, os alunos criaram o corpo e a arte do jornal. Os alunos poderão criar imagens, gráficos, dentre outros. O jornal poderá ser impresso na própria escola, sem necessidade de ser colorido ou poderá ser enviado para impressão em uma gráfica.

dia do ministério público

Feedback sobre o dia do Ministério Público

Por fim, para avaliar a atividade os alunos deverão ler na íntegra todos os textos jornalísticos produzidos. Em sequencia deverão classificar o jornalzinho com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book). Uma discussão final será guiada pelo professor onde cada aluno poderá falar espontaneamente sobre a satisfação com esta atividade e tudo o que aprendeu.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado me acompanhar até aqui. Espero que tenha gostado! Você também pode gostar do texto sobre justiça social! Deixe aqui sua opinião e suas sugestões nos comentários. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here