Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim! Hoje o tema abordado será o Dia do Operador de Telemarketing. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos respectivos links. Desde já lhe agradeço a visita e desejo uma boa leitura!

Dia do Panificador– 8 de julho

O dia do panificador (também conhecido como O dia do Padeiro) acontece em 8 de julho. A celebração deste dia é uma de Portugal, país que venera Santa Isabel – a padroeira de todos os padeiros e panificadores portugueses. No mesmo dia da Santa acontece também o dia dos panificadores, e não é à toa.

A data segue a mesma ideia do Dia do Operador de Telemarketing, onde o você possuirá a oportunidade de trabalhar mais uma vez o mundo das profissões. É muito bom que os alunos possam ter contato com diversos ramos de trabalhos desde cedo, pois isso aumenta o conhecimento de mundo e previne possíveis preconceitos.

  Ao desenvolver as atividades relativas ao Dia do Panificador, serão instigadas as habilidades de escrita, leitura, cognição e trabalhos manuais. Já as disciplinas contempladas poderão ser Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes.

Brainstorm

Para a oficina de ideias os aspectos históricos do panificador e do próprio pão serão abordados. Para os alunos do Ensino Fundamental I, seria interessante você mostrar este vídeo aos pequenos. Para os alunos do Ensino Fundamental II, indico essa opção de vídeo.

Essa reportagem poderá ser mostrado para ambos os públicos. Com fins de informar você professor, deixo um link de uma matéria do site Uol Educação, chamada “Breve História do Pão”.

É importante que dispor de elementos visuais que estimulem a imaginação dos alunos, tal como imagens, panfletos de padarias e até mesmo pães propriamente ditos. Em um único papel, os alunos deverão anotar todas as informações que sabem sobre a profissão de panificador. Em seguida, esta produção será lida em voz alta para toda a classe.

Atividade de Leitura

A atividade de leitura será realizada com gêneros textuais de receita. Os alunos deverão pesquisar online, no laboratório de informática ou em seus próprios dispositivos móveis as receitas de pães que mais gostarem. Com relação aos aspectos científicos dos pães, nada melhor do que um professor de ciências para ensinar e explicar para toda a classe.

Produção Textual

Para a atividade de produção textual deixe a turma dividida em grupos. Cada qual deverá criar um pequeno livro de receitas, que, em sua introdução, deverá contar história do panificador. A seguir os grupos deverão criar um cartaz cada um e apresentá-lo diante da classe. No passo seguinte seja “um tribunal eleitoral” e coordene uma eleição sobre a melhor receita.

A votação estimula a ideia de que eles deverão se esforçar para caprichar na receita e em sua apresentação. Entretanto, sugiro que o ambiente seja colaborativo e não exatamente algo competitivo. Todos devem sair ganhando em termos de conhecimento e compreensão sobre a profissão de panificador.

Produção Textual

No “grand finale” a turma irá até a cantina e colocará as mãos na massa, literalmente, para produzir as receitas escolhidas nas fases iniciais. No momento do lanche, os alunos deverão avaliar a atividade com a ferramenta de faces (ver página final deste ebook), enquanto conversam sobre o que aprenderam e trocam experiencias saboreando do próprio trabalho realizado.

Compre a apostila completa para atividades com datas comemorativas para o mês de julho!

Este e mais 30 materiais ainda mais completos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3

APENAS 10 REAIS!


1 COMMENT

  1. Olá! Acompanho o site de você e assim como no post sobre o dia do operador de telemarketing e do engenheiro ambiental, eu fico feliz por abordarem as profissões do cotidiano que muitas vezes são ignoradas por boa parte da sociedade. É interessante ver sob uma ótica histórica a evolução da profissão e o motivo dela existir.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here