0 Shares 89 Views

Dia do Telefone: atividades e experimentos para sala de aula

Bellini Bellini
mar 10, 2016
89 Views

Dia do Telefone: quatro atividades e experimentos legais para execução em sala de aula

Alô! Professor; é você? Que bom poder falar contigo, ainda mais quando o assunto em questão é o dia do telefone, comemorado em 10 de março. Tal aqualquerparelho facilitador da vida humana é responsável por aproximar-nos uns aos outros independentemente de  distância e foi criado por um escocês chamado Alexander Graham Bell, nascido em 1847, falecido em 1922. Sua principal função é transformar o som em sinais elétricos e levá-lo a longas distâncias para que o som seja ouvido por quem quer que seja.

dia do telefone

Pensando nisso, para valorizar a criação desse grandioso invento, você poderá contar com cinco atividades para desenvolver em sala de aula sobre o referido tema.

Telefone com barbante

Materiais necessários:

  • Dois copos descartáveis.
  • Um rolo de Barbante.
  • Dois clipes para cada telefone.
  • Um lápis para cada aluno.

Passo-a-passo:

  • Faça um furo com o lápis no fundo do copo.
  • Passe a ponta do barbante pelo fundo do copo e, na sequência, amarre o clipe na ponta do barbante que está dentro do copo.
  • Repita todo o procedimento na outra ponta do barbante.
  • Chame um amigo, peça para ele colocar um dos copos no ouvido e depois estique o barbante e comece a falar do outro lado.

Explicação:

Quando falamos nós produzimos vibrações no ar e automaticamente o copo também irá vibrar, fazendo com que essas vibrações sejam transmitidas através do barbante até chegar em sua outra extremidade e se manifestar no copo, fazendo com que a sua voz possa ser ouvida do outro lado da linha. É importante ressaltar que para o som ser transmitido da melhor forma possível faz-se necessário manter o barbante esticado.

Desenhos para colorir e outras atividades

No seguinte endereço você irá se deparar com desenhos para colorir que podem ser impressos e utilizados em sala de aula. Existe desde a versão “arcaica” do telefone até o modelo sem fio. É interessante mostrar para as crianças a evolução do aparelho e, através desses desenhos para colorir e outras atividades, essa tarefa será de fácil entendimento para os pequenos.

http://www.smartkids.com.br/data/10-marco-dia-do-telefone/relacionados

Jogo da memória sobre a evolução dos telefones

Para que não lhe faltem opções relativas ao Dia do Telefone; segue mais uma atividade lúdica a qual você professor poderá utilizar em sala de aula a fim de familiarizar cada vez mais as crianças para com a importância desta brilhante invenção.

Criamos um jogo da memória que também poderá ser colorido, garantindo a diversão total dos pequenos que estarão em contato com seis modelos de telefones diferentes, que mostram de modo simples, educativo e lúdico a trajetória da evolução tecnológica que o aparelho percorreu ao longo de pouco mais de um século.

Tudo o que você precisa fazer é realizar o download do arquivo que está em JPEG e conta com o formato A4, ou seja, já está pronto para a impressão.

Jogo da memória oficial para imprimir
Experimento: a propagação do som

Algo direta e intrinsecamente ligado ao telefone é o som. E para entender melhor como ele se propaga; nada melhor do que um experimento prático muito simples!

Basicamente, o som é mais rápido na água e no solo porque as partículas estão muito mais próximas do que no ar. Essa é uma das razões pelas quais índios americanos colocavam o ouvido no chão a fim de detectar um eminente ataque da cavalaria norte-americana; um fato histórico incrível!

Para a realização dessa atividade você precisa utilizar uma área relativamente extensa. Uma quadra ou pátio são opções interessantes. O material necessário é simplesmente um telefone com fio, que inclusive, é a primeira atividade desenvolvida neste artigo.

A ideia principal é tentar descobrir qual método será o melhor para comunicar-se a “longas distâncias”: usar o telefone com fio ou falar?

Você deverá comunicar-se mantendo o mesmo tom de voz em uma curta distância para com os alunos. É importante que todos mantenham o mesmo volume vocal. Aos poucos essa distância deverá aumentar, até que em dado momento somente uma das opções poderá ser ouvida. Lembre-se de manter o barbante do telefone esticado. Para isso pode haver opções de tamanhos diferentes. O cumprimento total só depende da altura de voz escolhida.

Brincadeira: telefone sem fio!

Essa é uma das brincadeiras infantis mais clássicas que existem. É uma alternativa muito divertida para comemorar o dia do telefone. Qual a sua importância? Mostrar-nos que antes do aparecimento do telefone a comunicação se dava por meio de cartas e de recados. E quando o assunto é “recados”, nem sempre a mensagem é entregue do mesmo jeito que foi emitida.

Agora vamos ao passo-a-passo:

  • Disponha toda a turma em um círculo.
  • Escolha um aluno e diga-lhe uma mensagem. Ele deve passa-la para o colega ao seu lado (da esquerda ou direita).
  • O processo de repasse da mensagem continua, até que quando chegar na última pessoa a frase deverá ser dita em voz alta.
  • Se a idade das crianças for inferior, isto é, de três a cinco anos, opte por palavras ou frases curtas.

Provavelmente os dizeres finais serão muito diferentes da mensagem original, o que garante a diversão da turma!

Aproveitando o gancho, é exatamente essa a visão que você deve passar aos alunos. Apesar de a escrita ser essencial para o ser humano, durante muito tempo o analfabetismo reinou em todo o mundo. Além do mais, cartas podiam demorar meses para serem entregues. Como se não bastasse, esse tipo de comunicação depende muito da sincronia entre as partes, isto é; da capacidade de expressar-se literariamente e a de interpretar os textos.

Nesse sentido, o telefone facilitou e muito a vida das pessoas, das organizações e da sociedade em geral. Primeiro porque a comunicação é rápida e rompe barreiras de distância, e, segundo porque os equívocos de linguagem podem ser rapidamente resolvidos, sendo possível perceber o verdadeiro sentimento ou humor da pessoa que está do outro lado da linha,  através do seu tom de voz.

Já pensou como seria equivocar-se numa carta e ter de esperar mais um mês para que seu pedido de desculpas fosse recebido pela outra parte? A partir desse simples exemplo esperamos que você consiga mostrar aos alunos a importância deste fascinante invento, o telefone!

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares155 views1
Educação Especial
7 shares155 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category