Olá, pessoal! Hoje o nosso roteiro de atividades é sobre o Dia dos Pais. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia dos Pais – 13 de agosto

O dia dos pais é uma grande oportunidade para trabalhar habilidades não exploradas pelos alunos, além de garantir uma homenagem para os seus pais.

Por isso, sugerimos uma oficina de fotografia, onde os alunos poderão criar composições para o presente do dia dos pais. Em um formato inovador, os alunos se sentirão autores do próprio conhecimento e orgulhosos de produzirem um agrado para os seus pais.

Nesta atividade iremos trabalhar com recursos visuais e transpor as paredes da sala de aula. Os professos e/ou pedagogos poderão utilizar esta atividade nas aulas de português e artes.

Brainstorm

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito DIA DOS PAIS. Os alunos serão convidados a contarem um pouco mais sobre o seu pai. Em seguida os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz como gostariam de presentear o seu pai.

Ao final da atividade, o professor deverá procurar a palavra foto ou fotografia ou porta retrato no cartaz e sugerir que este dia será comemorado em sala de aula com uma oficina de fotografia para os pais.

Atividade de Aprendizagem

Para a atividade de aprendizagem os alunos serão apresentados a um fotógrafo profissional. De maneira descontraída o fotógrafo deverá contar para os alunos a história da fotografia, o que faz um fotógrafo, como é o seu dia de trabalho, em quais locais ele gosta de fotografar, como montar uma boa cena para a foto, como compor fotos, como revelar ou imprimir as fotos.O profissional poderá dispor de imagens ilustrativas, fotografias e equipamentos.

Produção Artística

Nesta atividade os alunos serão convidados a um passeio com o professor em um parque próximo da escola. O fotógrafo convidado também deverá os acompanhar. No parque, o profissional passará para os alunos informações sobre os melhores locais para fotografias.

Os alunos serão convidados a fotografar com os seus celulares as cenas escolhidas. Em seguida o fotógrafo irá tirar fotos de cada aluno. As fotos deverão ser impressas e os alunos seguirão para a segunda fase da produção artística.

Em um segundo momento, os alunos receberão as fotos tiradas por eles e pelo fotógrafo e deverão criar um álbum de fotos para o dia dos pais. Os alunos deverão escrever seu nome na capa do álbum, destacado que criaram as imagens ali representadas.

Cada aluno receberá um álbum simples que deverá ser decorado de acordo com o seu gosto. Recursos como fitas coloridas, canetas coloridas, cola, figuras, papeis coloridas, tesoura e purpurina estarão à disposição.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos irão classificar a atividade com alguma das ferramentas de feedback deste e-book. Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura).

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. Oi. Ah, o dia dos pais. É uma data extremamente importante para todas as famílias, assim como o dia das mães. Ambos tem um valor muito forte no que tange a família. Além de ter a possibilidade de criar uma homenagem maravilhosa e se unir mais aos pais, os alunos têm a oportunidade de exercitar sua criatividade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here