Olá, pessoal! Hoje o nosso roteiro de atividades é sobre o Dia Nacional das Artes. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia Nacional das Artes – 12 de agosto

O mês de agosto é rico em datas que incentivam os movimentos artísticos e a expressão cultural.

Assim, seguindo esta temática, o dia Nacional das Artes ira desenvolver habilidades cognitivas, de ritmo, escrita, criatividade além de introduzir um novo conhecimento sobre arte, visitando um museu.

As disciplinas de português, artes, história, inglês e espanhol poderão ser beneficiadas com esta data.

Brainstorm

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito ARTE. Os alunos receberão papeis em branco, tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem todos os tipos de arte que eles acreditam que existem.

Cada aluno irá colar suas folhas no grande cartaz, contando para a turma tudo o que sabe sobre a arte e tudo o que gostariam de aprender.

Atividade de Aprendizagem

Para a atividade de aprendizagem, o professor de artes será convidado para um momento com os alunos. Com a turma disposta em círculo, o professor de artes irá contar a história da arte, mostrando livros texto, figuras e até mesmo esculturas.

Em seguida, os alunos serão convidados para uma visita em alguma exposição artística na cidade.

Produção Artística

Através da atividade de aprendizagem os alunos terão mais conhecimento sobre o que é arte. Por isso, serão convidados a desenvolverem a “Mostra artística da turma”, onde estarão livres para criar o tipo de arte com o qual mais se identificaram. Os alunos receberão diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros.

O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento artístico nos alunos. Diversos tipos de arte poderão ser criados. Como exemplo podemos citar pinturas, desenhos, quadros, esculturas, artesanatos, textos, poesias, músicas, teatro, dentre outros.

Feedback

Para a atividade de feedback os alunos irão expor a sua arte na própria sala de aula, convidando outros colegas e professores a visitarem a “Mostra artística da turma”. Os aspectos artísticos incorporados nesta atividade poderão ser passados aos visitantes, onde os próprios alunos explicarão a sua artes.

Sugerimos a utilização de alguma das ferramentas de feedback expostas no final deste ebook. Além disso, cada aluno poderá fazer análise crítica do que foi produzido e da satisfação que teve com a atividade. As peças criadas poderão ser levadas para a casa do aluno.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. Muito bom! Desenvolver o cognitivo das crianças desde cedo é uma coisa essencial. Gostaria de acrescentar que a releitura de obras famosas com a explicação do contexto histórico delas também ajuda no entendimento da importância da arte tanto no meio social quanto econômico. Abraços.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here