Fala, pessoal. Tudo bem? Hoje falaremos sobre o Dia Nacional do Combate ao Fumo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia Nacional do Combate ao Fumo – 29 de agosto

O dia Nacional do Combate ao Fumo é uma data oportuna para trabalhar o tema saúde em sala de aula. O fumo está associado a diversas doenças como o câncer. Estudos demonstram que o cigarro é responsável por uma em cada 10 mortes no mundo.

Por isso, e em vista da Programa Nacional de Combate ao Tabagismo se faz pertinente trabalhar em sala de aula hábitos saudáveis e introduzir aos alunos temas desta relevância.

Nesta atividade, textos base do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) poderão ser abordados em sala de aula. Disciplinas como português, ciências, informática e línguas se beneficiarão desta metodologia.

Brainstorm

Para o nosso brainstorm sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor irá apresentar aos alunos diferentes panfletos e cartazes do Ministério da Saúde e do INCA contra o tabagismo. Como sugestão, o professor poderá encontrar material neste link.

Uma discussão sobre o tema será estimulada como um debate entre os alunos. O professor deverá anotar no quadro todas as dúvidas e ideias que os alunos expuserem sobre o tabagismo.

Atividade de Leitura

Como o público desta atividade são as crianças, seria interessante trabalhar com ela os efeitos do fumo, mas sobretudo os efeitos do fumo nas crianças, conscientizando os alunos deste vício e trazendo para a sala de aula um elemento de aproximação com o tema. Os esforços do Governo Brasileiro para combater o fumo também poderão ser abordados na atividade de leitura.

Os alunos também serão estimulados a pesquisarem sobre os efeitos do cigarro no corpo, doenças associadas ao cigarro e todos os malefícios do hábito tabagista. A pesquisa poderá ser online ou na biblioteca da escola e o professor de ciência será convidado a auxiliar os alunos.

Produção Textual

Para a produção textual, os alunos deverão criar um texto para panfletos informativos sobre os malefícios do cigarro. Além disso, os alunos serão convidados a desenvolverem a arte dos panfletos utilizando o programa PowerPoint do pacote Microsoft Office, com o auxílio do professor de informática no laboratório de informática. Poderão ser criados diversos modelos de panfletos utilizando recursos visuais como um pulmão saudável versus um pulmão doente devido ao cigarro.

Todas as informações coletadas durante a atividade de leitura serão úteis neste momento. O professor de ciências também poderá direcionar a escrita dos panfletos, abordando os agravos à saúde e as consequências do cigarro no corpo humano. Além disso, esta atividade é possível de ser abordada também nas aulas de inglês ou espanhol, onde os alunos poderão traduzir os panfletos e explica-los (em inglês ou espanhol) para toda a turma.

Com o auxílio dos professores, os panfletos deverão ser mandados para uma gráfica afim de finalizar a sua confecção. Seria interessante colocar o nome da turma e o ano que foi criado o panfleto, bem como que é uma atividade sobre o dia Nacional do Combate ao Fumo.

Feedback

Para a atividade de feedback, os alunos deverão distribuir os panfletos criados na escola, nas redondezas e também em seu bairro. O feedback será dado pela opinião das pessoas que receberem os panfletos.

Cada aluno deverá anotar as reações, elogios e comentários que forem feitos ao distribuírem os panfletos. Em um segundo momento os alunos poderão apresentar estes comentários na sala de aula para todos os seus colegas.

 

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!


 

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

1 COMMENT

  1. Talvez muitos dos parentes dos alunos fumam e isso pode causar prejuízos à saúde do aluno. Além disso, o vício pode ser incentivado indiretamente para o aluno que entra no tabagismo inocentemente. Por isso é bastante importante trabalhar esse assunto na sala de aula. Ótima ideia!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here