Olá, pessoal! Tudo bem? O tema da vez é o dia nacional do Livro. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

29 de outubro – Dia Nacional do Livro – Roteiro de atividades

 O dia do Nacional do Livro é uma ótima oportunidade para abordar os diversos aspectos da leitura, assim como o retorno que ela traz para o ensino-aprendizado em todas as suas facetas. Os alunos poderão incrementar os seus gostos pela leitura de diversos temas, ressaltando a importância do livro para formação do aluno.

Dia Nacional do Livro

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual, pensamento crítico, e criatividade dos alunos. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, literatura e pedagogos.

Brainstorm sobre o dia nacional do Livro

Para o nosso brainstorm sugerimos que o professor leve para a sala de aula diversos exemplares de livros. Com os alunos reunidos em um círculo, o professor da disciplina ou pedagogo deverá perguntar aos alunos tudo o que eles sabem sobre livro. Em uma conversa descontraída o professor poderá introduzir a história do livro e das palavras. Em seguida, cada aluno deverá anotar no quadro o que gostaria de aprender sobre este tema.

Dia Nacional do Livro

Atividade de Leitura sobre o dia nacional do Livro

Para a atividade de leitura sugerimos que os alunos sejam conduzidos à biblioteca da escola. Neste momento, o contato direto com a leitura será benéfico para a construção de hábitos de leitura com os alunos.

Cada aluno estará livre para escolher o tipo de leitura que preferir da biblioteca, sobre qualquer temática. O importante é que os alunos leiam o livro e entre em contado com ele. Em seguida, uma pesquisa online também poderá ser conduzida, sobre a história do livro e da escrita, com anotação dos achados mais importantes.

Dia Nacional do Livro

Produção Textual sobre o dia nacional do Livro

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por montar um grande cartaz sobre “A importância do Livro na Escola”. Os alunos poderão utilizar imagens ou desenhar no próprio cartaz, escrevendo em tópicos o que aprenderam. Elementos da literatura, história que os alunos tiveram a oportunidade de ler poderão ser introduzidos em todos os trabalhos e os alunos deverão dispor de recursos visuais, revistas, cola, canetas coloridas, tecido e tinta. Neste momento, a expressão artística dos alunos poderá ultrapassar o cartaz e chegar até a sua expressão individual, fala e reconhecimento literário.

Dia Nacional do Livro

Feedback sobre o dia nacional do Livro

Para a atividade de feedback, os alunos poderão montar uma feira no pátio da escola com o tema essa data comemorativa. Nesta feira estarão dispostos os cartazes confeccionados pelos grupos, onde os alunos poderão explicar para os visitantes um pouco mais sobre a história desse objeto tão importante.

Cada aluno e/ou visitante poderá classificar a feira com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), expressando sua satisfação com o tema apresentado.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais

Obrigado por nos acompanhar até aqui. Confira nossos outros planos de aulas sobre datas comemorativas.

 

COMPARTILHE
Artigos anterioresDia do Servidor Público – Roteiro de atividades
Próximo artigoComo Estrelas na Terra – Resumo do Filme para Professores

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here