0 Shares 683 Views 2 Comments

Dicas para você fazer uma boa prova didática

Alana Driziê
abr 26, 2017
683 Views 2

Todo professor, quando se inscreve para uma vaga para lecionar em uma escola privada – ou até, quando se inscreve em um concurso público federal em sua área -, se depara com uma etapa chamada “Prova Didática“. Este é o momento em que o candidato terá de mostrar sua capacidade docente por meio da realização de uma simulação de aula, além de responder algumas indagações. Tudo isso frente a frente com uma banca examinadora, que pode variar de 2 até mesmo 6 membros. Para muitos, este é um momento que causa extrema ansiedade, não é mesmo?

As regras, o tempo estipulado e os editais diferem muito no contexto nacional. Por isso, é importante que você esteja sempre antenado com o que é pedido pela banca do processo seletivo específico ao qual você se inscreveu.

Algumas dicas gerais para esse momento são:

  • Prepare-se anteriormente
    • E não apenas um dia antes da prova, após o sorteio da temática
  • Procure estar confortável
    • Tanto nas vestimentas que estiver usando como em quesitos como ansiedade
  • Faça um bom plano de aula
    • Ele também faz parte da avaliação e ajuda muito a organizar mentalmente sua apresentação
  • Recorte o tema sorteado dentro do tempo estipulado de aula
    • Escolha algum tópico dentro do tema que você domine mais ou que possa dialogar com alguma questão social interessante
  • Faça contato com a banca por meio do olhar, para mostrar confiança
    • Um erro muito comum consta em olhar apenas para o quadro ou para os recursos ou, pior, para o chão, rs
  • Utilize o tempo disposto no edital para a sua aula
    • Nem use menos tempo nem ultrapasse o limite de tempo de sua prova, isso geralmente leva à desclassificação do candidato

No vídeo abaixo, vamos tirar algumas dúvidas sobre o que (não) fazer em concursos públicos ou privados que contém a prova didática como parte do processo seletivo.

Fique a vontade para comentar nesta publicação ou no vídeo para tirar suas dúvidas acerca desse tipo de prova. Esperamos que, com esse diálogo, você possa resgatar boas dicas para futuras oportunidades como docente!

O canal Carreira Universitária, fonte do vídeo acima, foi criado para discutir ideias, refletir sobre e apresentar dicas acerca da vida acadêmica e, mais especificamente, da Carreira Universitária. Você encontrará nele vídeos sobre pesquisa e ensino voltados para – futuros ou já – docentes do Ensino Superior.

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
67 views
Filósofos da Educação
67 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
107 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
125 views
Resenhas Literárias
125 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

2 Comentários

  1. 1. Olá!! Acabei de acessar o blog, e já estou me identificando bastante!! Sou graduando em engenharia elétrica, e o meu plano é justamente prestar algum curso para seguir a carreira acadêmica quando acabar o curso. Espero chegar na prova didática, hahaha. Mas, mesmo que não chegue, valeu muito a pena assistir ao vídeo da Alana, por que já deu para começar prever alguns probleminhas. Dois pontos muito interessantes e que estão interligados são: O plano de aula e o nervosismo. Imagino que, fazer uma prova didática deve trazer a mesma sensação de medo e ansiedade do primeiro seminário, ou da primeira defesa de monografia: “Aquele tanto de doutor e PHd me julgando”. Mas, focar bastante no plano de aula e ter total certeza de que ele corresponde às exigências da banca, com certeza vão fazer você tirar o foco do nervosismo. Acredito que um plano de aula bem elaborado, aumento sua confiança para apresentação e com uma boa confiança e conteúdo, a chance de dar certo é muito maior!! Muito obrigado pelas dicas!!

    Reply
    • Felipe, fico muito feliz em ter colaborado com você! É isso mesmo, o nervosismo acaba afetando muito esse processo, por isso é bom já ir se organizando e se preparando para que ele seja diminuído ao menor possível. Obrigada pelo comentário! Abraços e sucesso.

      Reply

Deixe uma resposta