Dicas para você fazer uma boa prova didática

9
6869

Todo professor, quando se inscreve para uma vaga para lecionar em uma escola privada – ou até, quando se inscreve em um concurso público federal em sua área -, se depara com uma etapa chamada “Prova Didática“. Este é o momento em que o candidato terá de mostrar sua capacidade docente por meio da realização de uma simulação de aula, além de responder algumas indagações. Tudo isso frente a frente com uma banca examinadora, que pode variar de 2 até mesmo 6 membros. Para muitos, este é um momento que causa extrema ansiedade, não é mesmo?

As regras, o tempo estipulado e os editais diferem muito no contexto nacional. Por isso, é importante que você esteja sempre antenado com o que é pedido pela banca do processo seletivo específico ao qual você se inscreveu.

Algumas dicas gerais para esse momento são:

  • Prepare-se anteriormente
    • E não apenas um dia antes da prova, após o sorteio da temática
  • Procure estar confortável
    • Tanto nas vestimentas que estiver usando como em quesitos como ansiedade
  • Faça um bom plano de aula
    • Ele também faz parte da avaliação e ajuda muito a organizar mentalmente sua apresentação
  • Recorte o tema sorteado dentro do tempo estipulado de aula
    • Escolha algum tópico dentro do tema que você domine mais ou que possa dialogar com alguma questão social interessante
  • Faça contato com a banca por meio do olhar, para mostrar confiança
    • Um erro muito comum consta em olhar apenas para o quadro ou para os recursos ou, pior, para o chão, rs
  • Utilize o tempo disposto no edital para a sua aula
    • Nem use menos tempo nem ultrapasse o limite de tempo de sua prova, isso geralmente leva à desclassificação do candidato

No vídeo abaixo, vamos tirar algumas dúvidas sobre o que (não) fazer em concursos públicos ou privados que contém a prova didática como parte do processo seletivo.

Fique a vontade para comentar nesta publicação ou no vídeo para tirar suas dúvidas acerca desse tipo de prova. Esperamos que, com esse diálogo, você possa resgatar boas dicas para futuras oportunidades como docente!

O canal Carreira Universitária, fonte do vídeo acima, foi criado para discutir ideias, refletir sobre e apresentar dicas acerca da vida acadêmica e, mais especificamente, da Carreira Universitária. Você encontrará nele vídeos sobre pesquisa e ensino voltados para – futuros ou já – docentes do Ensino Superior.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

9 COMENTÁRIOS

  1. 1. Olá!! Acabei de acessar o blog, e já estou me identificando bastante!! Sou graduando em engenharia elétrica, e o meu plano é justamente prestar algum curso para seguir a carreira acadêmica quando acabar o curso. Espero chegar na prova didática, hahaha. Mas, mesmo que não chegue, valeu muito a pena assistir ao vídeo da Alana, por que já deu para começar prever alguns probleminhas. Dois pontos muito interessantes e que estão interligados são: O plano de aula e o nervosismo. Imagino que, fazer uma prova didática deve trazer a mesma sensação de medo e ansiedade do primeiro seminário, ou da primeira defesa de monografia: “Aquele tanto de doutor e PHd me julgando”. Mas, focar bastante no plano de aula e ter total certeza de que ele corresponde às exigências da banca, com certeza vão fazer você tirar o foco do nervosismo. Acredito que um plano de aula bem elaborado, aumento sua confiança para apresentação e com uma boa confiança e conteúdo, a chance de dar certo é muito maior!! Muito obrigado pelas dicas!!

    • Felipe, fico muito feliz em ter colaborado com você! É isso mesmo, o nervosismo acaba afetando muito esse processo, por isso é bom já ir se organizando e se preparando para que ele seja diminuído ao menor possível. Obrigada pelo comentário! Abraços e sucesso.

  2. gostaria de ver um video de uma pessoa passando por uma banca para lecionar e mostrando seu plano de aula…dessa forma vc estaria ajudando a todos aqui !!!

  3. Gostei muito das dicas! Estou participando de um concurso da UESPI para professor do Magistério Superior e já vou para prova didática. Agora pergunto: tem algumas dicas para elaboração do plano de aula? Obrigado!

  4. Olá! Queria dicas de prova didática utilizando só a lousa. Podemos levar anotações em papel ou até mesmo o notebook para lembrar da ordem dos pontos principais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here