Você já parou para pensar em como uma dinâmica para trabalhar valores em sala de aula pode ser significativa para passar um conceito, um olhar e vencer o bulling e o preconceito no espaço escolar?

Dinâmica para trabalhar valores

Pois é, dinâmicas são excelentes para tratar não somente de brainstorms de aprendizagem, mas ensinar valores, por isso reservamos esse momento para apresentar 10 Dinâmicas para trabalhar valores em sala de aula:

Dinâmica dos valores: Domínio próprio

Nossos valores em determinadas situações acabam chegando antes mesmo do nosso olá, por isso a dinâmica do domínio próprio ensina que a harmonia é o melhor cartão de visitas.

Recursos para dinâmica defeitos e virtudes

  • bexigas coloridas

Execução da dinâmica defeitos e virtudes

  1. cada participante deve receber uma bexiga
  2. Cada um deverá encher sua bexiga o máximo que conseguir, sem segurar e sem estourá-las.
  3. Ao final, mesmo com muito cuidado, muitas bexigas terão sido estouradas

Finalize a dinâmica explicando da seguinte forma: se paro de encher a bexiga contento-me com algo pequeno talvez por medo. Se encho demais e estouro eu erro pois, exagero seja na raiva, nas expectativas… Se controlo a situação eu tenho uma bela bexiga. Devemos sempre encontrar nosso ponto de equilíbrio em tudo o que fazemos.

Dinâmicas de valores: Eu construo

A dinâmica eu construo  está voltada ao valor das nossas conquistas durante toda nossa vida.  Muitas coisas acontecem que nos fazem esquecer nossa criatividade num canto escuro da nossa personalidade. Mas, lembre-se que a qualquer momento é tempo de mudar e fazer acontecer novamente.

Recursos para a dinâmica eu construo

  • páginas de jornais

execução da dinâmica eu construo

  1. Cada participante deverá receber uma página de jornal
  2. Propõe-se uma troca entre os participantes são de onde eles podem aceitar ou não eles podem trocar seguindo as instruções do facilitador: uma folha amassada por uma foto mais bonita, uma tira de jornal por meia página. Em seguida todos devem construir algo com a folha que possui. Depois alguns participantes podem explicar o que construíram.

É importante sabermos que a criatividade existe em todos nós E isso nos permite construir qualquer coisa de valor nessa vida, basta desejar e começar agora.

Dinâmica de valores: Comunicação eficaz

A fala é um dos recursos de maior impacto na vida de qualquer ser humano e a comunicação eficaz faz parte dos valores que queremos tratar. Comunicar-se de maneira harmoniosa pode causar mais impactos positivos do que se quer imaginamos.

Recursos para dinâmica de comunicação eficaz

  • folha de sulfite

Passo a passo para realizar essa dinâmica para ensinar valores:

  1. cada participante deverá receber uma folha de sulfite
  2. explique que esta folha representa cada um
  3. neste momento, todos devem aproximar as folhas de seus ouvidos e balançar
  4. ao ouvir os barulhos que as folhas fazem o dirigente deve explicar que todos nós temos alguns barulhos quando estamos nervosos, estressados ou cansados
  5. o exercício a ser realizado é amassar esses sentimentos desgastantes com as mãos do amor
  6. peça para que todos os participantes desamassem suas folhas e balancem-nas próximo aos ouvidos, e não se ouvirá mais barulho.

Só conseguimos nos comunicar de forma eficaz quando estamos em harmonia com nós mesmos. O exercício da dinâmica da comunicação eficaz sugere que é importante que tenhamos cuidado e amor primeiro com os nossos sentimentos, assim, será mais fácil cuidar do sentimento de outros a nossa volta.

 Dinâmicas de valores: alfabeto da amizade

A amizade sem dúvida é um dos primeiros valores que aprendemos a cultivar, a dinâmica do alfabeto da amizade, é uma ferramenta que faz vir a tona situações que devido a falta de tempo acabamos esquecendo.

Recursos para dinâmica do alfabeto da amizade

  • folha de sulfite
  • lápis

 Execução da dinâmica alfabeto da amizade

  1. distribua as folhas aos participantes
  2. solicite a eles que desenvolvam o seu alfabeto da Amizade
  3. em seguida sugeria que alguns leiam os seus alfabetos comparando suas palavras

Essa dinâmica pode ser aplica em várias situações e com vários grupos diferentes, independente da idade. Seu maior objetivo é que o grupo relembre pontos  fortes que os fazem cultivar amizades.

Dinâmica de Valores: Foto Linguagem

Conhecer o mundo do outro, a dinâmica da foto linguagem diz respeito aos valores intrínsecos de cada participante. Através das imagens, eles conseguem transmitir ao grupo vivências pessoais.

Recursos para dinâmica da foto linguagem

  • imagens de jornais ou revistas espalhadas pela sala

Execução da dinâmica de foto linguagem

  1. os participantes devem passear pela sala e escolherem duas fotos que tenham ligações com ela em seguida
  2. Peça aos participantes para esclarecerem o porquê das escolhas quais sentimentos elas provocam e porquê

Ressalte ao grupo que sempre podemos conhecer algo novo sobre o outro, e que muitas vezes não conhecemos nenhuma parte da vida das pessoas com as quais convivemos, e estar ciente dessas deficiências torna nossa comunicação e nosso dia a dia muito melhor.

Dinâmicas de valores: Conhecimento mútuo

Respeito e admiração são conquistados no nosso convívio, por isso, a dinâmica do conhecimento mútuo deve ser trabalhada a fim de que os participantes descubram particularidades da vida dos colegas. É importante também para trabalhar o pré julgamento que fazemos.

Recursos para a dinâmica do conhecimento mútuo

  • folhas de sulfite
  • lápis ou caneta

Execução da dinâmica para trabalhar valores: conhecimento Mútuo

  1. peça para cada participante escrever na folha em letra de forma coisas sobre ele sem se identificar
  2. o dirigente deverá recolher as folhas e distribuídas aleatoriamente
  3. cada participante deve ler a folha que recebeu e tentar descobrir quem é o dono daquela as respostas

A falta de conhecimento nos leva a um pré julgamento, a dinâmica do conhecimento mútuo, trás a tona essa característica e nos incentiva a mudar este valor negativo, tornando-o positivo. Interessar-se verdadeiramente pelas qualidades do outro é um exercício diário e que nos leva a grandes mudanças pessoais.

Dinâmica para trabalhar valores: o indivíduo

Nossa construção indivual no mundo deve-se ao convívio com as mais diversas pessoas e a dinâmica “o individuo” vai trazer a tona situações para refletirmos. Todos os traços de nossa personalidadde, cada construção é reflexo de exmplos. Assim, nossas ações tambem geram influência sobre os indivíduos que nos cercam. A questao é o que temos a oferecer. Devemos, em algum momento, tomar ciência de que nossas ações geram reflexos.

Recursos para dinâmica o indivíduo

  • folha de sulfite
  • giz de cera

Execução para dinâmica o indivíduo

  1. coloque os participantes em círculo
  2. peça para que cada participante coloque um elemento no rosto: boca, olhos, nariz. conforme a folha for passando
  3. quando terminar peça que contemplem o rosto e diga quais sentimentos ele desperta

Lembre aos participantes que cada um de nós somos construção do mundo que vivemos e fazemos parte dessa construção, todos aqueles que já passaram por nossas vidas, aproveite para questionar qual valor cada um dos participantes tem deixado na vida reflexão somos a construção de cada pessoa que já passou pela nossa vida pois todo aquele que cruza nosso caminho deixa algo

Dinâmica para trabalhar valores: Cada lugar uma ideia

A dinâmicacada lugar uma ideia reflete o ambiente, as novas amizades. Cada novo início gera uma influência sobre nós,  sobre nossas ideias.

Recursos para a dinâmica cada lugar uma ideia

  • sulfite
  • canetas

Execução da dinâmica cada lugar uma ideia

  1. cada integrante receberá quatro folhas
  2. em cada folha haverá um desenho deve conter a sua própria mão, o outro um pé, na outra folha uma cabeça em outra folha um coração
  3. na folha que consta as mãos o participante deve escrever o que ele possui para oferecer ao grupo
  4. nos pés o integrante deve dizer o que o grupo acrescentou em sua caminhada
  5. no coração o sentimento em relação ao grupo
  6. na cabeça as ideias que surgiram durante a sua participação
  7. em seguida forme quatro sub-grupos cada grupo deve conversar e entrar em acordo com sentimentos descritos e relatar as semelhanças e diferenças

Doar aquilo que se tem, esperar algo de alguém. Muitas vezes não damos atenção aquilo que é  expectativa.A dinamica cada lugar uma ideia resume bem o que esperamos,quais valores expressamos com maior facilidade e o que temos em comum com o grupo.

Dinâmica para trabalhar valores: observação eficaz

Quantas são as vezes em que não nos damos conta de quem está ao nosso lado, a dinâmica observação eficaz,  trabalha nossas ideias para que observemos com mais atenção o nosso redor.

Recursos para a dinâmica observação eficaz

  • não há recursos para essa atividade

Execução da dinâmica comunicação eficaz

  1. coiocar os participantes em círculos
  2. solicitar então que um observe bem o outro tanto da direita quanto da esquerda
  3. o orientador então deve pedir que os participantes  andem de forma aleatori
  4. neste ponto pode-se colocar uma música
  5. pareos participantes, com os olhos peça que cada um procure o colega que estava à esquerda e à direita
  6. deve-se solicitar então que dêem as mãos a eles sem sair do lugar
  7. é permitido dar um passo ou abrir as pernas em seguida os participantes deverão voltar à posição de círculo sem soltar as mãos ou ficar de costas para o centro

Mesmo parecendo impossível, o grupo reunido dividindo suas ideias conseguirá voltar ao círculo pois juntos encontramos Soluções eficazes para  os problemas. Essa dinâmica ainda,  trabalha a grande questao de que devemos sempre observar ao nosso redor, nos atentarmos aos detalhes, pois cada um tem algo diferente a oferecer, basta que seja notado.

Dinâmica para trabalhar valores: Labirinto

A dinâmica para trabalhar valores do labirinto trabalha cooperação e disciplina, valores que nos são exigidos diariamente.

Recursos para a dinâmica do labirinto

  • uma bandeja e um vaso ou copo com água

Execução da dinâmica do labirinto

  1. divida o grupo em dois ou três subgrupos
  2. a dinâmica então acontecerá da seguinte forma cada grupo deve ter um voluntário como líder
  3. este líder irá carregar a bandeja pela primeira vez
  4. o intuito de carregar a bandeja é não deixar que a água do copo caia para fora
  5. em seguida como um zig zag o líder deve entrar e sair do grupo passando hora por debaixo do braço ora por trás de algum integrante
  6. após o líder terminar ele deverá passar a sua bandeja para outra pessoa do grupo

O lider deve ficar ao lado de fora incentivando e motivando o condutor da bandeja até que este passe para o outro, sucessivamente, até que todos tenham realizado a tarefa. O ganhador é o grupo que conseguir passar pelo labirinto sem derramar agua do copo.

Fim

Bom, é isso. Essas foram as 10 dinâmicas para trabalhar valores em sala de aula que selecionei para vocês. Espero ter atingido as expectativas de vocês. Em breve vamos trago outra lista de dinâmicas para animar vocês.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here