10 Dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano

0
11897
Dinâmicas para alunos

Essa lista trás as 10 melhores dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano para fazer com que você gere engajamento e se divirta muito com a sua turma!

10 Dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano

O início do fundamental II é bastante empolgante para a maioria dos alunos, trazendo muita expectativa, muita ansiedade e muitos temores, por isso separamos algumas dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano para ajudá-lo na transição e adaptação.

Dinâmicas para alunos de 6º a 9º ano : conhecendo os colegas

O objetivo da dinâmica conhecendo os colegas é Despertar a interação entre os alunos. É  muito comum que os jovens tenham vergonha de se relacionar ou de conhecer outros alunos, principalmente para aqueles que acabaram de iniciar um novo período, por isso, indicamos esta dinâmica aos alunos do quinto ano ou 6º ano.

Recursos para dinâmica conhecendo os colegas

um objeto pequeno pode ser uma bola

Execução  da dinâmica conhecendo os colegas

  1. coloque a sala do quinto ano em círculo
  2. aleatoriamente coloque o objeto na mão de um aluno este
  3. aluno deverá contar aos demais algo sobre si pode dizer que gosta de futebol, que usa óculos, que tem um animal de estimação, se mora com os pais
  4. quando todos estiverem acabado faça uma segunda rodada na segunda rodada da dinâmica conhecendo os colegas acontecerá uma brincadeira no estilo batata quente o aluno que receber a bola quente deverá lembrar algo sobre um dos alunos da roda.

Os primeiros dias de aula de uma nova serie, é com toda certeza os mais difíceis. Promover o conhecimento sobre os colegas é fundamental para enturmar os novos colegas, e criar um bom convívio o entre eles.

Dinâmicas para alunos de 6° a 9° ano: Dinâmica do abismo

A dinâmica do abismo ajuda a incentivar a criatividade dos alunos, a cooperação e a solidariedade entre eles. Essa dinâmica pode ser aplicada aos alunos do 7º  ao 9° ano. Estes alunos irão tirar maior proveito da atividade

Recursos para a dinâmica do abismo

sala ampla

fita crepe

Passo a passo da dinâmica do abismo

  1. utiliza fita crepe para formar uma espécie de abismo no meio da sala
  2. posicione os alunos em um dos lados do abismo a intenção é que cada aluno passe pelo abismo de forma diferente, ou seja, não podendo copiar o que já foi realizado por outro aluno
  3. no final da atividade ainda irão sobrar alunos para passar pelo abismo essa é exatamente a intenção da dinâmica do abismo que um aluno ajude o outro incentivando e cooperando para que todos atravesse.

No final de atividade caso tenha tempo, peça para os alunos fazerem uma reflexão. O que sentiram quando começaram a ajudar o colega se ficaram felizes de ver o colega conseguir atravessar, etc…

Dinâmica de 6° a 9° ano: caminhada de confiança

A caminhada de confiança mostra aos alunos a importância da responsabilidade. É ideal para alunos do sexto ou sétimo ano. Essa atividade também mostra o porquê devemos ser responsáveis, trabalhando a confiança uns com os outros.

Recursos para a dinâmica caminhada de confiança

vendas de TNT

Execução da dinâmica caminhada de confiança

  1. divida a sala toda em dupla
  2. entregue uma venda para cada dupla
  3. os alunos deve devem decidir qual deles usar a primeiro a venda
  4. o colega que está vendado deve ser conduzido pelo seu par
  5. o professor e condutor da dinâmica pode colocar alguns obstáculos para que os alunos atravesse um degrau de papelão, um desenho de fita crepe, uma linha para passar por baixo
  6. quando todos os obstáculos forem alcançados o aluno vendado deve então ser o novo condutor auxiliando o colega durante o retorno do caminho

É legal, após realizar a dinâmica da caminhada de confiança, pedir para que os alunos relatem a experiência, pode ser escrita falada ou desenhada.

Dinâmica de 6° a 9° ano: Árvore do conhecimento

A dinâmica da árvore do conhecimento pode ser realizada com alunos do 6º ao 9º ano. Outra dica legal é que o que o professor realize sempre esta dinâmica já que dentro das bexigas podem ser colocadas perguntas referente às aulas aplicadas. A dinâmica da árvore do conhecimento é excelente para realizar revisão da matéria de forma divertida antes da semana de prova

Recursos para a dinâmica da árvore do conhecimento

Uma árvore (pode ser desenhada em papel pardo)

bexigas e papéis com perguntas

Etapas da dinâmica da árvore do conhecimento

  1. de maneira aleatória sorteie os alunos para estourar uma bexiga
  2. dentro de cada bexiga deve haver uma pergunta referente a matéria estudada
  3. caso o aluno não saiba poderá pedir ajuda aos colegas
  4. para ficar mais divertido e competitivo o professor pode separar prendas para os alunos um bombom para o aluno que não pedir ajuda uma bala para o aluno que não conseguiu responder sozinho e assim por diante.

É sempre bom reforçar à sala que a intenção da brincadeira é aprender juntos de maneira divertida e descontraída.

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Dinâmicas para alunos de 6° a 9° ano: Dinâmica das palavras

A dinâmica das palavras pode ser aplicada aos alunos de sexto e sétimo ano. Este é o período onde os alunos estão se familiarizando com novas palavras e com novos significados. Antes de começar o professor pode ler um texto e retirar as palavras que serão usadas, deste texto escolha um texto de média dificuldade para que os alunos obtenham sucesso.

Recursos para a dinâmica das palavras

Saquinho com palavras em fitinhas de papel

lousa e giz

Execução para a dinâmica das palavras

  1. dívida os participantes em equipes
  2. faça o sorteio para ver quem deve começar
  3. o participante de um dos grupos escolhe uma palavra sem que os outros alunos vejam. O aluno que escolheu a palavra deve fazer uma mímica para que os colegas acertem.
  4. Quem acertar, ganha ponto, em seguida peça para o grupo escrever a palavra na lousa em seguida forme uma frase com a palavra.

Excelente dinâmica para reforçar o uso de novas palavras, aumentar o vocabulário, incentivar ao conhecimento e a participação em sala.

Dinâmica de 6° a 9° ano: Dinâmica feitiço contra o feiticeiro

A dinâmica do feitiço contra o feiticeiro trabalho a responsabilidade e a advertência levantando questionamentos: será que eu posso desejar tudo ao meu colega ou colocar o meu colega em uma situação engraçada também será engraçada para ele?  Os alunos principalmente dos primeiros anos da adolescência sentem-se muito livres e podem achar que tudo é lícito essa dinâmica do feitiço contra o feiticeiro é ideal para trabalhar certo os pontos que os alunos levaram para toda a vida.

Recursos para a dinâmica feitiço contra o feiticeiro

pedaços de papel

Caneta ou lápis

Passo a passo da dinâmica feitiço contra o feiticeiro

  1. coloque a turma em círculo
  2. entregue um pedaço de papel para cada aluno
  3. peça que os que os alunos pensem em um determinado colega e escreva algo que gostaria que se colega fizesse comigo que ele gostaria de ver o colega pagando peça para que o aluno coloque o seu nome escondido no papel só a professora vai ver
  4. recolha os papéis e comece o sorteio
  5. cada aluno deverá pegar o que escreveu

A dinâmica do feitiço contra o feiticeiro é uma ótima maneira de fazer os alunos refletirem sobre o que é certo e o que não é quando se trata de brincadeiras.

Dinâmica de 6° a 9° ano: Dinâmica encontre seu par

Objetivo da dinâmica encontre seu par é causar a sensação de empatia uns com os outros, aproximação, conquistar confiança, além de ser muito divertida.

Recursos para a dinâmica encontre seu par

espaço físico

música saquinho com várias ideias

Etapas da dinâmica encontre seu par

  1. peça para que os alunos caminho durante a música por todo o espaço da sala, enquanto a música toca
  2. quando a música parar os alunos terão que realizar uma tarefa tirada do saquinho
  3. as tarefas são simples encontrar um colega usando a mesma cor de camiseta que você encontre amigos que nasceram no mesmo mês que você, encontre um amigo que esteja de rabo de cavalo, encontre um amigo que esteja com blusa de capuz e assim por diante
  4. ao encontrar o aluno respectivo este deve ser cumprimentado

A dinâmica encontre seu par e muito descontraída e divertida. Esta brincadeira permite eu os alunos se conheçam, além de que toda atividade de descontração incentiva a criação e vínculos e a união da sala.

Dinâmica de 6° a 9° ano: Dinâmica pegadinha do animal

A dinâmica pegadinha do animal, pode ser realizada depois da semana de prova. Sua intenção é  a descontração e a criação dos laços de amizade.

Recursos para a dinâmica pegadinha do animal

 

pedaços de papel com o nome de um animal escrito

execução da pegadinha do animal

Execução para a dinâmica pegadinha animal

  1. coloque os participantes em círculo
  2. todos devem estar de posse do seu pedaço de papel com o nome de um animal escrito
  3. não pode deixar que o colega veja
  4. em seguida todos dão as mãos quando ouvir chamar o seu animal o aluno deve tentar agachar levando o aluno da direita e da esquerda com ele
  5. os alunos da direita e da esquerda devem tentar impedir que o aluno agache

A diversão da pegadinha do animal fica por conta de que todos os animais são iguais quando todos tentarem abaixar os alunos cairão de bumbum no chão causando risada geral

Dinâmicas para alunos de 6° a 9° ano: Dinâmica do substantivo

Trabalhar a matéria forma divertida, é essa a proposta da dinâmica do substantivo.

Recursos para a dinâmica dos substantivos

pedaços de papel em branco

lápis e caneta

Etapas da dinâmica dos substantivos

  1. Em círculo o professor deve distribuir pedaços de papel para os alunos
  2. cada aluno deve escrever um substantivo ou um adjetivo qualquer sem permitir que o colega veja
  3. em seguida deve-se passar para o colega da direita
  4. em posse desse papel o aluno deve representar em forma de mímica o que está escrito para que outros alunos possam adivinha

as aulas de língua portuguesa, também são ótimas para trabalhar o raciocínio lógico, a agilidade… utilize-se sempre de recursos dinâmicos para incrementar suas aulas independente da matéria aplicada.

Dinâmica de 6° a 9° ano: Dinâmica do repolho

 A dinâmica do repolho ajuda a medir o nível de saber dos alunos. Determinando o grau de conhecimento de cada uma acerca da matéria.

Recursos para a dinâmica do repolho

folhas de papel sulfite com questionamentos para os participantes responderem

Execução da dinâmica do repolho

  1. enrolar as folhas para que fiquem parecendo um repolho
  2. execução forme um círculo e comece a passar o repolho ao ritmo da música
  3. o repolho deve passar de mão em mão o professor então pausa a música o aluno que ficou com repolho deve retirar uma pergunta e tentar respondê-la caso não saiba pode pedir ajuda aos colegas. O Vencedor é aquele que conseguir responder mais perguntas

realize essa dinâmica sempre antes de provas, durante o período de uma matéria nova. Os alunos vão sentir-se motivados a buscar sempre mais conhecimento

FIM

Bom, é isso. Espero que você tenha gostado dessa lista de dinâmicas para alunos de 6° a 9° ano. Conto conhecer outros posts aqui no blog e até a próxima.