Doenças sexualmente transmissíveis – DST

0
73
Doenças sexualmente transmissíveis - HIV

Hoje vamos falar sobre doenças sexualmente transmissíveis, as famosas DSTs, suas formas de contágio, sintomas e prevenção:

Doenças sexualmente transmissíveis – DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ou doenças venéreas, como também são conhecidas por muita gente. Apesar de serem doenças que possuem uma ampla divulgação, desde de quando estamos no colégio, ainda são doenças que ocorrem com muita frequência e ainda o que é mais alarmante, apesar de serem extremamente comentadas o número de jovens com algum tipo de DST tem subido nos últimos anos.

Pensando nisso , preparamos esta lista com as maiores doenças venéreas que temos atualmente:

Doenças Sexualmente Transmissíveis – HIV / AIDS

Vamos começar falando dela que é umas das mais temidas ( se não for a mais ) das DST.

Para quem não conhece o HIV, foi identificado na década de 80, se tornando umas doenças mais letais que existem no mundo. Isso acontece, porque o HIV é uma doença que ataca o sistema imunológico da pessoa, fazendo com que todo o organismo da pessoa fique debilitado, levando ao óbito .

Doenças sexualmente transmissíveis - HIV

Atualmente, diversas drogas retardam o efeito do HIV no organismo, aumentando a expectativa de vida de todos os pacientes , no entanto ainda não podemos falar em cura.

Contágio do HIV – Contágio da AIDS – DST

Um pouco mais  complexa do que as demais DST , o HIV além do  contágio por meio da relação da sexual  sem preservativo. Podendo ainda, ser transmitido por qualquer contato  com sangue contaminado, que muitas  vezes se dá por meio de  compartilhamento de seringas e antigamente, por meio de transfusão de sangue.

Sintomas do HIV – Sintomas da AIDS – DST

Os  sintomas do HIV podem  surgir cerca de dois meses depois do contágio e lembram  muito como um  resfriado . Seus principais sintomas são :

  • Febre
  • Mal-estar
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Aumento dos linfonodos ou ínguas
  • Dores de cabeça
  • Dor nos músculos
  • Erupção cutânea
  • Calafrio
  • Dor de garganta
  • Úlceras orais ou úlceras genitais
  • Dor nas articulações
  • Sudorese noturna
  • Diarreia
  • Tosse

Prevenção da AIDS – Prevenção do HIV

A melhor prevenção sempre é o sexo seguro, com o uso de preservativos e nunca realizar compartilhamento de seringas.

Veja esse vídeo sobre o HIV:

Doenças sexualmente transmissíveis – HPV

Essa é uma das DST com maior índice de ocorrência, atualmente são aproximadamente 20 milhões de pessoas no mundo são infectadas pelo HPV, sendo também uma das mais perigosas, pois com o passar dos anos ela pode trazer complicações gravíssimas, como o câncer de colo de útero, de ânus e o peniano.

Human Papiloma Virus – Papiloma vírus – HPV

O Human Papiloma Virus – Papiloma vírus ou somente HPV – é um vírus que se aloja nas mucosas,como na vagina, pênis e colo de útero, com o passar dos anos o vírus gera lesões que podem se transformar em tumores.

Apesar de altamente contagioso, existem diversos tipos de HPV, sendo que a maioria é eliminado pelo próprio organismo sem trazer grandes complicações para a pessoa.

Contágio do HPV

Além do  contágio por meio da relação da sexual  sem preservativo, o HPV pode ser transmitido  em  contato  com qualquer mucosa infectada, ou seja, mesmo quando não  há penetração corre-se o risco de contaminação.

Sintomas do HPV

A  grande maioria dos HPV são assintomático, esse talvez  seja um dos maiores riscos, pois o organismo  tenta se livrar das infecções causada pelo vírus, gerando anormalidades que podem se transformar em câncer com o passar dos anos.

Em alguns casos, quando há contágio genital, pode acontecer ardências, verrugas, coceiras e irritabilidade nos órgãos genitais.

Prevenção do HPV

Além da prevenção com o uso de preservativos, atualmente temos um grande aliado contra os efeitos do HPV, que é a vacina. A vacina evita que o HPV cause as lesões que podem gerar  o  câncer.

Vídeo sobre o HPV:

Doenças sexualmente transmissíveis – A Sífilis

Uma das DST mais antigas das quais temos registros, sendo que no passado era tida como a doenças das prostitutas ou de quem tinha uma vida promíscua. Apesar de trazer complicações diversas, em seu estágio inicial, a sífilis é facilmente curada com a penicilina, o que fez o seu número de contágio diminuísse muito com o passar dos anos.

No entanto, dados alarmantes, apontam uma crescente novamente da doença, principalmente ocasionado por estilos de vida, já que o seu contágio se dar exclusivamente pelo falta de prevenção no sexo.

Sintomas da sífilis

A doença costuma aparecer depois de três semanas após o contágio, inicialmente apresentando feridas ou lesões nos órgãos genitais. Com o passar do tempo podem surgir ainda, os seguintes sintomas :

  • Lesões maiores na pele, boca e nariz;
  • Problemas em órgãos internos: coração, nervos, ossos, músculos, fígado e vasos sanguíneos;
  • Dor de cabeça constante;
  • Náuseas e vômitos frequentes;
  • Rigidez do pescoço, com dificuldade para movimentar a cabeça;
  • Convulsões;
  • Perda auditiva;
  • Vertigem, insônia e AVC;

Vídeo sobre a sífilis:


Doenças sexualmente transmissíveis – HERPES

Também é uma DST muito popular e com grande número de incidência, sendo que atualmente cerca de 90% da população possui o vírus encubado e que pode se manifestar quando há uma queda da imunidade do organismos.

A Herpes é causada por um vírus, o herpes simplex 1 (HSV), que inimigo invade o corpo, percorre a mucosa da boca e se instala em terminações nervosas, especialmente nos gânglios, ela pode ficar uma vida sem causar sem causar incômodo, esperando baixar a imunidade para se manifestar, começando com um formigamento nos lábios e por fim, eclodem as bolhas e as feridas, que são bem conhecidas

A Herpes sexualmente transmitida, é a causada pelo vírus herpes simplex tipo 2.

Contágio da Herpes

No caso da Herpes tipo 1, o contágio acontece por meio de gotículas de saliva e o do  beijo. Já no  tipo 02,  a contágio é por meio das relações sexuais sem preservativos.

Prevenção da Herpes

PrevençãoRelações com preservativos são a melhor forma de prevenção até mesmo porque a Herpes pode ser a porta de entrada para outra DST ainda mais  graves, como Aids.

Sintomas da herpes

Como dito anteriormente, grande parte das herpes são assintomáticas, sendo caracterizadas principalmente por feridas Mas fique atento,  uma vez adquiridas não podem ser eliminadas no  organismo.

Vídeo sobre a herpes:

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

Doenças sexualmente transmissíveis – Gonorreia

Causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou somente Gonocco, é umas DST com altos  índices de ocorrência. Apesar de possuir tratamento de forma fácil, as infecções causadas pela doença pode trazer diversas complicações, como doenças inflamatórias nos testículos e até mesmo infertilidade feminina.

Gonorreia

Contágio da gonorreia

Assim como as demais, a doença é contraída a partir das relações sexuais sem o uso de preservativos, seja pela penetração ou por contato oral. Ainda pode acontecer o contágio, por meio do parto normal quando a mãe possui a doença.

Prevenção da Gonorreia

Relações com preservativos são sempre a melhor forma de prevenção.

Sintomas da Gonorreia

Em alguns casos  os sintomas podem demorar aparecer, o que dificulta o diagnostico e ainda, pode facilitar a contaminação. Nos estágios mais avançados pode apresentar :

  •  Ardência ao urinar;
  • Corrimento uretral (ou vaginal no caso das mulheres);
  • Movimentos intestinais dolorosos;
  • Coceira;
  • Erupções;
  • Hemorragias

Vídeo sobre a Gonorreia:

Doenças sexualmente transmissíveis – Clamídia

Clamídia é como é chamada a infecção causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Muito parecida com a Gonorreia, não tem sintomas no começo e com grandes índices de propagação, mas também é facilmente curada quando identificada no seu inicio.

Resultado de imagem para Clamídia

Contágio da Clamídia

Assim como as demais, a doença é  contraída a partir das relações sexuais sem o uso de preservativos, seja pela penetração, contato oral ou ocular.

Prevenção da Clamídia

Relações com preservativos são sempre a melhor forma de prevenção.

Sintomas da Clamídia

Em alguns casos os sintomas podem demorar aparecer, o que dificulta o diagnostico e ainda, pode facilitar a contaminação. Nos estágios mais avançados pode apresentar:

  • Ardência ao urinar;
  • Corrimento uretral (ou vaginal no caso das mulheres);
  • Movimentos intestinais dolorosos;
  • Coceira;
  • Erupções;
  • Hemorragias

Vídeo sobre a Clamídia:

Doenças sexualmente transmissíveis – Hepatite B

Uma DST gravíssima e com alto índice de contaminação – a Hepatite B é causada pelo vírus pelo vírus VHB (ou HBV), que tem como principal ocorrência a inflamação das células do fígado e com isso ocasionar diversos outros problemas.

hepatite b

Contágio da Hepatite B

A  Hepatite B pode ser contraída  por meio dos fluídos corporais, seja  ela  por meio da exposição ao sangue de pessoa contaminada,  sêmen ou  fluidos vaginais.

Pode-se ainda, ser contaminado por meio de  compartilhamentos de  seringas e utensílios de manicure.

Prevenção da Hepatite B

Além da prática do sexo seguro,  a vacina é uma excelente aliada  contra o contágio  da Hepatite B.

Sintomas da Hepatite B

No inicio a  Hepatite B , pode ser confundida como um  resfriado , pois apresenta os seguintes sintomas:

  • Sensação de muito cansaço
  •  Febre branda
  • Dor de cabeça
  •  Falta de apetite
  • Enjoo ou ânsia de vômito
  • Dor de estômago
  •  Diarreia
  • Dor muscular e nas juntas

Vídeo sobre Hepatite B

Doenças sexualmente transmissíveis – Tricomoníase

A tricomoníase, também conhecida por “tricomoniose” ou “tricomonose”, é uma infecção genital causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, é uma DST que ocorre mais as mulheres, já que apesar de ser contagiosa para os homens, ela não costuma apresentar sintomas.

Doenças sexualmente transmissíveis - Tricomoníase

Apesar de ser facilmente tratada , quando não diagnosticada no inicio pode ocasionar Infertilidade, Câncer do colo do útero, Parto prematuro (quando gestantes), Infecção urinária e favorecimento da transmissão do HIV.

Contágio e prevenção da Tricomoníase

Pessoas que possuem múltiplos parceiros sexuais e com relações sexuais desprotegidas, tem maior risco de contaminação. Dessa forma, a prevenção é  sempre a utilização de preservativos.

Sintomas da tricomoníase

Os principais sintomas das  tricomoníase , são:

  • Corrimento amarelado ou amarelo-esverdeada.
  • Coceira nos órgãos sexuais.
  • Odor forte e desagradável.
  •  Irritação vulvar.
  • Vermelhidão genital.
  •  Dor abdominal (raro).
  • Dor durante relações sexuais.
  • Ardência e dificuldade para urinar.

Vídeo sobre a tricomoníase:

Doenças sexualmente transmissíveis – Cancro mole

Causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, bacilo do tipo gram-negativo intracelular , o cancro mole é uma DST que é predominante em regiões com clima tropical.

Inicialmente, a doença era tida como um efeito da sífilis, no entanto já em 1889 foi diagnosticada como uma doença totalmente diferente da sífilis, mas que também é uma das DST mais antigas a qual temos noticias.

Contágio e prevenção do Cancro mole

Além do contágio por meio da relação sexual sem  preservativos , as condições de higiene e demais cuidados com a saúde,  podem interferir diretamente em sua propagação, visto que a mesma é uma  bactéria que pode se alojar com maior facilidade nestes ambientes.

Sintomas do Cancro Mole

O maior sintoma da doença é o aparecimento de feridas nos órgãos genitais, em torno de 5 dias após a contaminação.

Vídeo sobre o Cancro Mole:

Doenças sexualmente transmissíveis – Micoplasma

Causada pela bactéria Mycoplasma genitalium, essa DST foi durante muito tempo confundida com a gonorreia ou a clamídia. A micoplasma é facilmente tratada quando diagnosticada a tempo, mas pode trazer infecções graves que podem gerar a infertilidade.

Resultado de imagem para Micoplasma

Contágio  e Prevenção do Mycoplasma

Além do contágio por meio da relação sexual sem  preservativos , as condições de higiene e demais cuidados com a saúde,  podem interferir diretamente em sua propagação, visto que a mesma é uma  bactéria que pode se alojar com maior facilidade nestes ambientes.

Sintomas do Mycoplasma

O maior sintoma da doença é o aparecimento de feridas nos órgãos genitais, em torno de 5 dias após a contaminação.

Vídeo sobre o Mycoplasma:

Obrigado por pesquisar sobre Doenças sexualmente transmissíveis

Muito obrigado por se preocupar e ter interesse pelo tema. Acreditamos que a informação é o principal aliado na hora de enfrentar as doenças sexualmente transmissíveis.

Por favor compartilhe esse post e dissemine a informação para o BEM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here