Durkheim e a educação

0
151

Durkheim e a educação

Émile Durkheim foi um sociólogo francês considerado um dos pais da sociologia moderna e responsável por consolidar a disciplina acadêmica, inspirando profundas pesquisas na área.

Nascido em uma família de rabinos, em 1858, foi educado rigidamente, mas não seguiu os preceitos judaicos, indo morar  durante dois anos na Alemanha e estudar Ciências Sociais, aonde conhece Wundt[1].

 

Durkheim começou estudando as teorias de Conte, que foi o primeiro  a usar o termo “sociologia” e buscava uma moral científica que fosse forte o suficiente para reorganizar a vida em sociedade, substituindo as superstições religiosas.

Émile Durkheim deu seguimento as essas teses e as aprimorou-as e,  assim escreveu seus primeiros artigos de sucesso em 1886. Depois disso, começou discutir, os aspectos de uma instrução pública e em 1902, assume a cadeira de sociologia na Universidade de Paris.

Foi profundamente afetado pelos fatos sociais de sua época, como as crises da Comuna, o caso Dreyfus,o assassinato de Jaurés, imersos nestes casos, estes passaram a ser seu principal objeto de estudo. Suas principais obras foram:Da divisão do trabalho social, 1893; Regras do método sociológico, 1895; O suicídio, 1897 e As formas elementares de vida religiosa, 1912;

Durkheim ainda sofreu ataques pessoais por sua ascendência estrangeira na Primeira Grande Guerra e perdeu também seu filho, sendo essa a causa, apontada por alguns historiadores, de sua depressão e morte no ano seguinte, 1917.

 

Pausa rápida na sua leitura, só para dois avisos:

Poema de bom dia: Amor

Então, estamos começando o projeto Poema de bom dia, e você pode participar. Para poder participar, basta enviar um e-mail para: [email protected] os seguintes dados: nome, idade, endereço, telefone, email e cpf + sua poesia escrita no corpo de e-mail + arquivo de áudio ou vídeo com a poesia declama.

Esperamos seu material!!!

Projeto Poema de bom dia

O projeto Poema de bom dia é uma realização da Produtora Demonstre. Uma homenagem aos poetas locais e nacionais do nosso Brasil. Poemas diários para preencher seu dia de inspiração!

Amor – Álvares de Azevedo

Amemos! quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábios beber
Os teus amores do céu!
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança!
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minh’alma, meu coração…
Que noite! que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento,
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Facebook: https://bit.ly/2qr1CXu
Instagram @poemadebomdia: https://bit.ly/2qrbzDI
Website: http://demonstre.com/

Não deixe de se inscrever no canal do demonstre: https://www.youtube.com/demonstrec

Depressão é algo sério! Veja este vídeo!

Nele explico o que é depressão, as causas da depressão e seus sintomas.

Agora pode voltar para o seu texto! <3

O pensamento educacional de Durkheim

Mesmo sendo um dos pais da Sociologia, Durkheim  ao longo de sua carreira tornou-se professor  e coordenador pedagógico de curso, assim  adotou a  pedagogia  e passou a estudá-la  como uma ciência, em seu ponto de vista, tão exata quanto à sociologia.

Dessa forma, em seus estudos ele define a educação como um conjunto de açõesdas gerações adultas exercidas sobre as que ainda não alcançaram o estatuto de maturidade para a vida social, ou seja, para Durkheim é por meio da educação que são impostos os padrões de comportamento morais necessários para que se mantenha a coesão da sociedade.

Para ele, a pedagogia estava diretamente ligada aos aspectossociológicos, já que educar uma criança é prepará-la a participar da vida em sociedade,  trazendo ao professor essa responsabilidade, independente do modelo de  instituições pedagógicas que possui.

Ainda segundo ele, a educação  não deveria ser desligada das causas históricas,aonde serianecessário considerar ossistemas educativos que existem, ou tenham existido, compará-los e aprender com cada uma deles. Assim,  o individuo saberia quais são suas origens e as condições de que depende, e tudo isso não  seria possível  sem ir à escola.

Como cada período histórico possui uma característica particular,Durkheim acreditava que isso inviabiliza a aplicação de um mesmo modelo pedagógico, sendo quea educação será sempre o reflexo da sua sociedade, que está em constante transformação, essa é uma das razões pela qual ele não desenvolveu métodos pedagógicos específicos.

Outro ponto importante a ser observado, sobre o pensamento Durkheiniano, é que ele entendia e assemelhava a sociedade como um organismo vivo, onde cada membro possui um papel especifico e uma tarefa única, para contribuir com o bem maior, que seria a sociedade, o que chamamos de corrente funcionalista.

Dentro desse contexto, para Durkheim a ação educativa funcionaria de forma normativa, que iria moldar a criança para o papel a qual ela foi destinada dentro da sociedade civilizada,  isso tudo com extrema disciplina, aonde suas tendências serão vigiadas,medidas e avaliadas, não dando espaço para curiosidades e nem imaginação.

Ele ainda acreditava que esta função só seria possível, se fosse centralizada pelo Estado, já que refere-se ao papel da criança no meio social e seu interesse pelos trabalhos a serem desenvolvidos. Por esse motivo, Durkheim é também um dos precursores do conceito de escola pública.

Apesar de parecerem ultrapassadas, atualmente,  ainda temos uma grande influência  dos métodos de Durkheim, como a elaboração e adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),  que é uma  padronização na indicação dos conteúdos curriculares e também de mensuração de resultados atingidos pelos alunos.

[1]Wilhelm Maximilian Wundt foi um médico, filósofo e psicólogo alemão. É considerado um dos fundadores da moderna psicologia experimental

FIM

Gostou desse conteúdo? Sempre bom conhecer mais sobre a história de personalidades como Émile Durkheim, não? Então, aproveite e compartilhe o post com mais gente, para que eles fiquem mais antenados também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here