0 Shares 86 Views

Educação do campo – blog sobre pedagogia coletiva

Bellini Bellini
fev 28, 2016
86 Views

Educação no campo – um blog para montar estratégias de ensino focadas em comunidades rurais

 

O site Educação do Campo é um site voltado à orientação e educação para os diversos setores ligados à área rural, como agricultura e a pecuária, partindo de um princípio  de educação coletiva, ou seja, buscando informação e pesquisando  a partir do trabalho e das práticas do dia-a-dia do trabalhador do campo.

Educação do campo

Desta forma, segue o objetivo do site , segundo o idealizador da página, o  Prof. André Soares:

O objetivo deste portal é formar uma biblioteca virtual de objetos de aprendizagem voltado às especificidades da modalidade Educação do Campo. Para isso, pretendemos selecionar material didático que tenha como característica a realidade do meio rural e as especificidades de cada comunidade camponesa do Brasil.

A biblioteca virtual da educação no campo

A biblioteca virtual é a base  do site e é muito bem estruturada, dividida basicamente em quatro partes, temos as abas Educação no Campo, Agricultura e  a Pecuária,  e um link na página inicial para o item Estratégias Contra a Seca. Cada item mencionado contêm materiais específicos para cada área, e ainda, o que é louvável e muito bem pensado, os materiais são divididos em áudios, textos e vídeos.

A aba Educação no campo, realmente refere-se à educação no sentido pedagógico, aonde são disponibilizados diversos materiais para baixar, relacionados à formação da conduta e caráter do ser humano, como  a disponibilização de livros do mestre da pedagogia Paulo Freire.

As abas Agricultura e Pecuária, contem publicações fornecidas pela Embrapa, aonde fornecem instruções simples  para o dia-a-dia do trabalhador rural, como por exemplo, o esclarecimento de  dúvidas  que vão desde como plantar um abacaxi, até mesmo  a criação de galinhas caipiras.

 O link Estratégias Contra a Seca, apesar de  serem cartilhas fornecidas também pela Embrapa, tem uma base educativa para à produção e vendas.

Layout e navegação do blog #educaçãodocampo

visual da educação do campo

Apesar do foco  da página ser a biblioteca virtual, temos na página inicial diversas notícias relacionadas ao universo rural,  estas atualizações acontecem frequentemente e os links funcionam perfeitamente bem.

Ainda na página inicial, é possível acessar algumas páginas importantes para o trabalhador rural, como a página do Inmet e o calendário agrícola.

Ademais,  o layout em si é simples e com navegação intuitiva, sem maiores problemas.

Construção Coletiva, uma ferramenta que deve ser adotada!

Por fim, concluo que a ideia do site Educação do Campo é um conceito que deveria ser adotado em mais áreas, para que assim possamos disseminar mais conhecimento. Desejo conseguir montar algo parecido aqui no Demonstre em breve, oferecendo mais materiais permanentes para vocês, meus amados colegas professores!

Desta forma, caso queira conhecer o projeto ou até mesmo contribuir com o envio de materiais, a página é http://www.educacaodocampo.com.br/, curta a página no facebook, https://www.facebook.com/educacaocamponesa,    ou ainda, entre em contato pelos e-mails soaresajd@gmail.com ou oaresajd@hotmail.com.

You may be interested

Makarenko e a educação
Filósofos da Educação
39 views
Filósofos da Educação
39 views

Makarenko e a educação

Felipo Bellini - jul 23, 2017

  Makarenko e a educação Makarenko foi um filósofo da educação que ficou conhecido pelo sua proposta de modelo escolar baseada na vida em grupo e na autogestão,…

Datas Comemorativas
74 views

Dia do Agricultor – Atividade de data comemorativa

Felipo Bellini - jul 21, 2017

E aí, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Agricultor, um profissional extremamente importante para a manutenção da sociedade. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só…

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária
Resenhas Literárias
113 views
Resenhas Literárias
113 views

Cem Anos de Solidão – Uma análise completa e resenha literária

Felipo Bellini - jul 19, 2017

Cem anos de solidão e Gabriel García Márques são nosso ponto de discussão hoje. Depois de uma leitura aprofundada, de muitos diálogos e conversas, estamos aqui para…

Deixe uma resposta