0 Shares 20 Views

Eleições na sala – Brincadeira para o Debate Político

Bellini Bellini
mar 25, 2016
20 Views

Nos últimos anos temos visto um aumento considerável na consciência política, desde os adultos até os adolescentes, o que retrata um momento de grande mudança mo país quanto a este assunto, há muito tempo tratado como segundo plano. E é um excelente oportunidade para os professores ensinarem este aspecto para os seus alunos através das eleições na sala de aula,

Ter uma consciência política desde cedo ajuda na formação de caráter do cidadão e da sociedade como um todo, que não se deixará ser controlada quando se entende como o sistema político funciona. Com as eleições na sala, os alunos terão uma noção de como se elege um político.

Para fazer esta brincadeira é muito fácil. Veja como é possível a seguir.

Eleições na Sala – Como Fzazer

Eleições na Sala

Público alvo: as crianças ou adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental e que já saibam ler, além de interpretar texto.
Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Adolescentes e mesmo adultos podem participar da brincadeir.
Recursos: não é preciso recursos muitos elaborados, uma simples folha de papel para escrever os votos e uma caixa de papelão para criar a urna bastam. E caneta para escrever o nome do candidato.
Objetivo: a brincadeira eleições na sala promove conhecimento a criança e ao adolescente. Eles entendem qual sentido das eleições e as ideologias políticas que podem acontecer a partir da mesma.

Passo a passo:

  1. Selecione alunos na sala através de votos, os cinco alunos que forem mais votados podem entrar em campanha política.
  2. Depois de um tempo estipulado pelo educador, será possível dar início as votações e os alunos devem escrever nos papéis qual candidato irá votar, e depois colocar seu voto na urna.
  3. No final contabilizar todos os votos realizados.

Com um jogo simples, seus alunos poderão ficar mais à vontade para entender um ponto tão importante na política nacional, o ponto os cidadãos podem realmente fazer a diferença.

You may be interested

Como estimular o aluno com deficiência?
Educação Especial
107 views
Educação Especial
107 views

Como estimular o aluno com deficiência?

Felipo Bellini - maio 29, 2017

Hoje vamos falar sobre como estimular o aluno com deficiência. Na verdade implementei um guia com 9 dicas diferenciadas para conseguir dos seus alunos o engajamento necessário. Lembro…

Por que realmente aprender Inglês?
Blogs para alunos
64 views
Blogs para alunos
64 views

Por que realmente aprender Inglês?

Renato Gomes - maio 28, 2017

Por que realmente aprender inglês? Por que não aprender a língua mais falada por todas as pessoas do mundo? Existem milhares de motivos para aprender uma língua…

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?
Dicas do Professor
44 views1
Dicas do Professor
44 views1

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão?

Felipo Bellini - maio 28, 2017

Como fazer atividades instigantes com uma caixa de papelão? Cada dia recebo uma proposta de artigo mais desafiador, principalmente quando tenho que ir além dos meus horizontes…

Deixe uma resposta