0 Shares 58 Views

Ensinamento com História – Brincadeira sobre Cidadania

Bellini Bellini
ago 14, 2016
58 Views

Uma das melhores formas de passar conhecimento para o aluno é através de histórias. O ensinamento com história pode mostrar muitas facetas, e fazer com que os alunos se identifiquem com elas, e possam agir de acordo. Entre os campos que mais vale a pena investir nesse tipo de ensino, é com a cidadania. E hoje você vai descobrir fazer esta aplicação.

Usando o Ensinamento de história

Você pode usar casos reais ou fictícios para ensinar o valor  da cidadania para os alunos. Porém, é importante que essas histórias os toquem a ponto de abrir o debate. Veja o que vai precisar.

Ensinamento com História

Público alvo: pode ser realizada com crianças maiores, por exigir dos pequenos uma reflexão mais complexa sobre direitos e os deveres.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Ou para ser mais amplo, alunos cursando a primeira parte do Ensino Fundamental.

Recursos: o professor pode usar livros distintos para contar aos alunos uma história interessante. Uma indicação é a história desenvolvida por Ruth Rocha “Meus lápis de cor são só meus”. Essa história é a melhor para promover uma boa reflexão entre seus alunos, fazendo com que eles entendam a ideia da cidadania no seu dia a dia.

Objetivo: fazer os alunos aprenderem conceitos da cidadania. A ideia é que eles reflitam sobre as suas ações e até guiem um bate-bapo com o professor e os outros colegas, sobre como poderia reagir se aquela história fizesse parte da sua vida ou da vida de um colega específico.

Passo a passo

  1. Comece contando a história para toda a turma, deixando os alunos bem confortáveis para prestar atenção nas histórias.
  2. Conte com um certo entusiasmo, faça eles entenderem tudo o que está sendo transmitido na história.
  3. Ao terminar, faça-os responder quais foram suas últimas ações egoístas na sala de aula e em casa: se eles se reconhecem como egoístas, o que eles gostam e não gostam de compartilhar com os colegas e se eles se consideram egoístas ou não diante de todas as suas atitudes no dia a dia.

Você pode procurar outras referências de histórias, sem problema nenhum. O grande segredo do ensinamento com história é fazer com que os alunos se importem com o que é falado, para que possam mudar suas vidas de verdade. Um abraço, e até a próxima!

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
146 views
Educação Especial
146 views

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
100 views
Filósofos da Educação
100 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
263 views
Resenhas Literárias
263 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta