Escreva os Nomes – Aprendendo o corpo humano de maneira prática

Na brincadeira sobre o Corpo Humano de hoje, vamos mostrar como você pode ensinar as parte do corpo para crianças de maneira muito fácil e bem direta. Caso não seja possível realizar as outras brincadeiras, mais elaboradas, o desenho a seguir pode ajudá-lo e muito. Veja como a brincadeira Escreva os Nomes.

Como fazer a brincadeira Escreva os Nomes?

Esta é uma brincadeira muito simples de se realizar, e pode ser utilizada como um exercício tanto em sala de aula como um dever de casa. As crianças podem se identificar com o desenho ainda, facilitando o seu entendimento.

Escreva os Nomes

  • Público alvo: pode ser feita com crianças maiores, principalmente as que já sabem escrever, para colocar os nomes nos quadros.
  • Idade: crianças à partir de 6 anos de idade, ou que possam estar no ensino fundamental que tenha entre os 06 até os 10 anos de idade.
  • Recursos: é preciso imprimir folhas com um personagem, onde todas as partes do corpo humano sejam indicadas por setas e números. Os desenhos podem ser depois aplicados no caderno do aluno ou até a possibilidade de criar exposições na sala de aula, cada aluno com seu trabalho feito diante da brincadeira de escrever os nomes de partes.
  • Objetivo: fazer com que as crianças identifiquem cada parte do corpo que o desenho indica. Eles precisam saber os nomes da parte do corpo indicada na seta, e depois escrevê-las corretamente no quadro localizado ao lado do desenho que indique o mesmo número que seu desenho demonstrou.

Passo a passo:

  1. Distribua para todos os alunos uma folha com personagens e com setas/números indicando cada parte do corpo.
  2. As setas representam as partes do corpo humano que precisam ser escritas na folha de papel ao lado do quadro com número exposto. O aluno também poderá pintar todo o personagem, deixando mais divertido.
  3. Pode ser interessante criar uma boa competição entre os alunos, onde quem terminar primeiro ou acertas tudo poderá ganhar um prêmio e ter seu trabalho exposto na sala de aula.

Conforme o conhecimento delas avança, você pode fazer desenhos mais complexos, para definir outras partes do corpo. Assim você conseguirá um conhecimento muito mais apurado.

COMPARTILHE
Artigos anterioresExistem índios no RN?
Próximo artigoBlog do professor Edigley Alexandre

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

3 COMMENTS

  1. Achei essa brincadeira parecia com “stop”, adorava brincar para memorizar as palavras. Muito bom post!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here