0 Shares 319 Views 1 Comments

Eventos Acadêmicos de Linguística Aplicada

Bellini Bellini
maio 04, 2017
319 Views 1

Veja aqui os eventos de linguística aplicada em uma agenda atualizada sempre que possível.

Eventos Acadêmicos de Linguística Aplicada no ano de 2017

Se você tem um evento e quer colocar na lista, por favor envie para: felipobellini@gmail.com em conjunto das seguintes informações: nome, sinopse do evento, data, data para submissão de trabalhos. Obs: descontos em eventos são sempre bem vindos! <3

eventos de linguística aplicada

Eventos de maio:

V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM (SELL) Tempo, territórios e linguagens: fronteiras múltiplas

O Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários é um evento bienal realizado pelo Curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, na cidade de Uberaba- MG. Ao longo de suas cinco edições, tem primado por atividades acadêmico-científicas que contemplam as áreas de Linguística e Literatura com enfoque nas três habilitações que compõem o Curso de Letras (Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa). Dentre as atividades realizadas, destacam-se as conferências internacionais, grupos de trabalho, mesas-redondas, comunicações individuais e coordenadas, minicursos, exposição de painéis e atividades artístico-culturais.

Local: Centro de eventos e Reitoria da UFTM, Uberaba, MG

Data: 29 a 31 de maio de 2017

IV Simpósio Internacional de Linguística Funcional (SILF)

O evento busca, do mesmo modo que as edições anteriores, propiciar um espaço para a divulgação de pesquisas e, principalmente, para a reflexão e discussão conjunta sobre diferentes objetos de investigação, particularmente os problemas de análise, as perspectivas teóricas e as metodologias de trabalho que contemplem diferentes olhares sobre como a linguagem se adapta aos objetivos comunicativos dos falantes e é guiada por diversos processos cognitivos.

Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN

Data: 31 de maio a 02 de junho de 2017

Eventos de Junho:

IV Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso

A quarta edição do Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso discute a seguinte pergunta “Como somos/fazemos corpo na contemporaneidade?”. Indivíduos de diversas áreas são convidados a refletir sobre “como nos vemos, nos significamos, nos dizemos e nos mostramos como corpos” à luz dos diferentes (presenciais, digitais e midiáticos da contemporaneidade). O evento contará com apresentações de trabalhos sob comunicações orais e pôsteres.

Local: Uberlândia, MG

Data: 7 e 8 junho de 2017

1º Encontro Internacional SdisCon: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade

O 1º Encontro Internacional SDisCon destinado a pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduandos, professores da educação básica e do ensino superior nas áreas das Teorias Semióticas, Multimodalidade e Análise do Discurso. O evento propõe a discussão acerca das Múltiplas Linguagens e dos Discursos Contemporâneos. Mesas-redondas, comunicações orais e o lançamento de um livro estão previstos na produção científico-acadêmica do encontro.

Local: Universidade do Estado do Amazonas, AM

Data: 7 e 9 junho de 2017

Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) 40 anos no desenvolvimento de pesquisas sem Linguística e Literatura

O evento se destina alunos de graduação, pós-graduação, professores da educação básica e pesquisadores das diversas instituições de ensino superior com o objetivo de discutir a linguística e a literatura, bem como às suas interfaces no Norte e Nordeste do país. Apresentação de trabalhos de pesquisas, minicursos e simpósios temáticos farão parte do cronograma da jornada.

Local: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Data: 14 a 16 de junho de 2017

 I Congresso em Educação & Práticas Interdisciplinares (CONEPI)

O CONEPI convida estudante e profissionais da área a discutirem de forma interdisciplinar a educação a partir da óptica de diferentes áreas do conhecimento tais como: Pedagogia, Letras, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Educação Patrimonial, dentre outros. A programação do evento prevê minicursos e grupos de trabalho.

Local: João Pessoa, PB

Data: 15 a 17 de junho de 2017

 VI Jornada de Estudos Irlandeses – Ireland Translation(s)

A Jornada de Estudos Irlandeses é realizada anualmente pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) em colaboração com universidades brasileiras. O evento objetiva incentivar a pesquisa em literatura irlandesa em diálogo com outras literaturas, artes e mídias; além de estabelecer um fórum de discussão para pesquisadores de diversos níveis, em estudos literários, a partir dos Estudos Irlandeses.

Local: Volta Redonda, RJ

Data: 23 a 24 de junho de 2017

Eventos de Julho

XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e  XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia (CILTEC)

Este evento virtual apresenta como público-alvo alunos, professores, pesquisadores, comunidades de software livre e outros interessados no eixo temático do evento. O objetivo é ampliar o debate sobre o diálogo entre linguagem e tecnologia. Esse encontro é uma oportunidade para colocar em comunicação todos aqueles que têm como horizonte filosofias e práticas dinâmicas e solidárias na construção de alianças respeitosas entre os campos de conhecimento que envolvem as apresentações.

Local: online

Data: 5 a 7 de julho de 2017

IV Congresso Internacional de Linguística Histórica

Este congresso é uma continuidade à série iniciada em Salvador (Rosae – I CILH, 2009) e seguida pelas edições de São Paulo (Castilho – II CILH, 2012) e Santiago de Compostela (Gallaecia – III CILH, 2015), que homenagearam Rosa Virgínia Mattos e Silva, Ataliba Teixeira de Castilho, Ramón Lorenzo e Antón Santamarina. Os domínios científicos nucleares deste congresso são a linguística histórica e a crítica textual, mas investigadores de outras áreas do saber que dialoguem com a linguística histórica ou a crítica textual são igualmente convidados a participar.

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Data: 17 a 21 de julho de 2017

18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA): Inovação e Desafios Epistemológicos em Linguística Aplicada

O 18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada: Inovação e Desafios Epistemológicos em Linguística Aplicada é destinada a todos os interessados na temática do evento, desde alunos de graduação até pesquisadores. A Linguística Aplicada será o eixo central. Plenária, sessões concomitantes, comunicação individual, apresentação de pôsteres e workshops fazem parte do cronograma do evento.

Local: Rio de Janeiro, RJ

Data: 23 a 28 de julho de 2017

XVIII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina

O congresso faz parte das comemorações pelo 150º aniversário de fundação da Universidade Nacional da Colômbia. O público alvo do congresso é composto pelos sócios da Associação de Linguística e Filologia da América Latina, interessadas em temáticas relacionadas à linguagem, profissionais e estudantes da área. Durante o congresso serão apresentados trabalhos para discussão.

Local: Bogotá, Colômbia

Data: 24 a 28 de julho de 2017

Eventos de Agosto

VI Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (EMEP)

O VI EMEP é um evento destinado ao ensino da língua portuguesa. Profissionais das áreas correlatas de todas as partes do mundo são convidados a participarem do evento, afim de gerar colaboração e cooperação entre eles. O encontro é um espaço onde novos recursos e materiais são apresentados por editores, instrutores e pesquisadores da área. O cronograma do encontro é composto por palestras especializadas, mesas redondas e oficinas de trabalho sobre novas e inovadoras estratégias de ensino e aprendizagem de português. Será possível ainda apresentar material pedagógico (livros, vídeos, software, etc.) no evento (entrar em contato com equipe organizadora).

Local: Florida International University, Estados Unidos da América 

Data: 04 e 05 de agosto de 2017

VIII Conferência Linguística e Cognição, VIII Colóquio Nacional de Leitura e Cognição, II Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, XVIII Semana Acadêmica de Letras (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras

O evento convida à participação pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação a discutirem temas relacionados à linguística. Os quatro eventos coordenados se unem em torno de uma temática comum: discutir os “(Per)cursos (inter)disciplinares em Letras” face aos paradoxos da atualidade. O cronograma prevê mesas redondas, apresentação de painéis temáticos e simpósios.

Local: Santa Cruz do Sul, RS

Data: 21 a 25 de agosto de 2017

I Congresso Internacional de Letras (CONIL), Língua Portuguesa e suas Literaturas no Mundo

O I Congresso Internacional de Letras (I CONIL) “Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo” apresenta o objetivo de abordar temas que se caracterizam pela reflexão a respeito da Língua Portuguesa no mundo, permitindo a discussão acerca de temas, como: “Estudos Linguísticos”, “Ensino de Língua Portuguesa”, “Gêneros Textuais e Ensino de Língua Portuguesa”, “Tecnologia e a Formação Continuada de Professores”, “Pluriculturalismo e Educação”, “Literatura e Ensino”, “Literaturas Comparadas”, “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”, “Literaturas de Língua Portuguesa” e “Língua de Sinais”. As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas, conferências, palestras, minicursos, simpósios, comunicações e mostra cultural, que visarão a refletir sobre a Língua Portuguesa e suas literaturas no mundo.

Local: Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus Bacabal, MA

Data: 23 e 25 de agosto de 2017

V Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD)

O evento é uma corrente aborda um movimento de extensão e uma variante chamada interaccionismo. Esta tendência foi iniciada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, na década de 80 e é agora um espaço para práticas de pensamento, de estudo e de intervenção que se reúnem pesquisadores e professores de diferentes países. O encontro visa a discussão de temas como Estudos da Linguagem, Análise das práticas, Propostas e experiências de intervenção e Problemas teóricos e metodológicos.

Local: Facultad de Humanidades y Artes, Rosario, Argentina

Data: 30 de agosto a 01 de setembro de 2017

II Encontro Internacional e VIII Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária

O evento convida os associados, professores, pesquisadores e estudiosos estão convidados a participar do evento e discutirem o tema “Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária”. A programação contará com conferências, mesas-redondas, sessões coordenadas, comunicações e pôsteres de acadêmicos de graduação. Os trabalhos apresentados serão posteriormente divulgados em duas publicações: anais com devido registro no ISBN, e número especial da revista Panorâmica. Além disso, durante o evento, está previsto o lançamento de livros.

Local: Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Araguaia, MT

Data: 30 de agosto a 01 de setembro de 2017

Bakhtin e Paulo Freire: Diálogos na Região do Mato Grande

Durante o evento Bakhtin e Paulo Freire: Diálogos na Região do Mato Grande poderão ser apresentadas comunicações científicas resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento e relatos de experiência com o tema do evento. As comunicações científicas e os relatos de experiência serão apresentados oralmente em rodas de diálogos. Neste evento, a apresentação de trabalhos se dá de maneira dialógica, e caberá o tempo de 5 minutos para cada trabalho, organizados de acordo com os eixos temáticos. Após a apresentação, o tempo será disponibilizado para debate entre os participantes, uma vez que priorizamos o diálogo e a compreensão respondente.

Local: IFRN – Campus João Câmara

Datas do evento: 24, 25, 28 e 29/08/2017

Eventos de Setembro

IX Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET): Pesquisa e Ensino de Gêneros Textuais/discursivos para a participação social

O SIGET convida pesquisadores em geral a discutir a questão da “Pesquisa e do Ensino de Gêneros textuais/discursivos para a participação social”. Uma visão inter/trans/indisciplinar de investigação será abordada nas discussões. Minicursos, simpósios e mesas-redondas estão previstos no cronograma do simpósio.

Local: Campo Grande, MS

Data: 06 a 08 de setembro de 2017

 12° Congresso Alemão de Lusitanistas – Mogúncia (Mainz)

O 12° Congresso Alemão de Lusitanistas tem como tema “Polifonia: Uma língua, muitas vozes”. O Congresso de Lusitanistas será uma oportunidade de discussão de trabalhos de investigação, para a apresentação de novos projetos, e estabelecimento de parcerias. Estudos literários, a linguística, a tradutologia e os estudos culturais, disciplinas vizinhas como a história, as ciências políticas, as ciências sociais e história da arte estão entre as áreas que o congresso engloba. Além disso, propostas no domínio das ciências da mídia e comunicação, englobando estudos de imprensa, filme, televisão, teatro, música, novas mídias. As línguas do congresso serão alemão, português e galego.

Local: Berlim, Alemanha

Data: 13 a 16 de setembro de 2017

II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil (II CONEAB): Culturas híbridas, identidades plurais

O II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil: objetiva discutir questões inerentes à Educação para as relações étnico-raciais, frente aos desafios apresentados pela situação em que se encontra o país na atualidade. Destina-se a pesquisadores brasileiros e de outros países das áreas do conhecimento em Educação, Linguística, Literatura, Psicologia, História, Antropologia e Sociologia e todos os interessados nessas áreas.

Local: Universidade de Pernambuco campus Garanhuns, PE

Data: 18 a 21 de setembro de 2017

 V Congresso Nacional de Linguagens em Interação (CONALI): Múltiplos Olhares

O V CONALI convida a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área a debaterem sobre o campo das ciências da linguagem no alcance e intersecções com outros campos do saber humano. O cronograma do congresso prevê conferências, mesas-redondas e simpósios, com o olhar múltiplo, visando a troca de experiências acadêmicas ou de pesquisa e o amplo debate.

Local: Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, PR 

Data: 25 a 27 de setembro de 2017

 Eventos de Outubro

Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem (ENELIN), Linguagem, Instituições e Práticas Sociais

O evento destina-se a todos os interessados na área de linguística, alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais. O encontro objetiva discutir o tema “Linguagem, Instituições e Práticas Sociais.

Local: Univás, Pouso Alegre, MG

Data: 04 a 06 de outubro de 2017

XII Congresso Internacional Asociación Lationoamericana de Estudios del Discurso (ALED), Discurso, construcción y transformación social

O congresso objetiva o debate sobre questões centrais para os estudos do discurso desenvolvimento das principais abordagens de Linguística e Ciências Sociais. Neste contexto, o encontro visa promover o conhecimento e intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos ligados ao discurso estudos em suas diversas manifestações e tendências. A programação do evento contém palestras plenárias, mesas plenárias, grupos de trabalho temáticos coordenados, jornais independentes, cartazes.

Local: Santiago, Chile

Data: 16 a 19 de outubro de 2017

IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem (CIEL): Linguagem, identidade e subjetividade: vertigem das ciências humanas

O CIEL propõe a discussão e a reflexão a respeito do percurso e das transformações da Literatura, das línguas e das culturas em suas múltiplas inter-relações, assinalando o alto grau de importância das investigações científicas nas subáreas das Linguagens, das Identidades e das Subjetividades, as quais são constituintes essenciais das Ciências Humanas em todos os aspectos. Estudiosos de todas as áreas correlatas, estudantes e profissionais interessados são convidados a participarem do congresso. A programação do evento prevê diversos simpósios e mesas-redondas.

Local: Ponta Grossa, PR

Data: 24 a 26 de outubro de 2017

VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP)

O SIMELP objetiva proporcionar momentos de reflexão, de troca de experiências, de desenvolvimento científico e pedagógico acerca da Língua Portuguesa. O público alvo é composto por estudiosos, pesquisadores, alunos, professores e interessados da área. O simpósio pretende configurar-se como um espaço de união e de co-construção de conhecimento.

Local: Santarém, Portugal

Data: 24 a 28 de outubro de 20

You may be interested

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
58 views
Filósofos da Educação
58 views

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
257 views
Resenhas Literárias
257 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
154 views
Filósofos da Educação
154 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Comentário

  1. Assim como na programação para os eventos de literatura, Linguística aplicada não é minha área. Mas posso compartilhar as programações para alcançar o pessoal, parabéns pela iniciativa é muito difícil achar uma programação completa num lugar só, compartilhando pode nos ajudar a encontrarmos ainda mais eventos interessantes. 🙂

    Reply

Deixe uma resposta