0 Shares 92 Views

Fabricação de Brinquedos – Brincadeira sobre Cidadania

Bellini Bellini
dez 11, 2016
92 Views

Como já vimos em brincadeiras anteriores, os atos de solidariedade são essenciais para uma sociedade pacífica, e podem fazer enorme diferença tanto na vida de quem pratica, como de quem recebe essas ações. O professor pode incentivar seus alunos a terem esse tipo de consciência através de atividades chamativas e interessantes. E mais do que apenas oferecer pontos em sala de aula, o professor deve mostrar a importância de agir sem desejar nada em troca. Um exemplo disso é a fabricação de brinquedos.

Veja como fazer.

Como aplicar a fabricação de brinquedos como uma ação solidária

Além de ser algo muito saudável para o espírito, o professor pode ensinar outro valor muito importante para os alunos ao sugerir esta atividade: a importância do cuidado. Fabricar brinquedos de forma artesanal pode estar longe dos padrões de empresas, mas o cuidado e a dedicação são tão boas quanto, e seu papel como professor mostrar o quanto devemos ter cuidado nesse aspecto. Veja como preparar a atividade.

Fabricação de Brinquedos

Público alvo: atividade destinada a alunos maiores de 10 anos de idade.

Idade: crianças à partir de 8 anos de idade e até os mais velhos, que geralmente estão cursando a primeira parte do ensino fundamental.

Recursos: você precisa fabricar brinquedos caseiros para crianças de baixos recursos. Para criar um brinquedo como o da imagem acima, será necessário garrafas pets, elástico e uma bola de isopor.

Objetivo: explicar o sentido da solidariedade, e fazer os alunos participarem de uma ação na prática.

Passo a passo

  1. O professor deve pedir que pequeno grupos fabriquem seus brinquedos solidários.
  2. Cada aluno pode escrever uma carta de dedicação a uma criança.

O tipo de brinquedo pode variar muito, e o ideal é deixar que os próprios alunos decidam. Se eles se esforçarem, através do incetivo do professor, a fabricação de brinquedos vai garantir não apenas uma melhora no desempenho escolar, como fazer a vida mais bonita para outras crianças. Aproveite essa oportunidade. Um grande abraço, e até a próxima!

You may be interested

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
236 views
Resenhas Literárias
236 views

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Montaigne e a Educação
Filósofos da Educação
138 views
Filósofos da Educação
138 views

Montaigne e a Educação

Felipo Bellini - jun 18, 2017

Hoje vamos falar sobre Montaigne e a Educação, relacionando as influências do ceticismo no âmbito educacional. Como sempre, a primeira parte do texto se refere a biografia do filósofo,…

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial
Educação Especial
233 views3
Educação Especial
233 views3

Adaptação educacional: realidade ou mito? – Educação Especial

Felipo Bellini - jun 17, 2017

Você sabe o que é Adaptação Educacional e Tecnologia Assistiva? Neste artigo vamos fundo no tema! Não deixe de ver nossos outros posts sobre Educação Especial e…

Deixe uma resposta