0 Shares 274 Views 2 Comments

Filmes para trabalhar deficiências físicas – Educação Especial

Bellini Bellini
jun 07, 2016
274 Views 2

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Sou professor a 8 anos, e desde que assumi a profissão, sempre tive contato com alunos especiais. Embora o meu maior contato seja com alunos com deficiência mental, faz 3 anos que dou aula para uma pequena chamada Vivi. Ela não consegue andar e depende de uma cadeira de rodas para se locomover. Desde que me deparei com a situação de Vivi, me preocupei em estudar o assunto e fiquei muito mais atento ao ambiente. Acontece que nem as escolas são adaptadas, e muito menos o resto da comunidade.

Um dos maiores instrumentos para me colocar nos olhos de minha aluna, além do diálogo, foram os filmes. E fazia um tempo que queria relacionar eles aqui para passar para vocês. Eis que recebi pelo whatsapp, de uma leitora, uma lista de filmes, divididos por categorias de deficiência. Achei o máximo e decidi trabalhar mais o material, neste post especificamente filmes para deficientes físicos, para que os professores que acompanham o Demonstre e nossa lista de filmes tivessem um material mais completo para que pudessem levar estes filmes para sala de aula.

No decorrer de minhas pesquisas, descobri que o material  encaminha pela leitora era do site atividadeparaeducacaoespecial, que oferece muito material para o trabalho com deficientes. Vale conferir pessoal.

Filmes que debatem Deficiências Físicas

A lista tem 20 filmes com protagonistas com deficiências físicas das mais variadas. Não precisamos nos limitar aos 20 filmes. Por favor indique outros pelo e-mail: felipobellini@demonstre.com ou aqui pelo comentários, para que eu possa aprofundar este post. Podem contar com muito mais articulações neste post em DESENVOLVIMENTO!

Ferrugem e Osso –  De rouille et d’os

Ferrugem e Osso

Alain (Matthias Schoenaerts) está desempregado e vive com o filho, de apenas cinco anos. Ele parte para a casa da irmã em busca de ajuda e logo consegue um emprego como segurança de boate. Um dia, ao apartar uma confusão, ele conhece Stéphanie (Marion Cotillard), uma bela treinadora de orcas. Alain a leva em casa e deixa seu cartão com ela, caso precise de algum serviço. O que eles não esperavam era que, pouco tempo depois, Stéphanie sofreria um grave acidente que mudaria sua vida para sempre.

Para saber mais, leia a ótima crítica do Bruno Carmelo no Adoro Cinema!

Espíritos Indômitos – “TheMen”

Espíritos Indômitos

Ken Wilcheck (Marlon Brando) é um ex-combatente que ficou paraplégico. Ele tenta se adaptar à vida civil, mas, assim como seus companheiros que também ficaram paralíticos, se sente marginalizado, apesar de ser apoiado por Ellen (Teresa Wright), sua noiva.

Veja a ótima resenha e seleção de fotos do blog O cinema Antigo, escrito por Jefferson Vendreme aqui!

Amargo Regresso – Coming Home

Amargo regresso

Em 1968, Bob Hyde (Bruce Dern), um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Sally (Jane Fonda), sua mulher, vai trabalhar em um hospital de veteranos e lá se apaixona por Luke Martin (Jon Voight), um soldado que ficou paraplégico na guerra do Vietnã. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as conseqüências se tornam dramáticas para todos os envolvidos.

Confira a ótima resenha sobre o filme Amargo regresso no blog O blog do JJ escrito por Jorge Cruz Jr, aqui.

 Carne trêmula – Carne Trémula

carne_treumla

Este drama de Almodóvar mostra como muitas vidas mudam por causa de um único tiro. Começando em 1970, quando uma prostituta (Penélope Cruz) dá a luz seu filho Victor, a história salta para uma Madri contemporânea. É em cima de Victor Plaza que tudo se desenvolve, quando este se envolve numa confusão na casa de Elena (Francesca Néri), a quem conhecera dias antes. A polícia aparece por lá, um revólver dispara acidentalmente e Victor amarga sete anos na cadeia, onde arma a mais doce das vinganças. Culpa, arrependimento e redenção num thriller sensualíssimo. Adaptado do livro de Ruth Rendell.

Leia a ótima resenha sobre o filme A carne trêmula no blog A quinta essência escrita por Danilo, aqui.

 Feliz ano velho

feliz ano velho

A trama fala de Mário (Marcos Breda), um jovem estudante que dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago tornando-se tetraplégico. Preso à sua cadeira de rodas, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.

Leia o ótimo artigo sobre o filme Feliz ano velho no site Contemporânea da UERJ escrito pelo Marcio Alves de Albuquerque, aqui.

Nascido em 4 de Julho – Born on the Fourth of July

Nascido em 4 de julho

Ron Kovic (Tom Cruise) é um rapaz idealista e cheio de sonhos, que deixa a namorada (Kyra Sedgwick) e a família para ir lutar no Vietnã. Já na guerra, ele é ferido e fica paraplégico. Ao voltar aos Estados Unidos é recebido como herói, mas logo se vê confrontando com a realidade do preconceito aos deficientes físicos, mesmo aqueles considerados heróis de guerra. Ron decide então se juntar a outros para lutar pelos seus direitos, agora negados pelo país que os enviara para a guerra.

Confira a resenha do blog Internacional Amazônia escrita por Danilo Ebúrneo, aqui!

Você pode comprar o DVD do filme Nascido em 4 de julho aqui!

O óleo de Lorenzo – Lorenzo’s Oil

O óleo de Lorenzo

Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

Confira essa ótima resenha desenvolvida por Sandra Silva e indexada no site EBAH!

O Homem Elefante

o homem elefante

John Merrick (John Hurt) é um inglês que vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto por um médico (Anthony Hopkins), que deseja integrá-lo à sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano.

A professora Danúbia fez uma excelente resenha para o blog de psicologia da faculdade IENH. Confira clicando aqui!

The Other Side of the Mountain – Uma janela para o céu (Parte 1 e 2)

Uma janela para o céu

Baseado na história real de Jill Kinmont, trata-se de história passada em 1955, quando a jovem Jill, então com 18 anos de idade, revela-se um enorme talento para o esqui e aposta certa para vencer os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956. Mas acontece uma fatalidade: Jill por pouco não perde a vida após uma queda brutal na neve, mas fica paralisada do pescoço para baixo. Ainda que esteja impedida de praticar esportes para sempre, Jill agora tem uma outra batalha: viver e conviver com sua deficiência. Para isso ela vai contar com a ajuda de amigos, dos pais e parentes.

A colaboradora do Café com Vícios, Gabriela Santa’Anna, escreveu uma ótima resenha sobre Uma Janela para o Céu. Vale muito a pena ler! <3

Dr. Fantástico – Dr. Strangelove

Dr. Fantástico

Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.

O Rafael Oliveira, do blog Plano Crítico, fez uma crítica maravilhosa sobre o filme Dr. Fantástico. Por favor não deixem de conferir aqui!

A querida Natália Bridi, do Omelete, fez um post com curiosidades sobre o filme também, confira!

Johnny vai à guerra – Johnny got his gun

Johnny-Vai-A-Guerra

Joe, um jovem soldado americano, é atingido por um morteiro no último dia da Primeira Guerra Mundial. Ele repousa em uma cama de hospital em uma situação pior que a morte – ele teve seus braços e pernas amputados, ficou cego, não tem mais boca nem nariz. Apesar de tudo, ele continua consciente, mas não consegue parar de sonhar e rever suas memórias, sem conseguir identificar se está dormindo ou está acordado. Frustrado com sua situação, ele tenta exaustivamente se comunicar com a equipe do hospital.

Na internet achei essa maravilhosa resenha da Denize Mumari e do Marcelo Medeiros que dialoga o filme com a realidade dos enfermeiros no Brasil. Considero leitura obrigatória para todo o professor que queira fazer um bom debate em sala de aula.

A banda Plebe Rude tem uma música inspirada no filme, veja a letra e o clipe no site Letras do portal Terra!

Meu pé esquerdo – My Left foot

meu pé esquerdo

Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.

O João Luis de Almeida Machado faz um trabalho fabuloso sobre o filme, em especial para professores que desejam trabalha-lo, no site Planeta Educação, clique aqui e confira!

Inside I’m Dancing – Os Melhores Dias de Nossas Vidas

Os Melhores Dias de Nossas Vidas

Rory (James McAvoy) é um jovem rebelde, bem-humorado, que fala o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. Seu oposto é Michael (Steven Robertson), que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. O que estas duas pessoas tão diferentes poderiam ter em comum? A resposta é cruel: Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as “regras da vida”, estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan (Romola Garai) para que eles finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda sua intensidade. Mas quais as surpresas que o mundo fora dos portões da instituição irão revelar aos dois rapazes.

Patricia Santos, do blog Psicologia e Cinema nos oferece um olhar especializado na breve resenha que oferece. Vale conferir e se humanizar! Clique aqui!

The Best Years of Our Lives – Os melhores anos de nossas vidas

Os melhores anos de nossas vidas

O ex-sargento Al Stephenson (Fredric March), o ex-piloto Fred Derry (Dana Andrews) e o marinheiro Homer Parrish (Harold Russel) retornam para casa após combater na Segunda Guerra Mundial. Dispostos a recomeçar a vida, os três veteranos vão ter de conciliar os traumas de guerra e vencer o difícil período de readaptação com suas famílias e antigos empregos.

Juliano Mion nos entrega uma visão aprofundada no site CinePlayers, clique aqui para ler sua crítica.

Mar Adentro

Mar Adentro

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

O Marcelo Hessel, do Omelete, fez uma boa resenha sobre o filme, mas o que eu mais gostei foi o artigo da Heloisa Quaresma para o JusBrasil, relacionando eutanásia e o filme. Para ler, clique aqui para ler!

Murderball – Paixão e Glória

Murderball - Paixão e Glória

Um documentário sobre a superação através do esporte de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida. Em cadeiras especiais a lá “Mad Max”, jovens com restrições de movimento nas pernas e braços se enfrentam em quadras de basquete em duelos poderosos. Paralelamente vemos as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém incapacitado que busca esperança no esporte. Temas como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados

Goste muito do material do Bruno Pedroso, que faz uma discussão crítica sobre o filme no site da revista EFDeportes. Vale conferir aqui!

As sessõoes – The sessions

as sessoes - the sessions

Mark O’Brien (John Hawkes) é um escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de “pulmão de aço”. Mark passa os dias entre o trabalho e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo.

O melhor material que encontrei na internet foi o do blog Diário do Nordeste, que oferece uma discussão MUITO completa sobre o filme e a relação da sexualidade e a deficiência. Vale a leitura, clique aqui!

Intocáveis – Intouchables

Intocáveis - intouchables

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

A Veja entrevistou Philippe Pozzo di Borgo, que inspirou o filme. Leia aqui e produza uma experiência diferenciada com seus alunos.!

Gaby, uma história verdadeira – Gaby, a true story

Gabi, uma história verdadeira

Gabriela Brimmer nasceu com paralisia cerebral e só conseguia mexer seu pé esquerdo. Ela começou a usar esses movimentos para se comunicar e conseguiu se tornar uma reconhecida escritora e poetisa.

O Ângelo, do blog Alma de Educador faz uma boa apresentação dos pontos fortes do filme. Confira aqui!

Bom, é isso, espero que vocês tenham gostado do material. Lembrem-se de visitar  o site que originalmente desenvolveu a lista, Atividade para Educação Especial, post que decidi aprofundar o com capas, trailers, materiais extras e razões para ver os filmes.

Muita paz, luz e amor no coração de vocês. Até mais!

You may be interested

Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades)
Datas Comemorativas
39 views
Datas Comemorativas
39 views

Dia do Eclipse Solar 2017 – 21 de agosto (guia de atividades)

Felipo Bellini - ago 16, 2017

Fala, pessoal! O tema da vez é o Dia do Eclipse Solar 2017. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem! Dia do…

Dia de São Bernardo – Guia de atividades
Datas Comemorativas
30 views
Datas Comemorativas
30 views

Dia de São Bernardo – Guia de atividades

Felipo Bellini - ago 15, 2017

Fala, pessoal. Tudo bem? O tema que será abordado hoje é o Dia de São Bernardo. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que…

Dia do Historiador – Plano de aula
Datas Comemorativas
42 views
Datas Comemorativas
42 views

Dia do Historiador – Plano de aula

Felipo Bellini - ago 14, 2017

Olá, pessoal! O tema que será abordado hoje é o Dia do Historiador. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já, lhe desejo uma…

2 Comentários

  1. Uauuuu! Apaixonada por filmes e viciada em histórias de superação e conquista! Vou assistir alguns dessa lista e volto para contar minha experiência. Aproveita para pedir indicações sobre filmes com foco na história americana (Como o mordomo da casa Branca). Obrigada!

    Reply

Deixe uma resposta