0 Shares 125 Views

Formação e transformação de frases – Brincadeiras para aprender português

Bellini Bellini
ago 04, 2016
125 Views

Fazer redações não é uma tarefa fácil, a princípio. São vários detalhes que precisam ser levados em conta para que tenha uma boa qualidade e de fácil compreensão. Por isso, é bom que os professores comecem desde cedo a explicar os fundamentos mais importantes na formação e transformação de frases, para que seus alunos estejam aptos a fazerem boas redações ao longo dos anos.

E é justamente por esta aparente dificuldade, que muitos alunos simplesmente deixam esse fundamento de lado, e com bastante força. Mas vamos mostrar como isso pode ser feito de uma forma muito simples, dinâmica e até divertida para que eles não tenham medo das palavras.

Como preparar a brincadeira de Formação e Transformação de Frases?

A intenção desta brincadeira é fazer com que os alunos desenvolvam os aspectos básicos de uma redação, ao mesmo tempo em que criam um aspecto criativo que pode fazer enorme diferença tanto nos estudos de português como em outras disciplinas. Veja como você pode preparar.

Formação e Transformação de frases

Público Alvo: a partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma ótima dinâmica, pois trabalha a escrita, a redação, elaboração de texto, coerência e a forma de diferentes entonações que darão as expressões de cada texto.

Recursos: você vai precisar de papel para fazer cartelas de palavras para os alunos, além de um pilot para deixá-las em grande destaque.

Passo a passo

  1. Divida a classe em grupos.
  2. Distribua cartelas de palavras para cada grupo. Os alunos devem organizar frases com as palavras das cartelas e copiá-las no caderno.
  3. Quando todos terminarem de escrever, um grupo faz ditado das frases para o outro, que vai, agora, copiar as frases mudando a entonação (afirmação transforma-se em interrogação e vice-versa).

E aí, gostou da ideia? Seus alunos podem se divertir com ela? Se houver a possibilidade, faça esta brincadeira logo no começo da aula, e desenvolva o conteúdo em seguida. Através das falhas encontradas, você pode encontrar alunos com muito mais potencial.

You may be interested

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial
Educação Especial
219 views1
Educação Especial
219 views1

Sala de recursos multifuncionais – ponto de partida da educação especial

Felipo Bellini - jun 26, 2017

Hoje vamos falar sobre a sala de recursos multifuncionais. Texto especial, dentro da série sobre Educação Especial que estamos desenvolvendo aqui no blog e patrocinada pelos queridos…

Karl Mannheim e a Educação
Filósofos da Educação
119 views1
Filósofos da Educação
119 views1

Karl Mannheim e a Educação

Felipo Bellini - jun 25, 2017

Karl Mannheim e a Educação Karl Mannheim foi um sociólogo judeu que ficou conhecido pelas suas obras sobre reconstrução social e educação ocidental. O livro "Ideologia e…

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro
Resenhas Literárias
275 views1
Resenhas Literárias
275 views1

Drácula de Bram Stoker: resumo e análise do livro

Felipo Bellini - jun 21, 2017

Fala pessoal, tudo bem? Aposto que você já ouviu falar sobre... Nada mais nada menos do que, vampiros! Hoje iremos conhecer o pai de todos eles, o…

Deixe uma resposta