Fazer redações não é uma tarefa fácil, a princípio. São vários detalhes que precisam ser levados em conta para que tenha uma boa qualidade e de fácil compreensão. Por isso, é bom que os professores comecem desde cedo a explicar os fundamentos mais importantes na formação e transformação de frases, para que seus alunos estejam aptos a fazerem boas redações ao longo dos anos.

E é justamente por esta aparente dificuldade, que muitos alunos simplesmente deixam esse fundamento de lado, e com bastante força. Mas vamos mostrar como isso pode ser feito de uma forma muito simples, dinâmica e até divertida para que eles não tenham medo das palavras.

Como preparar a brincadeira de Formação e Transformação de Frases?

A intenção desta brincadeira é fazer com que os alunos desenvolvam os aspectos básicos de uma redação, ao mesmo tempo em que criam um aspecto criativo que pode fazer enorme diferença tanto nos estudos de português como em outras disciplinas. Veja como você pode preparar.

Formação e Transformação de frases

Público Alvo: a partir dos 12 anos

Objetivo: esta é uma ótima dinâmica, pois trabalha a escrita, a redação, elaboração de texto, coerência e a forma de diferentes entonações que darão as expressões de cada texto.

Recursos: você vai precisar de papel para fazer cartelas de palavras para os alunos, além de um pilot para deixá-las em grande destaque.

Passo a passo

  1. Divida a classe em grupos.
  2. Distribua cartelas de palavras para cada grupo. Os alunos devem organizar frases com as palavras das cartelas e copiá-las no caderno.
  3. Quando todos terminarem de escrever, um grupo faz ditado das frases para o outro, que vai, agora, copiar as frases mudando a entonação (afirmação transforma-se em interrogação e vice-versa).

E aí, gostou da ideia? Seus alunos podem se divertir com ela? Se houver a possibilidade, faça esta brincadeira logo no começo da aula, e desenvolva o conteúdo em seguida. Através das falhas encontradas, você pode encontrar alunos com muito mais potencial.

COMPARTILHE
Artigos anterioresPsicopedagogia por Daniela Trigo
Próximo artigoPeixe Pacu – Brincadeira Indígena

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here