0 Shares 22 Views

Oito Mulheres Fantásticas – Dia da Mulher

Bellini Bellini
fev 03, 2016
22 Views

Mulheres Fantásticas!

Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre algumas das grandes mulheres da história, quais foram suas realizações e contribuições, além de ter links que te permitirão conhecer de modo mais aprofundado sobre suas vidas e trajetórias.

Anita Garibaldi

Anita_Garibaldi - 1839 - Mulheres Fantásticas

Anita nasceu no município de Laguna em 1821 no estado de Santa Catarina, e, foi esposa do famoso revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi. Proveniente de família modesta, ela compactuou com os ideais da Republica Rio-Grandense, casou-se com Giuseppe e participou de diversas batalhas ao lado do companheiro no Brasil, Uruguai e ainda lutou pela unificação da Itália. Anita é sinônimo de bravura!

Confira um pouco mais sobre sua história:


Ayn Rand

ayn-rand - mulheres fantásticas

De origem Russa, Ayn obteve cidadania americana, onde viveu tornou-se uma grande escritora, roteirista, dramaturga, e até mesmo filósofa, vindo a criar um sistema chamado de objetivismo, um modelo lógico que diz que a realidade existe independentemente da consciência sobre ela, e que o maior objetivo moral do ser humano é buscar a própria felicidade, respeitando a vida, a liberdade, a propriedade e também contemplando a busca pela felicidade de outrem. Além dos romances de sucesso da escritora, tal filosofia e sua oratória deixavam seus críticos completamente desconcertados quando a enfrentavam num debate. Ela é basicamente, uma mulher de inteligência inconfundível!

Esse vídeo nos dá um belo exemplo disso:

Isabel I de Castela

Isabel de Castela - Mulheres facinantes

Rainha Isabel de Castela carrega a força da era medieval e uma inteligência imensurável, sendo considerada a primeira fundadora da modernidade. Foi uma mulher caracterizada por sua luta, inclusive para ascender ao trono. Para ter-se uma ideia de sua importância, Isabel compactuou com as ideias de Cristóvão Colombo e financiou sua viagem, que obteve como resultado a “descoberta” da América. Sua influência resultou na consolidação da Espanha como potência e indiretamente na revolução industrial como mecanismo de confronto dos ingleses para com os rivais espanhóis.

Nesse vídeo você pode conhecer a história de Isabel através do historiador Sidney Leite:

Joana D’arc

Joana Darc

Joana é um símbolo nacional para toda a França por ter lutado pela libertação de sua nação contra o domínio inglês. Joana D’arc conduziu exércitos franceses e teve inúmeras vitórias, conquistando todos os seus objetivos. Infelizmente foi presa, julgada, condenada e queimada viva em seus 19 anos de idade, injustamente.

Sua história:

Documentário:

Princesa Isabel

5 Princesa Isabel

O que dizer da mulher que assinou a abolição da escravidão no Brasil e era uma ferrenha defensora dos escravos e do direito a igualdade para todos os seres humanos?

Pura e simplesmente, Princesa Isabel. Nobre não somente em títulos, mas também em gestos.

Um pouco sobre sua vida:

Documentário:

Margareth Thatcher

Margaret-Thatcher

A maior estadista da história do Reino Unido e a “primeira primeira-ministra” foi responsável pela preservação da libra esterlina e recuperação da economia britânica. O comentário de Luiz Carlos Prates é muito contundente quanto a sua inquestionável capacidade.

Trechos sobre a primeira-ministra:

Sua trajetória:

Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir

Conheça (ou conheça um pouco mais sobre) uma mulher com inconfundível influência sob o existencialismo feminista e a teoria feminista. Simone continua sendo motivo de inspiração para o movimento. A parisiense foi uma importante escritora, política, filósofa e teórica social de sua época.

Confira um documentário completo sobre ela:

Valentina Tereshkova

tereshkova valentina

16 de junho de 1963 é o dia em que a cosmonauta russa foi para o espaço! De origem humilde, Valentina trabalhou arduamente e buscou conhecimentos para tornar-se astronauta. Não foi um caminho fácil, pois ela passou por diversos testes físicos e psicológicos em uma sociedade extremamente machista. Ou seja, tudo o que conquistou foi por puro e absoluto mérito próprio!

Confira esse material:

Depois de tantos modelos de mulheres incríveis em suas mais diversas épocas e contextos sociais, fica evidente que quando uma mulher possui um objetivo e um ideal em sua vida, não existe nada entre ela e esse objetivo. Essas figuras históricas são e merecem ser ainda mais reverenciadas e precisam ser relembradas de tempos em tempos. Não deixemos que suas memórias se apaguem e, vivamos avidamente e lutemos tal como elas o fizeram.

 

You may be interested

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Educação Especial
7 shares154 views1
Educação Especial
7 shares154 views1

TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento

Felipo Bellini - maio 24, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro fortemente…

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos
Blogs para professores
148 views
Blogs para professores
148 views

Pós Graduação Prominas Online: conhecendo o blog e seus conteúdos

Felipo Bellini - maio 14, 2017

Olá pessoal, tudo bom com vocês? Espero que sim. Como vocês bem sabem, estamos sendo patrocinados pelo Instituto Prominas Online. Por isso, decidi desenvolver esse texto para…

Políticas públicas de inclusão
Educação Especial
122 views1
Educação Especial
122 views1

Políticas públicas de inclusão

Felipo Bellini - maio 11, 2017

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre as políticas públicas de inclusão. Essa é a continuação dos textos que estou fazendo sobre educação especial. Sugiro que leia os…

Deixe uma resposta

Most from this category