Faça parte do nosso mundo mágico!

Por enquanto somos poucos, mas logo seremos uma legião! Inscreva-se! <3

Gavião e Passarinhos – Brincadeira Indígena

O Gavião, assim como outras aves de rapina, está sempre rodeando ambientes onde domina triunfante, pronto para capturar suas presas. E os índios, seja os de terras brasileiras ou de outro lugares, sabem deste aspecto ameaçador da ave, a ponto de fazerem uma brincadeira especialmente com ele.

Hoje, você vai conhecer a brincadeira indígena dos gaviões e passarinhos.

Como Preparar a brincadeira do Gavião e os Passarinhos?

Este é um jogo muito simples, e que em parte lembra muito a brincadeira do pega-pega. Para que funcione bem, é preciso brincar na terra batida; se não for possível, tente usar um giz no chão de cimento para demarcar os locais da brincadeira.

Gavião e Passarinhos

Público alvo: crianças e principalmente adolescentes com fôlego para correr durante toda a brincadeira.

Idade: crianças à partir de 10 anos de idade. Adolescentes entre 13 e 16 também podem aproveitar.

Recursos: a brincadeira precisa ser realizada em um ambiente com espaço bem amplo para poderem correr ao longo de toda extensão. Além de ser em um ambiente com terra para desenhar as limitações.

Objetivo: a brincadeira tem como intuito capturar os passarinhos e eles devem fugir do gavião ou distraí-lo para não sofrer a captura.

Passo a passo

  1. A brincadeira do gavião e passarinhos ocorre na terra, onde terá que desenhar árvores com galhos para os passarinhos ficarem no chão.
  2. Um dos participantes é escolhido como gavião que terá que pular nos galhos para a captura dos passarinhos.
  3. Os demais são passarinhos, que por sua vez devem fazer manobras e desviar o gavião e não serem capturados e ficar no refúgio escolhido pelo o gavião.
  4. Ao final da brincadeira ganhará quem for o último passarinho capturado.

Esta é uma brincadeira que incentiva a estratégia entre as crianças, além de ensinar um aspecto não apenas da cultura indígena, como da Biologia- afinal, Gaviões tem um comportamento similar ao mostrado na brincadeira. Animando as crianças a brincarem dessa forma , você dará a elas uma experiência única.

Post Author
Felipo Bellini

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *