Geledés – um blog pela igualdade das raças!

Esta resenha irá falar sobre o site da organização Geledés – Instituto da Mulher Negra, uma organização criada em 1988, que apesar de abordar um tema específico em seu nome, possui um campo de atuação muito maior. O Instituto desempenha ações relacionadas às questões raciais, de gênero, direitos humanos, educação, saúde, comunicação, mercado de trabalho, a pesquisa acadêmica e as políticas públicas.

geledes

Assim, ao entrarmos nos site, em seu canto superior, encontramos todas essas definições institucionais da organização, o detalhamento dos campos de atuações, os principais responsáveis pelo andamento do órgão, além de poder visualizar os projetos em andamento, as publicações realizadas e, até mesmo, entender um pouco mais do significado do nome do grupo, que se deu influenciado por meio das tradições africanas.

Conteúdos disponibilizados pelo Geledés

No que se refere aos artigos publicados, podemos ver que a organização tem muito material disponibilizado no site. Nos quais , além de vermos alguns em destaque em sua página principal, podemos ir navegando em suas abas que se dividem por Áreas de Atuação, Questão de Gênero, Questão Racial, Em Pauta, Discriminação e Preconceitos e África e suas Diásporas, onde cada um se expande em mais alguns subtítulos.

Ainda sobre os textos, podemos observar que os mesmos são escritos por diversos profissionais e todos muito bem escritos, onde os temas expostos são diferenciados e atualizados, o que enriquece o site como um todo.

No entanto, pontuando um único item, em minha opinião, o site poderia não ter tanto envolvimento partidário em algumas de suas publicações, principalmente as mais atuais, pois entendo que o site em si é muito rico em material social e cultural, para publicar textos que sejam tendenciosos. Ainda em meu ponto de vista, defendo os canais de comunicação como divulgadores de informação e formadores de opinião, deixando que cada leitor tenha o seu posicionamento.

Layout e Interatividade

O site é muito bom visualmente também, sendo bem organizado, funcional, com uma aparência “clean” e de navegação simples e intuitiva, o que agradou bastante, principalmente pelo fato de termos praticamente todos os acessos e links na página principal.

logo Geledés - um blog pela igualdade das raças!logo Geledés - um blog pela igualdade das raças!logo Geledés - um blog pela igualdade das raças!
Por fim, outro ponto que chamou a atenção, foi à questão da interatividade do instituto, no qual dentro do site possui vários canais de comunicação com o público, podendo se cadastrar para receber material e até mesmo, encaminhar seu próprio texto para publicação. E é claro que não podemos deixar de mencionar as redes sociais, que atualmente são os meios de comunicação mais rápido e eficiente, e que estão presentes no site.

Dessa forma, para quem deseja conhecer melhor este trabalho, o site é http://www.geledes.org.br/ e redes sociais: https://www.facebook.com/geledes; https://twitter.com/geledes; https://plus.google.com/+geledes; http://www.geledes.org.br/feed/.

2 COMMENTS

  1. Acho o Geledés é um canal de conteúdo fantástico! Discussões sobre preconceito e questões de gênero devem ser algo intrínseco do cotidiano escolar, mas infelizmente não é o que vejo tanto da parte da equipe escolar como da parte dos pais e alunos. Essa falta de discussões desses temas causam muitos conflitos e problemas que poderiam ser resolvidos com um simples diálogo. E o Geledés tá aí como uma ótima sugestão de conteúdos relacionados a esses temas para embasas discussões em sala de aula. Parabéns por mais um post interessante. 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here