0 Shares 373 Views

Go ou Baduk – Brincadeira Oriental

Bellini Bellini
Sep 05, 2016
373 Views

Uma das características mais marcantes da cultura japonesa é o incentivo a inteligência e as atividades mentais como um todo. Isto acontece desde os tempos feudais, com seus estrategistas de mente afiada. E isto é refletido em um de seus jogos de tabuleiro mais tradicionais, o Go.

Também conhecido como Baduk ou GoIchi, o Go pode ser equivalente ao jogo de Damas no ocidente pela simplicidade de suas regras. Além disso, o grau de complexidade surpreendente em suas estratégias. Diferente do Shogi, que mais se assemelha ao Xadrez em termos de regras, o Go pode ser facilmente ensinado aos alunos. Veja como a seguir.

Conhecendo o Go

As regras do Go são muito simples, e podem ser incentivadas pelo professor como uma atividade durante o intervalo, ou dentro de sala.

Go ou Baduk

Público alvo: o público da brincadeira são crianças e adolescentes.

Idade: pode ser realizada em qualquer idade à partir de 10 anos.

Recursos: a brincadeira é um xadrez típico dos países orientais. E por isso, ocorre a necessidade de usar um tabuleiro feito de madeira ou outro material. Isso sem contar as pedras brancas e pretas para movimentar.

Objetivo: o objetivo da brincadeira é fazer com que os jogadores de fato exercitem a sua mente e possam criar estratégias para que as suas peças simulem quase que uma batalha pelo seu território.

Passo a passo

  1. A brincadeira exige que duas pessoas brinquem.
  2. Com um tabuleiro e peças (ou pedras) nas cores pretas e brancas é necessário ter as peças espalhadas no tabuleiro quadriculando, simulando uma espécie de batalha por território em um espaço limitado.
  3. As pedras não devem se mover, apenas colocadas e retiradas.
  4. O seu objetivo na brincadeira Go é criar um território maior e evitar que o seu concorrente tenha um amplo crescimento no seu território para que não saia vencedor dessa batalha.

Ensinando estratégia através da diversão, o Go pode ser uma ótima forma de estimular a mente de maneiras inimagináveis. Procure testá-lo em sala de aula, você não vai se arrepender!

You may be interested

Dia do Médico – Guia de atividades
Datas Comemorativas
14 views
Datas Comemorativas
14 views

Dia do Médico – Guia de atividades

Felipo Bellini - Oct 18, 2017

Olá, pessoal! Tudo bem? A data comemorativa de hoje é o dia do Médico. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem! 18…

A missão – Resumo do filme para professores
Sem categoria
18 views
Sem categoria
18 views

A missão – Resumo do filme para professores

Felipo Bellini - Oct 18, 2017

Baseado em fatos reais, A Missão, é um filme que trata sobre um período que os jesuítas foram expulsos do país. Um brilhante filme, com uma fotografia…

Como ensinar coragem com música
Lista de Músicas
32 views
Lista de Músicas
32 views

Como ensinar coragem com música

Felipo Bellini - Oct 17, 2017

Como ensinar coragem com música, é mais um artigo sobre como ensinar princípios aos nossos alunos através das músicas.  É muito importante que nossos alunos aprendam a…

Leave a Reply