Vamos falar brevemente sobre a história da psicologia? Esse é um tópico bem breve, necessário para avançarmos para e conhecermos os diferentes níveis da psicologia.

Novo aqui? Veja o meu último post, onde, através de diferentes conceitos e reflexões, defino o que é psicologia da educação. Visita lá e comenta, está bem completo.

História da Psicologia

Psiquê: advém de alma, vida, mente. Logia vem de logos, estudo, teoria. Como já abordamos brevemente no início deste livro, concluímos que a psicologia é o estudo da mente humana, da vida humana. Ela é o estudo lógico de como funciona a mente e a vida dos seres humanos. Chamamos tal estudo dessa maneira desde a criação da palavra Psicologia, no ano 1734, século XVIII. Foi o filósofo alemão Christian Wolff quem criou a denominação. Inicialmente, a psicologia era parte da filosofia que tinha como objetivo estudar as naturezas e faculdades da alma.

o que é psicologia

Apesar da palavra Psicologia ter surgido somente no século XVIII, é importante ressaltar que muitos pensadores ao longo da história vieram a estudar o tema, ainda que não o nomeassem da forma como estamos acostumados hoje em dia.

Vamos conhecer algumas das mentes que dos pensadores que buscaram entender a mente humana?

  • Aristóteles (382-322 A.C) estudou o tema durante a idade clássica;
  • Galeno Claudius Galenus buscou a localização da Razão no cérebro humano. Viveu entre 130-199 DC;
  • René Descartes (1596-1650);
  • John Locke (1685-1753);
  • David Hume (1711-1778);
  • Gustav Theodor Fechner (1801-1887) criou a psicologia experimental.
  • Christian Wolff (1832-1920) também é conhecido como um dos fundadores da psicologia experimental.

Estes foram alguns dos nomes mais importantes na história da psicologia. É claro que há muitos outros; abordaremos vários deles durante os próximos textos que colocarei aqui no Demonstre.

Cansado de falar sobre psicologia? Visite o meu último plano de aula, sobre o Dia do Nordestino, ficou bem legal. =)

COMPARTILHE
Artigos anterioresDia de Todos os Santos – Guia de atividades
Próximo artigoDia do Cabeleireiro – Roteiro de atividades

Professor de inglês e tradutor. Leciono na educação básica como concursado pelo governo do estado do Rio Grande do Norte atuando no: Ensino Fundamental II, Ensino Médio regular e na Educação de Jovens e Adultos – EJA; gerencio a empresa Traduza, onde me responsabilizo tanto pela tradução de livros e artigos científicos, como orientação da equipe; e sou mestrando do programa de pós graduação em linguagem da UFRN.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here